Skip to content

Factoring – O que é, como funciona e onde encontrar!

 
 

“Factoring ou Fomento Mercantil não é um empréstimo para empresas, mas é uma das fontes mais antigas de conseguir financiamento de capital de giro para empresas em todo o mundo.”

 
 

— O que você precisa saber sobre o factoring, adiantamento de dinheiro, onde conseguir e como funciona e se esse tipo de empréstimo é ou não uma escolha acertada para o seu negócio ou empreendimento.

O que é Factoring

O que é Factoring?

Antes de mais nada – Factoring não é um empréstimo –, mas sim a venda de contas a receber de uma empresa com desconto para um terceiro, conhecido como fator ou fatoração.

 
 

O fator, em seguida, possui as faturas pendentes e recolhe dos clientes. O fator (empresa que pega as faturas), obtém um lucro da diferença entre a taxa de desconto negociada com a compra dos recebíveis e o valor total da fatura recebida do cliente.

— O factoring (fomento comercial ou fomento mercantil) é uma operação financeira onde uma empresa vende direitos creditórios que seriam pagos a prazo (em forma de duplicatas) para um terceiro que compra esses à vista, mediante um desconto. É uma ótima opção de financiamento para micro e pequenas empresas porque usa suas próprias vendas como garantia, reduzindo as taxas de juros, se comparado à outras formas de financiamento.

Como funciona o factoring moderno ou adiantamento de fator?

O Fator ou Factoring é um parceiro de negócios que compra suas contas a receber e paga por elas. Além dos fatores mais tradicionais, hoje existem diversas de empresas de factorings online que usam a tecnologia para facilitar e simplificar o processo.

No entanto, essa dicas abaixo poderá ser aplicado mesmo que a empresa de fatoração de contas a receber (Factoring) funcionar online ou offline:

  1. Contrato com um fator (Factoring): Se o seu negócio e suas faturas se qualificarem para troca com uma empresa de fator, você e o fator assinarão um contrato de antecipação de recebíveis ou financiamento. Este contrato estabelecerá o valor máximo que você pode receber e especificará quais faturas você deseja faturar. Normalmente o adiantamento de fator é de 70% a 90% do valor da fatura.
  2. Seus clientes serão notificados: O fator normalmente enviará um aviso/notificação para os clientes cujas faturas você está adiantando ou trocando. O aviso é para que eles saibam que sua empresa optou por ter um factoring intermediando sua(s) fatura(s) pendente(s).
  3. Você receberá o adiantamento em dinheiro: Dependendo do fator (Factoring) e do segmento em que você está inserido, do tipo de fatura e de outros fatores de risco, você receberá os recursos financeiros entre 70% a 90% do valor da(s) fatura(s) faturada(s). Novamente, há exceções, portanto, você deve compreender os termos específicos com a empresa de Factoring antes de assinar um contrato de serviços.
  4. Suas faturas são coletadas: Assim que a fatura for faturada, o faturador pagará o saldo remanescente devido a você, menos as taxas e impostos quando for aplicáveis. Cada Factoring trabalha um pouco diferente, e como mencionado acima, a taxa de desconto varia dependendo de vários mecanismos, portanto, certifique-se de entender as condições e termos específicos da operação contratada.

Muitos Factorings preferem se especializar em setores e segmento do mercado específicos nos quais estão familiarizados e conhecem as práticas comerciais e mais comuns da indústria. Com isso em mente, você pode querer procurar uma empresa de fomento mercantil que é especializada no seu setor.

Existem quais os tipos de Factoring?

Antes de concordar em considerar qualquer uma das suas faturas, você precisa estar ciente de que existem dois tipos de fatoração:

 
 

1. Factoring Convencional ou Tradicional – Também conhecido como “conventional factoring”, é a compra de direitos creditórios ou ativos, representativos de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços mediante notificação feita pelo vendedor (endossante-cedente) ao comprador (sacado-devedor). Não há antecipação ou adiantamento de recursos. O pagamento é feito à vista pela empresa que atua como fomento mercantil.

2. Factoring Trustee – Modalidade idealizada em 1988 pela ANFAC (Associação Nacional de Fomento Comercial), e genuinamente integrado as operações e modos operandi das factoring. Trata-se da gestão financeira e de negócios da empresa-cliente, que passa a trabalha com caixa zero, otimizando sua capacidade financeira acrescentando recursos financeiros ao fluxo do caixa.

3. Factoring de Exportação – Serve para comercializar no exterior bens produzidos por empresa-cliente do factoring. Largamente utilizado na Europa e no Extremo Oriente.

4. Factoring para Compra de Matéria-prima – A empresa de fator (Fomento Mercantil) faz a intermediação da compra da matéria para o seu cliente, a negociação é direta com o fornecedor, desta forma o objetivo é conseguir a melhor preço de compra.

Fazer empréstimo comercial de curto prazo como alternativa ao factoring

A empresa que faz a “fatorização de vencimentos” pode ser uma boa maneira de acessar capital de giro e recursos financeiros em dinheiro para superar as necessidades de fluxo de caixa em um curto prazo, e também é uma prática padrão para adiantamento de dinheiro em muitos setores da indústria e comércio.

Não é uma opção viável para empresas que não recebem faturas de seus clientes ou que estão em um setor em que uma factoring não pode ou não esta interessado em fazer transações de crédito. Nesse caso, a solução é fazer um empréstimo comercial bancário ou online em plataformas de P2P por exemplo.

 
 

Veja abaixo algumas “Empresa de Factoring Online que operam no Brasil:

 Empresa de Factoring Tipo de Descontos
 Rapidoo Antecipação de recebíveis e duplicatas
 Erealiza Antecipação de recebíveis e duplicatas
 Bunfox Antecipação de recebíveis e duplicatas
 Capital Brazil Desconto de cheque e duplicatas
 Finan Factoring Desconto de cheques e duplicatas
 Factoring Tuiut Desconto de cheques e duplicatas
 Mutual Factoring e FIDC Desconto de cheques e duplicatas
 Rentax Desconto de cheques e duplicatas
 CRR Investimentos Cheques, Antecipação de recebíveis e duplicatas
 Conivest Capital  Antecipação de recebíveis e duplicatas
 Antecipa Fácil  Antecipação de recebíveis e duplicatas

Se você tem um negócio saudável e não quer se envolver com uma empresa de fatoring online oferece financiamento e empréstimos para pequenas empresas com solicitação e aprovação simples, com resposta rápida e disponibilidade de fundos com liberação entre 24 e 48 horas após a aprovação.

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" (em ) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *