Skip to content

Quando e como contratar empréstimo para pagar dívidas

 
 

“Você deve entender como contratar empréstimo para pagar dívidas é um bom ponto de partida para sair de uma posição financeira desconfortável, principalmente certos momentos da vida que não sabemos o que fazer para sair de uma situação difícil de inadimplência.

 
 

Como agir diante de dívidas, nome sujo, falta de crédito e dinheiro para saldar as contas?

A partir desse entendimento, você começa a racionalizar a sua situação e a transformar esses instantes de muito nervosismo e ansiedade em momentos de ação e transformação. Dificuldades como acessar linhas de crédito para pagar dívidas sem criar outras despesas maiores são muito comuns a todos nessa situação.

Por isso hoje falaremos sobre como contratar um empréstimo para pagar dívidas da maneira mais adequada para esta sua situação. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue sua leitura, pois falaremos mais profundamente sobre ele em seguida.

Contratar ou não contratar um empréstimo pessoal?

A primeira coisa que você deve pensar é em quais dívidas você possui. Sente-se por um tempo e calcule, faça listas sobre quais são prioridades e quais são as mais pesadas para você, por exemplo. Uma boa forma de separar as dívidas é em tópicos, como:

• Quais as dívidas mais caras
• Qual o número de parcelas de cada um dos seus compromissos
• Valor pago com dívidas por mês individualmente e coletivamente
• Existem dívidas atrasadas que precisam serem pagas urgente

Esses pontos podem ser repensados da melhor maneira para você organizar suas contas. Agora, se você percebeu que a maioria dessas dívidas estão atrasadas, todas são muito importantes e você não está dando conta, é hora de pensar na possibilidade de fazer um empréstimo.

como contratar empréstimo para pagar dívidas

Leia também: 

Tipos de linha de crédito para fazer empréstimo pessoal

A partir do momento em que você percebeu que suas dívidas estão crescendo muito e que você precisa realizar um empréstimo para pagá-las, é importante conhecer quais são os tipos de linha de crédito para decidir qual se encaixa melhor dentro do que você precisa nesse momento.

Principais tipos de linha de crédito são:

  • Empréstimo consignado
  • Empréstimo com restrição
  • Empréstimo com garantia
  • Empréstimo pessoal pessoa física
  • Empréstimo com penhora

Falaremos especificamente sobre consignado e empréstimo pessoal, desta forma você consegue entender melhor como funcionam. Acompanhe logo abaixo!

Empréstimo consignado:

É um tipo de empréstimo que pode ser solicitado por funcionários públicos, beneficiários do INSS ou trabalhadores de carteira assinada. As parcelas do empréstimo consignado normalmente são descontadas da folha de salário ou do benefício, o que dá certa garantia para as instituições e também faz com que os juros sejam mais baixos.

Empréstimo pessoal:

Diferente do empréstimo consignado, o empréstimo pessoal é feito mediante à uma análise de crédito com uma burocracia muito reduzida, o que possibilita pessoas desempregadas ou negativadas a conseguirem crédito. Por conta disso, os juros desse tipo de empréstimo tendem a ser mais altos. Por isso é bom fazer contas e pensar no que você realmente precisa antes de tomar qualquer atitude.

Como contratar um empréstimo para pagar dívidas?

Existem basicamente 4 passos para que você contrate um empréstimo para pagar dívidas. Independente da instituição que você quiser realizar esse empréstimo, esses passos serão muito parecidos. Eles são:

Simulação: Onde você simula o seu empréstimo e já consegue ter uma noção de quanto irá pagar.
Solicitação: É a hora mais burocrática, em que você precisa fornecer seus documentos e aguardar a análise de crédito.
Análise de Crédito: É o momento em que a instituição analisa o montante que pode ser emprestado para você, através de quesitos como garantia e a situação do seu CPF.
Assinatura do Contrato: É quando o negócio é fechado e as duas partes concordam com as condições impostas. Logo após isso, o crédito é liberado para você.

É sempre importante aprender como contratar um empréstimo para pagar dívidas e entender qual é a melhor forma que se encaixa no seu caso. Assim você consegue sair mais rapidamente desse tipo de situação sem muita dor de cabeça.

Gostou de aprender sobre como funcionam os empréstimos? Entre em contato conosco para fazer uma simulação e finalmente dar um passo para sair das dívidas!

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" ([lmt-post-modified-info]) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *