Skip to content

Conta Garantida: Vantagens e Desvantagens do Empréstimo

 
 

“A Conta Garantida é uma modalidade de empréstimo que pode ser solicitada diretamente no banco, onde o valor é disponibilizado para saque por um curto período de tempo, mediante o pagamento de taxas e juros.”

 
 

— Nesse post trazemos maiores informações como as vantagens e as desvantagens, assim como as formas de solicitação. Quando o país passa por uma crise econômica todos os seus cidadãos sentem e acabam sendo prejudicados por ela.

Conta Garantida

É nesses momentos que devemos ter mais cuidado, afinal, o desespero pela possibilidade de não haver dinheiro para cobrir as contas no banco faz com que tomemos decisões precipitadas.

Sendo assim, analisar detidamente suas opções pode ajudá-lo a se livrar de problemas maiores, como pagar muito mais do que se emprestou, juros muito altos em caso de atraso ou não pagamento, e até mesmo o remontar da dívida.

 
 

Quer aprender mais como explorar essa modalidade de empréstimo em conta garantida e entender tudo sobre este assunto? Continue a leitura e veja como eleger a melhor opção para si após analisar as vantagens e desvantagens. Acompanhe!

Vantagens da Conta Garantida


Facilidade na solicitação

Uma das maiores vantagens da Conta Garantida é a facilidade com a qual você consegue solicitá-la. Como o valor é passado de uma conta separada para a sua, existe mais segurança para o banco, de forma que se diminui consideravelmente a burocracia em torno do empréstimo.


Renovação do crédito

Quando você solicita o crédito, tem um determinado período para que ele seja utilizado. Quando você finaliza o pagamento, o valor fica disponível novamente sem que seja necessário um pedido formal, ele é automático.


Disponibilidade fácil e rápida dos recursos

Ao contrário de outros empréstimos que pedem muitas garantias, e documentos que você deve compilar, a conta garantida é relativamente mais simples. Basta você fazer a solicitação junto ao banco e logo uma segunda conta corrente exclusiva para se depositar o valor ficará disponível para você. Depois é só gastar.

Desvantagens da Conta Garantida


Taxas altas

Apesar de contar com taxas menores que as do cheque especial, os juros cobrados ainda são consideravelmente altos, principalmente se em comparação com outras modalidades de empréstimo como a antecipação de recebíveis, o capital de giro ou ainda o investimento fixo. É importante estar ciente desses valores antes de solicitar o serviço.


Capital para ser utilizado no curto prazo

A conta garantida não é um valor que você pode solicitar e deixar guardado para qualquer eventualidade. Esta modalidade de empréstimo lida com a utilização em curto prazo, assim como seu pagamento. Os juros por falta de pagamento podem ser tão altos que deixam de compensar.


Incidência de impostos

 
 

Uma das maiores desvantagens da conta garantida é a reincidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ou seja, toda vez que você faz um saque desse valor o imposto é cobrado, não importando se foi na mesma semana ou até mesmo no dia. Sendo assim, é interessante trabalhar com a possibilidade de fazer um único saque.


Possibilidade de desestabilização financeira

Um empréstimo sempre precisa ser feito após longas considerações e análises da sua situação financeira. O desespero e a falta de opções faz com que tomemos decisões que podem não ser as melhores naquele momento. Sendo assim, antes de tomar qualquer decisão verifique se você vai conseguir pagar os juros ou as parcelas decorrentes.

Como contratar o serviço de Conta Garantida


Recolha informações sobre o serviço

É basicamente o que você está fazendo ao ler esse post. É essencial ter todas as informações antes de se prontificar a contratar o empréstimo.


Tenha a documentação necessária em mãos

Para evitar desencontros de informações ou perda de tempo, verifique com o banco quais são os documentos necessários para solicitar a conta garantida. Após entregar os documentos ao banco, é estipulado um período para que a sua empresa seja analisada e só então o crédito ficar disponível.


Utilize o valor recebido

A última etapa é fazer uso do valor adquirido. Atente-se para as taxas cobradas por transferência e verifique se não vale mais a pena retirar o dinheiro de uma vez só.

Conta Garantida em bancos

Bancos que disponibilizam o Serviço de Conta Garantida


Banco Santander

 
 

Um dos bancos que disponibilizam a conta garantida, o Santander trabalha com juros cobrados apenas sobre o saldo devedor e pelo prazo em que o valor ficou sacado. Para liberar basta conversar com o gestor da sua conta que ele estará apto a liberar o valor na sua conta.

No Santander você pode renovar o limite antes de liquidar o saldo devedor. O banco também trabalha com as seguintes garantias: Duplicatas, cheques, recebíveis de cartões de crédito (VISA e MASTERCARD), direitos creditórios de contratos, investimentos, propriedade fiduciária de bens, hipoteca, aval. As garantias são solicitadas em relação apenas ao saldo devedor.


Banco Bradesco

O limite mínimo oferecido pelo Bradesco é de R$ 10.000,01 e o máximo vai depender da aprovação de crédito. As garantias solicitadas pelo Bradesco são: aplicação financeira, alienação fiduciária de bens móveis e imóveis, aval e outras. O prazo mínimo para a utilização é de 30 dias e o máximo vai depender da aprovação do crédito.


Caixa Econômica Federal

Para solicitar o serviço na Caixa, basta seguir até uma das agências e fazer a solicitação. Em seguida, basta juntar os documentos necessários e dar entrada na conta garantida Caixa Econômica.

A Caixa trabalha com as seguintes garantias: aval dos principais sócios/dirigentes da empresa, e mais uma das seguintes garantias: caução de depósitos ou aplicações financeiras, caução de duplicatas mercantis, caução de cheques pré-datados, caução de faturas de cartão de crédito, alienação fiduciária de veículos, alienação fiduciária de máquinas/equipamentos, alienação fiduciária de imóveis.


Banco do Brasil

No Banco do Brasil é necessário apenas que você tenha uma conta bancária ativa, e que tenha um limite de crédito disponível. As taxas são negociadas no momento da contratação e podem sofrer variações ao longo dos meses.

Várias soluções financeiras têm aparecido ao longo do tempo e saber utilizá-las a seu favor deve ser o seu diferencial. Tendo em mente que juros e taxas são valores que nunca devem ter seus pagamentos atrasados, e que é do interesse da sua empresa pagar sempre um valor reduzido, e seus negócios podem se tornar um grande sucesso.

Você gostou deste texto sobre conta garantida? Restou alguma dúvida que ainda não foi completamente esclarecida? Então deixe um comentário aqui e compartilhe conosco a sua opinião e ideias a respeito deste assunto!