CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Devo assinar o cartão de crédito no verso (atrás)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Assino o verso do cartão ou não eis a questão! Por que é preciso ter a assinatura atrás do cartão? Ou, por que é mais seguro assinar meu cartão? Assinar o verso do cartão de crédito sem sombra de dúvidas é uma etapa muito importante para manter a segurança do seu dinheiro assim como proteger as informações pessoais caso ele seja perdido, extraviado ou caia em mãos erradas por roubo ou assalto, nunca se sabe.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Por praxe, os varejistas e comerciantes devem verificar se a assinatura no cartão corresponde à assinatura no recibo de venda como medida de segurança, em alguns casos a solicitação de uma identificação pessoal pode ser exigida também. Contudo, se um cartão de crédito ou débito não tiver assinatura no verso, o comerciante não é obrigado a processar o pagamento.

Devo assinar o cartão de crédito no verso (atrás)

Você deve assinar o verso do cartão de crédito?

Assinar o verso do cartão de crédito é sempre melhor do que não assinar, sem exceção. É mais uma etapa fornecida pela administradora do cartão de crédito para tentar manter suas informações pessoais o mais seguras possível. Quando usado em conjunto com o valor de verificação do cartão (CVV) em seu cartão, ele cria uma linha de defesa caso um fraudador tente roubar seu plástico.

 
 

Embora a assinatura em si não o proteja totalmente, a capacidade de um vendedor de combiná-la com suas assinaturas em documentos oficiais existentes é onde a assinatura tem o seu valor. Isso é feito mais comumente com sua carteira de identidade ou de motorista, ou se você estiver no exterior, seu passaporte vale como um bom substituto aos ID’s mencionados.

Em outras palavras, levar alguns segundos para assinar aquela pequena faixa preta ou branca pode ser a diferença entre manter sua identidade segura ao ser roubada, furtada ou perdida. Não custa nada e pode ainda te livrar de apuros financeiros.

Veja como as principais redes de pagamento de crédito lidam com cartões não assinados:

Assinar o cartão MasterCard

Devo assinar o verso do cartão Mastercard? Vamos ver isso agora. A Mastercard recomenda que os comerciantes em sua rede de pagamento não aceitem cobranças de clientes com cartões de crédito não assinados. Em muitos dos cartões da Mastercard, está escrito “Não é válido a menos que esteja assinado“.

A administradora tenta incutir nos comerciantes que eles não devem processar as transações dos clientes, a menos que a assinatura do cliente apareça no espaço de assinatura no verso do cartão.

Se o cartão não tiver assinatura, os comerciantes devem solicitar que o cliente assine o cartão. O comerciante também precisará ver uma forma de confirmação de identificação caso ache necessário.

Assinar o cartão Visa

 
 

Devo assinar o verso do cartão Visa? Veja como é na Visa (site). Todos os comerciantes que aceitam Visa devem verificar se a assinatura no verso de qualquer cartão corresponde à assinatura do cliente no recibo da transação com qualquer identificação. Eles querem saber que você é quem diz ser, e recriar a mesma assinatura sob demanda quando você assina uma transação com cartão de crédito é uma maneira de fazer isso.

A Visa considera um cartão de crédito não assinado como inválido. As palavras “Não é válido sem assinatura” aparecem acima, abaixo ou ao lado do painel de assinatura em todos os cartões Visa. Vire o cartão e você verá. E, como a Mastercard, a Visa recomenda que os comerciantes não aceitem cartões de crédito não assinados.

Quando um cliente apresenta um cartão Visa não assinado a um comerciante para pagamento, a Visa exige que o comerciante verifique a identificação do cliente, solicitando um documento de identidade emitido pelo governo federal. O comerciante Visa também pode escrever o número de série do ID do cliente e a data de validade no recibo de venda.

A Visa também instrui os comerciantes a pedirem ao cliente que assine o cartão, à vista do comerciante. Em seguida, eles verificam se a assinatura recém-escrita do cliente no cartão de crédito corresponde à assinatura no ID do cliente. Se um cliente se recusar a assinar um cartão Visa, o cartão é considerado inválido e não pode ser processado. Os comerciantes serão então forçados a solicitar ao cliente outra forma de pagamento.

Assinar o cartão Discover

Devo assinar o verso do cartão Discover? O Discover mantém as coisas muito simples. A empresa incentiva seus titulares de cartão a assinarem o verso de seus cartões Discover assim que ativá-los no sistema. Isso ocorre porque a assinatura torna o cartão válido e um caixa pode recusar a transação se o cartão não estiver assinado, assim como o Mastercard e Visa. 

Assinar o cartão American Express

Devo assinar o verso do cartão American Express? Idem… A American Express também recomenda aos varejistas e comerciantes que comparem a assinatura do cliente no verso de um cartão American Express com o recibo de venda da transação.

 
 

E se um cartão American Express (site) for apresentado sem assinatura, o balconista ou atendente deve solicitar um documento de identidade com foto do cliente com assinatura. Em seguida, eles devem solicitar que o cliente que assine o verso do cartão American Express e o recibo de venda enquanto o balconista segura a identidade com foto do cliente.

Porque assinar o cartão de crédito no verso por segurança

Escrever “Ver ID”, “Ver identidade”, “Conferir CPF” em um cartão

Escrever “ver identidade”, “ver CPF”, “ver CNH”, “Conferir identidade” ou “verificar assinatura” em um cartão de crédito pode parecer uma ótima maneira de se proteger contra fraudes. Mas, na verdade, pode invalidar o cartão. Isso ocorre porque apenas a sua assinatura válida que um comerciante possa combinar com uma assinatura em um recibo de venda é aceitável.

Em alguns casos, o comerciante pode solicitar outro cartão para fazer sua compra. Para evitar uma transação mais demorada do que o necessário na caixa registradora, assine seu cartão de crédito conforme pretendido.

Dicas para proteção contra fraude de cartão de crédito

Leve apenas os cartões de crédito de que precisa. Quando viajar, mantenha uma lista dos cartões de crédito que possui. Anote os números completos das contas e as datas de vencimento, bem como os números de contato dos emissores. Será útil se algo acontecer com sua carteira, telefone ou ambos durante uma viagem.

Elimine o papel e comece a verificar os extratos do seu cartão de crédito online para evitar ter de guardar e destruir os extratos em papel. Apenas certifique-se de manter suas senhas online em um lugar seguro e de atualizá-las de vez em quando.

Verifique suas transações de cartão de crédito a cada mês para verificar se há erros ou atividades suspeitas. Relate rapidamente qualquer transação que você não reconhecer ao emissor do cartão.

Nesse artigo mostramos porque assinar o cartão na parte de trás, contudo você encontrar aqui as principais dicas para evitar golpes de empréstimo e crimes financeiros bancários, você vai entender como não ser enganado em anúncios na Internet, em links enganosos em emails e solicitações perigosas em sites e blogs em geral.

Confira mais 0800
Tags: , , , ,

Você também vai gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu