Skip to content

Empréstimo para Autônomo: Entenda como é fácil contratar

 
 

“Você autônomo ou trabalhador informal esta precisando de um empréstimo, mas não sabe como conseguir? Essa dúvida cerca a cabeça de muitas pessoas, por isso, é preciso explicar certinho como que funciona o empréstimo para autônomo e como conseguir.”

 
 

— Por conta do crescimento do mercado informal e do avanço das tecnologias da informação, os bancos e financeiras aumentaram o leque de opções de empréstimo para essa classe de trabalhador.

Entretanto, muitas vezes, o profissional pode encontrar algumas complicações na hora de conseguir boas condições de empréstimos. Ter uma conta ativa e bastante movimentada ou garantias (como automóveis, imóveis ou jóias) podem ajudá-lo muito.

Empréstimo para Autônomo


Empréstimo para autônomo: passo inicial

Para começar a entender é preciso definir o que é ser um trabalhador autônomo. O trabalhador autônomo é uma pessoa que trabalha por conta própria, ou seja, tem o seu próprio negócio, mesmo que ele seja o único empregado. O trabalhador autônomo também assume os riscos sobre o que ganha e o que não ganha mensalmente, ou em qualquer círculo de tempo.

 
 

Geralmente a maior dúvida sobre o empréstimo para trabalhador autônomo, está relacionada em como ele irá comprovar a sua renda mensal, já que todos os bancos e financeiras pedem um comprovante em algum momento e eles, não tem.

A história fica mais difícil se, além de autônomo, você está com o nome negativado no mercado ou não possui nenhum bem material no seu nome. Porém, nem tudo está perdido e existem formas de conseguir um empréstimo para autônomo.

Conseguindo empréstimo para trabalhador autônomo


Todo trabalhador pode conseguir algum tipo de empréstimo, sendo ele autônomo ou não. Para isso é preciso seguir algumas dicas.

Saiba pesquisar pelo seu empréstimo

Saiba quais bancos ou instituições fornecem empréstimo para autônomo. Pesquise quais as taxas e formas de pagamento de cada uma delas. Não feche o negócio se não conhece sobre ele, mesmo que ele seja a melhor forma de você conseguir uma oportunidade de crédito melhor.

Olha Isso:  17 Fintechs de empréstimo online para emprestar dinheiro

Microcrédito para conseguir dinheiro

Se você quer abrir ou melhorar o seu negócio, diversas financeiras oferecem um microcrédito com formatos diferenciados. Esse serviço conta com taxas de 2% ao mês e até 24 meses para finalizar o pagamento. Outro benefício é a assistência de um agente especializado em negócios, que vai te mostrar a melhor forma de usar o dinheiro dentro da sua empresa.

Comprar bens materiais com empréstimo

Caso você tenha um veículo ou imóvel no seu nome, pode usar como forma de garantia para o pagamento da dívida. Essa forma de empréstimo é, geralmente, aceita mais facilmente pelos bancos ou financeiras, além de fornecer melhores condições para pagamento e juros menores.

 
 

Mas atenção, o não pagamento implica na perda do bem, que fica sob a custódia da empresa até que você termine o pagamento. Se este empréstimo não for pago, depois de algum tempo, e você não tentar renegociar a dívida, corre o risco de ter esse bem leiloado pelo branco ou financeira.

Fazendo seu empréstimo online rápido e facilitado

Alguns sites oferecem empréstimo online sem a necessidade de comprovação de renda. Geralmente, o valor de crédito liberado online é inferior, prazo para pagamento menor e as taxas variam. Por isso, antes de optar por esse tipo de empréstimo, pesquise muito sobre o funcionamento dos prazos e custo.

Empréstimo pessoal para autônomos

O profissional autônomo não consegue solicitar um crédito consignado, já que não possui renda fixa e nem vínculo com alguma empresa. Por isso, a opção é voltada para os empréstimos pessoais ou empréstimos com garantias. As taxas do empréstimos pessoais podem chegar a ser 4 vezes maior que as taxas de empréstimos com garantia.

Comprovação de renda para empréstimos

Mesmo sendo autônomo é possível provar que você recebe um fluxo de dinheiro através do extrato da sua conta. Por isso, se o banco ou instituição solicitar esse tipo de comprovante, informe sobre essa condição e verifique qual a melhor forma de entregar essa documentação.

Olha Isso:  Crédito para seu negócio - 8 passos para conseguir!

Fuja de empresas privadas

Algumas empresas de crédito que fornecem empréstimos sem comprovação de renda ou com o dinheiro disponível rapidamente, costumam gerar dívidas gigantes e taxas ainda maiores. Isso quer dizer que um empréstimo no valor de R$ 3 mil, pode custar no final do processo, quase R$ 7 mil reais. Por isso, fique de olho não apenas nas taxas e parcelas, mas verifique o valor final daquele empréstimo.

Faça simulações e comparadores de crédito online

Diversos bancos e financeiras oferecem a simulação online de empréstimos e, mesmo que o valor não seja exato, é possível ter uma ideia de quanto o empréstimo vai custar. Mas tome cuidado para não fechar nenhum contrato direto pelo site. Por isso, leia qualquer janelinha que aparecer na sua tele antes de sair clicando.


Quais os documentos necessários

 
 

A maior parte dos bancos e financeiras solicitam em um primeiro momento os mesmos documentos, por isso tenha em mãos o seu RG, CPF e um comprovante de residência. No entanto, isso pode variar de acordo com cada política.


Outras informações sobre empréstimo pessoal

Sempre que entrar em algum site que ofereça empréstimo, verifique a ortografia e telefones ou e-mails de contato. Se qualquer uma dessas informações forem duvidosas, tenha cuidado e desconfie.

Além disso, nunca deposite nenhum valor em outra conta. Nenhuma empresa ou banco pede que você pague antecipado pelo empréstimo. Sendo assim, todo trabalhador, autônomo ou não, pode conseguir um empréstimo para fechar ou construir um negócio, garantir lazer ou estudos de qualidade.

Para isso, pesquise todas as opções disponíveis no mercado antes de fechar qualquer contrato e esteja atento a qualquer informação suspeita que possa aparecer.