Skip to content

Número CVV do Cartão de Crédito e Débito

 
 

“O número CVV server especialmente para ajudar a combater a ocorrência de fraude. Empresas como a Visa, a Mastercard, American Express, Discover entre outros exigem que o CVV seja um meio de autorização para transações digitadas manualmente.”

 
 

— Você provavelmente já deve ter inserido o código de segurança da parte de trás do seu cartão de crédito mais vezes do que você pode contar, mas nunca percebeu a importância desses 3 números. Então, o que isso realmente faz?

Número CVV do Cartão

CVV Cartão de Crédito e Débito

O número no cartão tem muitos nomes. Depende de quem emitiu o seu cartão de crédito, vamos ao exemplo de nomes diferentes para o número CVV mas que significam praticamente a mesma coisa:

  • Visa: Valor de Verificação do Cartão (CVV)
  • American Express: Código de Identificação do Cartão (CIC)
  • MasterCard: Código de Verificação de Cartão (CVC)
  • Discover: Card Verification Data (CVD)

Não importa como a empresa emissora do cartão chama e qual o motivo dela não ter usado como código padrão apenas CVV. O número CVV tem uma finalidade – verificar se o titular do cartão tem o cartão em sua posse. Inserir o código errado quase sempre resultará na transação sendo recusada.

Os comerciantes, lojas online e e-commerces são proibidos de armazenar esse valor em seus bancos de dados e ou outros meios de armazenamento de dados do cartão.

O CVV não faz parte dos dados armazenados na tarja magnética ou no chip EMV. Se um banco de dados for invadido e números de cartão de crédito forem roubados, os hackers não terão acesso a esse código de segurança.

 
 

A maioria dos sites de comércio eletrônico agora exigem CVV no checkout mas como já dissemos, ele não fica guardado para comprar posteriores.


O que é o CVV?

O CVV é o código de três dígitos localizado na parte de trás dos cartões de crédito. O número CVV é um recurso de segurança adicional nos cartões de crédito, é usado para verificar se o titular do cartão que está fazendo a compra realmente tem o cartão em sua posse. Inserir o código errado quase sempre resultará na transação sendo recusada. 


Por que isso pode ser importante para mim?

O mais recomendado é que o número CVV seja usado como uma prática recomendada para proteger seu crédito e de sua empresa contra fraudes, mas agora será um requisito obrigatório, em vez de opcional.

A Visa foi a primeira a fazer a alteração para exigir a vigência do CVV desde 9 de outubro de 2018. Para cumprir as regras atualizadas da Visa, o comércio em geral vai ter que exigir o CVV para todas as transações com chave manual para todos os tipos de cartões, incluindo Visa, MasterCard, American Express, Discover e os demais.

Agora você precisará inserir o número do cartão de crédito com o CVV para todas as transações digitadas online manualmente, se você não tiver o número CVV, a transação não será concluída e autorizada. Se você estiver processando uma transação de comércio eletrônico, que já exigiu a inserção do código CVV, continuará sendo necessário o inserção do CVV.


Por que o código do número CVV é importante?

O número do código CVV é uma ferramenta útil no combate à fraude em transações online, pois o armazenamento do número CVV é contra os “Padrões de Segurança de Dados do Setor de Cartões de Pagamento (PCI DSS)” e outras Organizações em partes distintas do mundo.

 
 

Se um banco de dados de cartões for violado ou comprometido, essas informações não estarão presentes e não serão transmitidas aos violadores de sistemas. Apenas uma pessoa que tenha acesso ao cartão físico saberá o código/número CVV.


E quanto aos cartões de crédito salvos?

Este requisito não tem impacto para os cartões de crédito já armazenados em lojas ou serviços online onde você já efetuou compras de deixou o cartão armazenado. Porque? O armazenamento do CVV é proibido. Se você estiver usando a tokenização de cartões e pagamentos recorrentes, suas transações continuarão sendo processadas sem problemas.

A única vez que você precisará inserir o CVV para um cartão de crédito armazenado é quando você está adicionando inicialmente um novo cartão.


Isso impacta as transações de crédito pessoalmente?

Não, essa alteração não afetará as transações fraudulentas ou EMV (chip) em que o cliente paga por uma compra pessoalmente com seu cartão de crédito.

Se você tiver alguma dúvida sobre essa alteração ou quiser analisar como isso afetará sua empresa, entre em contato, que ficaremos felizes em ajudar a responder a quaisquer perguntas que você possa ter.