Skip to content

O que é e como obter um financiamento BNDES Finame?

 
 

“O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) incentiva investimentos em diversas áreas do setor econômico do país – agricultura, comércio, industria, infraestrutura e serviços. E se você está precisando de ajuda para expandir o seu negócio, o BNDES Finame pode ser uma boa oportunidade.”

 
 

— O principal objetivo do Finame é fomentar a modernização, expansão e melhorar a produtividade das empresas e empreendedores com atuação no Brasil, através da renovação do leque de máquinas e equipamentos, contribuindo assim para diminuir a defasagem tecnológica entre as empresas.

financiamento BNDES Finame

Quer saber mais sobre o Finame? Quais bens podem ser adquiridos, quais documentos necessários para contratar e outras informações, continue a leitura do nosso artigo!


Tudo sobre o BNDES Finame

BNDES Finame é um financiamento criado através de instituições financeiras credenciadas para produção e compra de produtos novos e usados de fabricação nacional para corporações aprovadas com o BNDES.

 
 

O item econômico do BNDES Finame é dividido em: Linhas de Financiamento que têm metas específicas e condições monetárias para atender aos requerimentos de vários usuários consumidores, em linha com a empresa beneficiária, juntamente com os objetos que foram financiáveis.

Estas serão as linhas do BNDES de financiamento, com base no próprio site:

  • Micro, Pequenas e Médias Empresas – Aquisição de Bens de Capital (MPME BK) – Ajuda para a sua aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos, exceto ônibus e caminhões, para micro, pequenas e médias empresas.
  • Mini, Pequenas e Médias Empresas – Aquisição de Ônibus e Caminhões (MPME Ônibus e Caminhões) – Ajuda para a sua aquisição de ônibus e caminhões, para micro, pequenas e médias empresas, bem como para transportadores autônomos de mercadorias.
  • Bens de Capital – Comercialização – Aquisição de Bens de Capital (BK Aquisição) – Serviço para a aquisição de novas máquinas e equipamentos nacionais, com exceção de ônibus e caminhões, para média-grande e grande empresas.
  • Bens de Capital – Comercialização – Aquisição de Ônibus e Caminhões (BK Aquisição Ônibus e Caminhões) – Ajuda para a aquisição de ônibus e caminhões, para organizações de médio e grande porte.
  • Bens de Capital – Produção de Bens de Capital (BK Produção) – Ajudar a criação de máquinas e esquipamentos fixos, para empresas de qualquer medida.
  • Bens de Capital – Concorrência Internacional (BK Concorrência Internacional) – Ajuda para aquisição e fabricação de máquinas e equipamentos, exceto ônibus e caminhões, que exigem circunstâncias de financiamento compatíveis com as ofertadas para congêneres estrangeiros em concorrências internacionais.
Olha Isso:  Principais fontes de financiamento de capital de giro longo prazo

Objetivo do Finame

O principal objetivo do BNDES através do Finame é garantir capital de ordem e a criação de equipamentos e produtos em todo o país certificadas pelo BNDES.


Processo de solicitação

De um modo geral, as próximas ações são seguidos pela simples circulação de financiamento, com algumas versões, no que diz respeito a linha:

como funciona o BNDES Finame

  • Passo 1: A parte envolvida seleciona a máquina ou equipamento que ele realmente quer obter e certifica-se que o produto está dentro da listagem de financiados pela BNDES Finame. Você certamente pode fazer essa confirmação sobre o site do BNDES.
  • Passo 2: A parte envolvida procura um agente financeiro e solicita o dinheiro da máquina/equipamento. Agentes financeiros são instituições financeiras certificadas para passar sobre os recursos do BNDES, eles podem ser bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, agencias de fomento ou cooperativas de crédito, etc.
  • Passo 3: O agente financeiro avalia a solicitação e a situação financeira do cliente e, se aprovado, envia o pedido do dinheiro para o BNDES.
  • Passo 4: O BNDES examina a demanda, detecta se é anterior às diretrizes e, se for positivo, o financiamento é autorizado por ele.
  • Passo 5: O agente autoriza o distribuidor ou fabricante autorizado para fornecer ao consumidor/credor a máquina ou equipamento.
  • Passo 6: O fabricante ou distribuidor autorizado realiza a entrega da máquina ou equipamento para o cliente.
  • Passo 7: O BNDES repassa ao agente financeiro a quantidade a ser emprestada (mediante solicitação e exibição da nota fiscal/fatura).
  • Passo 8: O agente financeiro transfere o valor para o fabricante ou fornecedor certificado do produto.

Produtos financiados pelo BNDES Finame

O BNDES Finame financia a aquisição e fabricação de equipamentos e máquinas. Acesse o site oficial do BNDES para ter acesso a lista total atualizada.

Olha Isso:  Capital Social: O que é? Qual a importância para as empresas