Skip to content

Como atualizar boleto da Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander

“Ter que atualizar o boleto dos bancos Bradesco, Itaú e Santander, BB e Caixa? Fala sério! Uma hora ou outra vamos precisar fazer essa atualização, por ter perdido o boleto, rasurado ou por ter esquecido de fazer o pagamento na data do vencimento – entre outras. Saiba como atualizar e mantenha suas contas em dia.”

 
 

Nesse artigo você vai saber como obter a segunda via dos boletos ou “bloquetos de cobrança“, como é chamado em algumas regiões. Informaremos quais são os procedimentos para que você possa encontrar a página online, os formulários para inserir os dados e valores para gerar um novo boleto de pagamento da sua conta vencida, financiamento ou empréstimos.

Atualizar boleto bancário dos principais bancos

O boleto é muito utilizado para fazer pagamentos de inúmeros serviços financeiros, pagar contas de consumo, compras pela Internet e muito mais. Este tipo de documento serve como representação oficial para diversos títulos de cobrança. O boleto de pagamento também é conhecido como:

  • Boleto
  • Boleto bancário
  • Boleto de cobrança
  • Bloqueto de cobrança

Esse modelo de pagamento é largamente utilizado em todo território brasileiro como instrumento para quitação e pagamento de serviços prestados ou de produtos adquiridos. Através de boletos, um emissor pode receber do pagador ou devedor o valor referenciado.

Quando é feito a emissão de um boleto bancário para que haja um recebimento de um valor determinado, nele irá constar a data de vencimento e o código de barras que representa o credor, o devedor e o valor do título.

 
 

Se você realizar o pagamento do boleto depois da data do vencimento, normalmente o sistema vai recusar o recebimento. Quando um banco ou instituição financeira recusa o pagamento de um boleto por estar vencido você tem duas opções:

  1. Pagar o boleto diretamente no caixa do banco emissor e no banco ou;
  2. Atualizar o boleto no aplicativo ou site online da instituição ou banco emissor do boleto.

O mais pratico, com certeza, é acessar os dispositivos online dos bancos para atualizar e emitir o boleto como segunda via. Ao atualizar o boleto de pagamento vencido, você vai simplesmente redefinir uma nova data de vencimento válida para posterior pagamento, só assim será possível baixar o débito.

Como fazer para atualizar boletos vencidos de bancos

A maioria das instituições bancárias e financeiras oferecem para seus clientes esse serviço para atualizar, emitir e imprimir a segunda via de boletos cobrada por eles. Esse benefício fica disponível gratuitamente tanto para clientes como para não clientes bancários, mas deve ser acessado somente nos aplicativos ou sites oficiais dos bancos emissores.

Como atualizar boleto do Bradesco

É possível realizar a atualização dos boletos que foram emitidos pelo Banco Bradesco, número e código 237, para a empresa, comércio ou instituição que irá receber o pagamento.

Você pode, além de tirar a 2 via online quando o boleto estiver vencido, também fazer a atualização dos custos adicionais como encargos, multas e mora pelo atraso.

Acesse pela Internet do laptop, computador, pelo celular ou pessoalmente nas agências Bradesco, Fone Fácil e nas máquinas de autoatendimento. Para mais detalhes acesse: como atualizar boleto Bradesco e segunda via.

Como atualizar boleto do Itaú

 
 

Para quem tem conta no Banco Itaú o acesso é direto pelo sistema de home banking, ou seja, pelo site do Itaú. Entre pela Internet e faça o pagamento do boleto normalmente que o sistema do banco vai atualizar o boleto automaticamente, mesmo que esteja fora do vencimento, sem precisar realizar a atualização manual.

No entanto, para quem não é correntista do Itaú é preciso realizar a atualização do boleto manualmente, inclusive inserir algumas informações sobre o pagamento para o sistema do banco gerar um novo boleto com o cálculo da multa e dos juros corretos pelo atraso. Acesse o link para saber mais: como atualizar boleto Itaú e segunda via.

Como atualizar boleto do Santander

No Banco Santander não é diferente, você consegue atualizar os boletos que foram gerados pelo número e código 033 do Santander para pagar a empresa informada no boleto. Também é possível emitir a 2 via do boleto quanto o mesmo estiver fora da data de vencimento.

No site do Santander fica acessível a atualização, no boleto já sai os encargos pelo atraso e o novo dia para pagamento. Acesse pela Internet do seu Desktop, computador, Smartphone ou celular, ou nas agências Santander, ou ainda nas máquinas de autoatendimento. Para mais detalhes acesse: como atualizar boleto banco Santander e segunda via.

Como atualizar boleto do Banco do Brasil

Você pode realizar a atualização dos boletos que foram emitidos pelo BB – Banco do Brasil, número e código 001, para a empresa, loja, comércio ou instituição que irá receber o pagamento. Você pode também tirar a 2 via online do boleto quando o mesmo estiver vencido, também dá para fazer a atualização dos custos adicionais como encargos, multas e mora pelo atraso.

Acesse o BB pela Internet do seu laptop, computador, pelo celular ou pessoalmente nas agências do BB e nas máquinas de autoatendimento, para mais informações acesse: como atualizar boleto Banco do Brasil e segunda via.

Como atualizar boleto do Caixa

 
 

No link no final do parágrafo você vai saber como realizar o acesso aos boletos que foram emitidos pela Caixa Econômica, número e código 104. No site da Caixa, além de tirar a 2 via do boleto, você também pode, caso ele esteja fora da data de vencimento, fazer a atualização incluindo os novos encargos, moras e multas pelo atraso.

No aplicativo ou no site online da Caixa é possível emitir 2ª via inclusive de boletos do FIES, empréstimo habitação, Minha Casa Melhor (link), entre outros produtos e serviços financeiros da Caixa. Faça a atualização pela Internet usando o computador, celular ou smartphone ou nas agências da CEF – Caixa Econômica. Acesse o link para mais informações: como atualizar boleto da Caixa Econômica e segunda via.

Vantagens de atualizar o boleto vencido pela internet

Uma das maiores vantagens de atualizar os boletos dos bancos Bradesco, Caixa, Itaú, Santander e Banco do Brasil é que você pode fazer isto do conforto e comodidade de sua casa ou trabalho, é de graça e o acesso é feito da palma da mão pelo celular, pela Internet ou se quiser nos caixas eletrônicos.

Lembre-se que ao atualizar boleto atrasado, o valor pode mudar para mais, não continua o mesmo.

Quando um boleto acusa o atraso do pagamento, na atualização, além de mudar a data de vencimento para o mesmo dia ou dia posterior, em geral o valor também é modificado acrescentando os encargos pelo atraso, contudo o acréscimo dependerá de normas específicas do credor cedente do título.