Skip to content

Diferença entre empréstimo e linha de crédito pré-aprovada

novembro 15, 2019

 
 

“Os bancos e instituições financeiras são especializados em fornecer financiamento e empréstimos a seus clientes. E as várias opções de créditos oferecidas no mercado incluem empréstimos pessoais e linhas de créditos.”

 
 

Estes são os dois dos produtos financeiros mais utilizados por pessoas físicas e empresas. No entanto, muitas pessoas, às vezes, não sabem a diferença entre empréstimo pessoal e uma linha de crédito e quando precisam de dinheiro confundem as diferentes maneiras de acessar o financiamento de dinheiro que precisam.

Diferença entre empréstimo e linha de crédito

Diferença entre empréstimo e linha de crédito

Para o cliente usual bancário, a diferença mais significativa é que, enquanto um empréstimo pessoal fornece acesso a todo o dinheiro solicitado de uma só vez quando esse empréstimo é concedido, um recurso liberado em um linha de crédito pode ser solicitado sempre que houver necessidade de recursos em dinheiro ou liquidez.

Diferença empréstimo pessoal?

Para usar uma analogia mais simplificada, quando você recebe um empréstimo pessoal, funciona como se o cliente abrisse seu cofrinho de dinheiro e pegasse o dinheiro todo de uma só vez; e de maneira diferente, com uma linha de crédito a pessoa pode retirar o dinheiro do cofrinho toda vez que precisar gradativamente ou somente quando precisar de dinheiro na mão.

Normalmente, a maneira como o dinheiro é emprestado também é o que determina o quanto de juros será cobrado e em quanto tempo ele deve ser pago.

 
 

A maior diferença entre empréstimo pessoal e uma linha de crédito é que, o prazo de pagamento pode ser tão curto como 10 dias (empréstimo pré-aprovado) quanto 60 meses em um empréstimo para compra de veículo ou 420 meses para financiar um imóvel.

Por outro lado, em um cheque especial por exemplo, os juros são pagos apenas sobre o dinheiro que você usou, e não sobre a quantia total de dinheiro que o banco disponibilizou para você. No entanto, é possível estar sujeito a outras taxa e tarifas extras sobre o saldo se não for pago no prazo devido.

Empréstimos pessoais e linhas de crédito também diferem na forma como o cliente usa, paga e recebe o dinheiro. Com um empréstimo pessoal, uma vez que todo o dinheiro devido tenha sido pago de volta, através das prestações mensais, a operação é considerada terminada, sem a possibilidade de emprestar mais dinheiro no mesmo contrato, a menos que um novo empréstimo (refinanciamento seja contratado antes do término).

Diferença linha de crédito

A forma como uma linha de crédito funciona é um pouco diferente. Em geral, ela é renovada a cada ciclo de crédito para que o cliente possa continuar a usar a linha de financiamento sempre que necessário. Por exemplo, uma maneira de acessar uma linha de crédito é solicitar um cartão de crédito ou empréstimo pré-aprovado.

É importante ressaltar que, embora essa duas formas de obter dinheiro emprestado ofereçam ao cliente um valor capital, a diferença entre empréstimo pessoal e linhas de crédito é adequada para situações diferentes:

  • Os empréstimos são mais úteis quando uma compra significativa será feita ou quando a quantia de dinheiro necessária é conhecido antecipadamente;
  • Uma linha de crédito opera mais como uma fonte de suporte ocasional para pagar compras menores e despesas que surgem inesperadamente.

Também é possível usar linhas de crédito especiais como financiamentos de médio e longo prazo, disponível como crédito aprovado antecipadamente.

 
 

Leia também:
Condições para solicitar um empréstimo pessoal
Quando e como fazer o pedido de empréstimo pessoal?
Empréstimo feito com salário ou renda extra
Entenda como os empréstimos sem juros


Como funcionam os empréstimos pré-aprovados

Em que situações geralmente se obtém empréstimos pré-aprovados? Normalmente, as pessoas recorrem aos bancos e financeiras quando precisam emprestar algum dinheiro para realizar projetos pessoais, fazer compras ou pagar despesas.

Essas pessoas que solicitam dinheiro à instituições financeiras, em geral, são confrontadas com uma análise de crédito feita pela empresa credora, além disso, é preciso reunir uma série de dados e requisitos antes de ter uma aprovação definitiva.

No entanto, existe também a possibilidade do próprio banco oferecer aos seus clientes a oportunidade de obter dinheiro na forma de um empréstimo pessoal, confiando na sua solvência, baseados no histórico e movimentação bancária e financeira ao longo do tempo como cliente da instituição.

Isso é conhecido como um empréstimo pré-aprovado.

empréstimos e linhas de créditos

 
 

Empréstimos pré-aprovados fornecem acesso ao financiamento com o menor tempo de espera recorde e quase nenhuma documentação é solicitada ao acessar a grana aprovada.

Isso não significa que o empréstimo é 100% sem consulta, mas quer dizer que o banco considera que o cliente reúne visivelmente todos os requisitos necessário para ter direito a concessão desse empréstimo com pré-aprovação.

Como os bancos têm a maior parte das informações e dados financeiros do seu cliente, ao pedir o empréstimo pré-aprovado no sistema online ou pelo telefone, o dinheiro cai imediatamente na conta e não é necessário apresentação de documentação, ou seja é sem burocracia.

Conseguir um empréstimo pré-aprovado sem dúvidas é um impulso para empreender um projeto pessoal, viajar para algum lugar, comprar ou financiar móveis ou concluir estudos.

O interessante é a tranquilidade de saber que possui muitas possibilidades ao ter acesso a financiamentos de maneira rápida, fácil e simplificada.

Mas como sei se meu banco tem empréstimos pré-aprovados para mim?

A organização bancária se comunica com seus clientes através de alertas por meio do seu banco online ou aplicativos, por meio de carta, e-mail, mensagem de texto, etc.

Requisitos para um empréstimo pré aprovado

O normal é que as instituições financeiras ofereçam esses empréstimos pré-aprovados apenas aos seus clientes, desde que associem um tempo ao banco, e tenham conseguido provar uma certa solvência no último período. Cada instituição estabelece seu próprio sistema para oferecer empréstimo pessoais a seus clientes.

As pessoas que têm mais possibilidades de obter um empréstimo pré-aprovado são aquelas que, por exemplo, recebem salário diretamente na conta, não têm saques a descoberto em suas contas, têm contas no débito ou usam normalmente os cartões do banco.

Não há fórmula universal. Cada banco estabelece seus próprios requisitos, mas normalmente quanto mais conectado um cliente é ao banco e quanto mais capacidade de pagamento é demonstrado, mais provável é que esse cliente tenha acesso a esse tipo de financiamento (empréstimo pré-aprovado).

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *