Skip to content

Consórcio Estudantil: Como contratar e quais as vantagens?

 
 

“Se você está começando uma faculdade ou tem um filho que em breve irá prestar o vestibular, e ainda não conseguiu uma forma de pagar as mensalidades e está realizando pesquisas para escolher o melhor custo para o seu bolso, então o consórcio estudantil pode ser uma das maneiras de pagar por esse curso.”

 
 

— Depois de comprar uma cota em um consórcio de serviços, você deve pagar as parcelas de mês a mês até o final do prazo definido no contrato e, quando contemplado, você pode usar toda a quantia de dinheiro da carta de crédito e pagar pelo curso.

Consórcio Estudantil

Ficou interessado pela ideia? Continue lendo e descubra onde você pode adquirir uma cota de consórcio, quais as vantagens e como usar o consórcio para pagar a faculdade. Confira!


Como funciona o consórcio estudantil?

De acordo com a Lei dos consórcios que entrou em vigor em Janeiro/2009, as cartas de créditos dos consórcios podem ser utilizadas para qualquer tipo de segmentação de serviços tais como viagens, cursos superiores, festas de casamentos, entre outros.

 
 

Essa tipo de empréstimo de dinheiro pode soar como algo novo para você que está lendo este artigo. Porém, o consórcio estudantil já é uma modalidade antiga e é oferecido por diversas instituições bancárias e financeiras no país.

O consórcio estudantil é igual a qualquer tipo de consórcio, como por exemplo o de automóveis. Nesta modalidade, você também determina o valor da carta de crédito, ou seja, o valor total que você necessita para pagar sua faculdade, MBA ou Mestrado.


Como funciona o consórcio para estudante?

É muito simples. A empresa que administra o consórcio abre um grupo de pessoas interessados em um consórcio de serviços (consórcio para pagar faculdade, comprar carro, viajar, entre outros).

Os interessados e participantes do grupo firmam um contrato com a administradora com o prazo e os valores a serem pagos mensalmente, geralmente os contratos de consórcios duram entre um a quatro anos, neste período a administradora lida com o dinheiro e realiza os sorteios mensalmente.

Todo mês algum participante é contemplado e quando contemplado poderá se dirigir a instituição de ensino e realizar o pagamento do curso.

Lembre-se: Mesmo recebendo o dinheiro em mãos você deverá continuar pagando as parcelas até a quitação do contrato.

Como entrar em um consórcio estudantil?

Você encontrará duas opções: compre uma cota em uma administradora de consórcio ou negociar com um banco.

 
 

Se você optar por realizar o empréstimo em bancos, saiba que geralmente eles cobram taxa de juros e o IOF, além disso, só aprovam o crédito quando realizam uma analise de crédito do perfil do interessado.

Já no consórcio para estudantes universitários esta analise não é feita, mas isso não é uma regra: tanto os administradores quanto os bancos podem ter suas próprias regras. Portanto, você precisa pesquisar com calma e cautela quem oferece as melhores taxas e prazos.

Além das taxas de juros, saiba que o atendimento fornecido pela empresa também influência na hora de sua escolha. Principalmente porque as administradoras de consórcio executam apenas este serviço, eles normalmente oferecem ajuda completa. Já nos bancos, onde o consórcio estudantil é um dos serviços disponibilizados, o serviço prestado aos clientes deve ser menos personalizado.


Vantagens do consórcio para estudantes

No consórcio, você escolhe um plano com mensalidades que combinam com suas finanças, o que não é tão comum com os cursos universitários e tem a vantagem de utilizar todo o montante de uma única vez quando contemplado. Portanto, ao sugerir para cobrir o curso completo, você pode negociar um desconto com a faculdade.

Além disso, você também tem:

  • Redução da carga tributária. No consórcio é cobrado apenas uma taxa de manutenção, que pode ser mais baixas que a taxa de juro dos bancos e financeiras;
  • Flexibilidade. O consórcio permite que o prazo de pagamento seja adequado à realidade de cada pessoa;
  • Pagamento do curso estudantil à vista. Como dito anteriormente, pagando à vista você pode até conseguir um bom desconto;
  • Planejamento. É um bom método de planejar o futuro do seu filho ou até mesmo o seu.
  • Antecipar a compra. Se sobrar um dinheiro durante o prazo de pagamento do consórcio, você pode juntar e, em um determinado momento, dar um lance. Se o seu lance for o maior do grupo, você será contemplado;
  • Menos burocracia.

Fique atento

O valor total da carta de crédito indica a quantidade que você receberá no final. Assim, pesquise sobre o valor das mensalidades do curso que você pretende fazer em diferentes faculdades antes de vincular-se a um grupo de consórcio.

 
 

E então leitor, gostou do artigo que trouxemos hoje? Você pode ler mais artigos relacionados ao assunto em nosso blog. Se você já realizou um consórcio deixe um comentário contanto a sua experiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *