Skip to content

Assinatura do Recibo de Cartão de Crédito é Coisa do Passado

 
 

“A assinatura do recibo de cartão de crédito agora são consideradas uma forma antiquada de provar a identidade de alguém, e agora as principais marcas de cartões de crédito estão reconhecendo esse fato.”

 
 

— A assinatura do recibo do cartão em compras tem suas raízes na primeira metade do século XX, quando os cartões de débito foram popularizados como uma forma de comerciantes que estendiam o crédito aos consumidores para estimular as compras em seus negócios.

Assinatura do Recibo de Cartão de Crédito

Assinar recibo do cartão de crédito é obrigatório?

Depende! Hoje vivemos em uma época em que temos novas tecnologias para verificação de identidade que são mais seguras e fáceis de fornecer, então as assinaturas agora estão sendo suplantadas por PINs pessoais e transações NFC que geralmente não exigem mais verificação pessoal.

As assinaturas do recibo diminuíram lentamente nos últimos anos, à medida que os detentores de cartões em todo o mundo receberam cartões sofisticados habilitados para EMV, e agora parece que os cartões com chip finalmente chegaram em massa no Brasil e  todo resto do mundo.

 
 

Essa mudança tem sido lenta, especialmente depois que os cartões com chip EMV se tornaram o novo padrão na Ásia, Canadá e Europa, mas em alguns países eles estão sendo implantados e, com isso, o número de cartões com chip emitidos mais que quadruplicaram, desde 2016.

Na última década, as redes de cartões de crédito pararam de exigir assinaturas em compras pequenas, mas as muitas regras contraditórias e variadas de todas as diferentes marcas de cartão de crédito eram compreensivelmente confusas para os comerciantes, que muitas vezes optavam por simplesmente exigir assinatura do recibo apenas por segurança.

Parece que o velho hábito de pedir assinatura no recibo da fatura do cartão realmente deve morrer em um tempo muito próximo.


Assinatura do recibo em compras com cartão serão eliminadas?

Agora, com as transações fraudadas sendo eliminadas lentamente e os comerciantes sendo penalizados por não usarem a tecnologia EMV, as assinaturas são oficialmente eliminadas por completo.

Com os novos tipos de transações, como toque e pagamento por contato, e chip e pin tornando-se mais populares, tudo isso está movendo-se para se tornar o novo padrão mundial, atualmente menos clientes estão sendo solicitados a assinar um recibo ou assinar na tela pata autorizar uma transação.

Agora, as marcas de cartões estão reconhecendo essa tendência de pagamento e removendo a exigência de assinaturas em determinados países e estabelecimentos comerciais.

A Amex, Mastercard e Discover afirmaram que os comerciantes puderam parar de solicitar assinaturas a partir de abril de 2018 e a Visa seguiu o mesmo caminho. A alteração aplica-se a clientes em vários países, dependendo da marca do cartão. Aqui estão os países em que cada marca de cartão está aplicando as alterações:

  • Amex está aplicando a mudança em todo o mundo.
  • Mastercard está aplicando a mudança no Canadá e nos EUA.
  • Discover está aplicando a mudança no Canadá, nos EUA, no México e no Caribe.
  • A Visa tornou a mudança opcional para comerciantes na América do Norte que são capazes de processar transações com chip e pin. É importante observar que a Visa só aplica essa alteração a comerciantes com terminais habilitados para EMV, se seu terminal aceitar transações de furto então você ainda precisa obter uma assinatura do recibo como seu método de verificação do cliente.
 
 

A mudança terá o maior impacto nos clientes nos EUA, o país que processa o maior número de transações de furto. O mercado americano demorou a lançar os cartões de crédito e débito habilitados para EMV, ou cartões com chip, aos consumidores e, como resultado, menos comerciantes tomaram medidas para atualizar seus terminais para aceitar a nova tecnologia.


Benefícios da substituição de assinatura do recibo da fatura do cartão

Remover o requisito de assinatura das transações é benéfico para muitos negócios, isso certamente ajudará na economia de tempo, atender mais clientes e ajudar a evitar fraudes por incrível que pareça.

Remover a necessidade de uma assinatura para fazer comprar no cartão ajuda a processar as transações mais rapidamente, pois os clientes podem concluir todas as etapas de autorização da transação no terminal, você não precisa aguardar a impressão de um recibo para ter que assiná-lo.

Quando um comerciante e usuário confia na tecnologia NFC e EMV para as suas transações, assim que o terminal exibe uma aprovação, a transação é concluída, o cliente pode sair do caixa e o atendente pode continuar atendendo o próximo cliente.


Recibos de transações com cartões de crédito

Nenhuma assinatura também significa que não há recibos assinados, de modo que você não precisa mais se preocupar com o recebimento de recibos para referência futura ou a possibilidade de extravio de um recibo ou a impossibilidade de encontrá-lo quando necessário.

Desde que seu terminal esteja habilitado para EMV, você não precisa mais se preocupar com o armazenamento de recibos de transação.

 
 

A remoção do requisito de assinatura para autorizar uma transação pode também ajudar em uma experiência do cliente mais consistente para cada transação.

Mas vale mencionar que em um varejista ou comércio, o usuário de cartão pode pagar usando seu cartão com chip EMV sem ter que fornecer uma assinatura; em outro, o valor da transação pode ser baixo o suficiente para que não seja necessária assinatura e, em um terceiro, eles podem solicitar a assinatura para autorizar uma transação para concluir a compra.

Essas variações na experiência do cliente podem levar à frustração caso o cliente esteja acostumado a não assinar o recibo de compra do cartão de crédito, pois não sabem o que esperar durante o processo de checkout.


O futuro da verificação de pagamento no comércio

Embora o EMV tenha descontinuado lentamente o padrão de furto antigo e seja geralmente considerado o novo padrão, no futuro, você poderá ver novas tecnologias, como a biometria, usadas para validar transações.

Assinatura do Recibo de Cartão em compras


Uso de cartões com pagamento biométrico

A Visa está atualmente testando o uso de cartões de pagamento biométricos como uma alternativa ao uso de um PIN ou assinatura para autorizar uma transação.

Assim como você desbloqueia seu telefone usando os dados de impressão digital armazenados, o portador do cartão colocaria o dedo no sensor do cartão de pagamento para confirmar que é o portador autorizado do cartão.

Até que os métodos de verificação do cliente, como biometria, sejam usados ​​em uma escala mais ampla, o EMV provavelmente permanecerá como o padrão de pagamento. Se você é um comerciante canadense, a Visa Canada tem um informe EMV que até 2020 exigirá que todos os terminais possam ser habilitados para EMV.

Embora um informe semelhante ainda não tenha sido emitido para os comerciantes de outras partes do mundo, incluindo o Brasil, ainda há um forte impulso por parte das marcas de cartões para garantir que apenas os cuidados habilitados para EMV sejam emitidos e que 99,99% das transações sejam processadas usando cartões habilitados para EMV.


O que significa a assinatura em transações para os comerciantes?

As marcas de cartões estão removendo o requisito de assinatura em transações de cartões para incentivar os comerciantes a utilizarem as novas tecnologias de pagamento com cartões com chip porque isso é considerado mais seguro do que passar um cartão para processar uma transação.

Nos EUA, algumas empresas, incluindo aquelas no espaço do setor de restaurantes ou serviços, onde o cliente é solicitado a digitar ou informar o valor da gorjeta no recibo, além de assinar o recibo da transação, ainda podem solicitar assinaturas porque a gorjeta mudará o total da fatura após a assinatura.

Se a sua empresa fornecer produtos ou serviços que incluam termos ou condições especiais junto com a compra, você poderá considerar útil obter uma assinatura do cliente concordando com essas condições. No entanto, a assinatura do recibo não é para todos os casos.

Por fim, ainda será responsabilidade do comerciante decidir se deseja exigir uma assinatura para autorizar uma transação do cliente para autorizar uma transação com cartão de crédito, mas se seu terminal estiver habilitado para EMV para aceitar transações com chip e pin, você não precisa mais fazer isso.