Skip to content

Como pagar contas e boleto com cartão de crédito?

 
 

“O cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado no mundo inteiro. Milhões de pessoas utilizam o plástico para comprar produtos e serviços em estabelecimentos que o aceitam.”

 
 

Mas, será possível pagar boleto com cartão de crédito? É isso que vamos ver. Continue a leitura e saiba mais! Quem tem um cartão de crédito sabe que pode utilizá-lo para comprar diversos produtos e serviços, basta que o estabelecimento aceite cartões como método de pagamento.

como pagar boleto com cartão

Além disso, uma das principais vantagens é o parcelamento da compra, você pode comprar e dividir em x parceladas, de acordo com o seu bolso.

Mas o que poucos brasileiros tem conhecimento é que também é possível pagar boleto com cartão de crédito de qualquer operadora.

 
 

No entanto, é preciso ter cautela e antes de sair por aí pagando tudo no cartão de crédito, conheça os principais custos e as limitações dessa modalidade de pagamento.

Pois, não é viável deixar um boleto ou fatura para pagar depois se não ter dinheiro para pagar o valor total da fatura.


Como pagar contas e boleto com seu cartão de crédito?

Antes de mais nada, é preciso saber se o cartão que você possui em mãos permite esse tipo de modalidade. Além disso, não são todos os tipos de conta/fatura que pode ser paga com cartão de crédito.

Exemplo: a grande maioria dos cartões nacionais e internacionais não permitem que o cliente pague uma fatura de cartão com outro cartão.

Caso o seu cartão disponibilize, é hora de verificar se há tarifas extras para usar esse tipo de pagamento e qual é o valor. A seguir vamos falar sobre essas cobranças.

Há 3 formas possíveis de pagar boleto com cartão de crédito, confira:

Olha Isso:  Atualizar boleto da RGE e emitir segunda via online

Pagar boleto com cartão pelo Internet Banking

  1. Acesse sua conta pelo internet banking
  2. Procure pela opção “Pagamento”
  3. Digite o código de barras do boleto
  4. Escolha a opção de pagamento “Cartão de Crédito”
  5. Autorize o pagamento com a sua senha pessoal

Pagar boleto com cartão pelo aplicativo no celular

Para utilizar o aplicativo primeiramente você deverá autorizar o seu aparelho nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking. Há casos, que é necessário que você se dirija até a agência para falar com o seu gerente de conta para que ele possa fazer a liberação.


Pagar boleto com cartão de crédito por telefone

Você também pode pagar um boleto com cartão por telefone, desde que o seu banco ofereça esse tipo de serviço. É fundamental que você verifique se o seu banco permite esse tipo de modalidade e quais são os valores cobrados.

Aqui no 0800 Bancos você encontra o telefone de todas as instituições bancárias, navegue e encontre o numero do seu.


Pagar contas com o cartão de crédito é vantajoso?

Ainda que o seu banco não cobre nenhuma taxa por fazer esse tipo de pagamento, não é vantajoso pagar contas com cartão de crédito por causa do IOF. O Imposto por Operação Financeira é cobrado em toda transação financeira.

Por isso, se você tem o dinheiro em mãos para fazer o pagamento da conta agora, não hesite.

Use o cartão pagar pagar um boleto somente se você não tiver condições de pagá-lo naquele momento, ainda sim pense com cautela e tenha certeza de que terá o dinheiro no dia de pagar a fatura do seu cartão.

Considerações antes de usar o cartão para pagar uma conta

  • Você vai ter dinheiro do crédito usado quando a fatura do cartão chegar em sua casa? Ou está apenas empurrando uma dívida para frente?
  • Se realmente não tem dinheiro, mas precisa pagar a conta, não tem outra alternativa de crédito que seja mais barata? Como, talvez, um pequeno empréstimo entre amigos e familiares?
  • Você tem limite o suficiente no cartão ou usará o limite de crédito? Usar o limite pode tornar a sua conta ainda mais cara.
Olha Isso:  Atualizar boleto da Light e emitir segunda via online

Tarifas cobradas pelo serviço de pagamento com cartão

A tarifa cobrada por pagar boleto com cartão varia de banco para banco, afinal a instituição está livre pra cobrar o preço que quiser sob o serviço.

De acordo com a Febraran, a tarifa mais cara cobrada é de R$ 24,50 por pagamento.

Lembre-se, além da tarifa de serviço cobrada pelo banco, há também a cobrança do IOF.  Também é possível ter juros no serviço, semelhante a um empréstimo pessoal.


Controle dos gastos

Para não se endividar com cartões de crédito ou boletos não pagos e acabar com o nome sujo no SPC Brasil ou Serasa, é preciso tomar alguns cuidados. Confira abaixo algumas dicas simples:

1. Liste todos os seus ganhos mensais e também todos os seus gastos, para saber se você está positivo ou negativo. Existem planilhas na internet que podem ajudá-lo.

2. Guarde uma parte do que você ganha para emergências. Pense em poupar, pelo menos, 10% do seu salário.

3. Não comprometa mais do que 1/3 da sua renda com dívidas. Lembre-se de que pode acontecer uma emergência e você precisar de dinheiro extra ou de crédito.