Skip to content

5 sinais que está na hora de fazer empréstimo pessoal

 
 

Fazer um empréstimo pessoal pode ser a solução financeira e muito requisitado nos dias atuais. Embora essa atitude exija uma grande responsabilidade por parte do tomador do crédito.”

 
 

— É preciso saber o momento certo para saber quando solicitar e fazer seu empréstimo pessoal. Saiba porque!

De fato ela pode se tornar uma ferramenta poderosa na gestão das finanças pessoais. No entanto, em muitos casos, essa pode ser considerado um tabu para muitas pessoas, afinal, se associar a dívidas pode parecer uma má ideia.

hora de fazer um empréstimo pessoal
Qual é o momento certo para solicitar e fazer um empréstimo pessoal? Descubra!

Por isso, é preciso que você entenda o momento certo para recorrer ao empréstimo pessoal. Deve analisar sua situação financeira, suas dívidas e obrigações, para não tornar o que poderia ser a solução dos seus problemas em uma bola de neve ainda maior.

Fazer empréstimo pessoal vale mesmo a pena? Entenda!

Assumir um compromisso de solicitar um empréstimo significa que você estará atrelado a responsabilidade de quitar essa dívida geralmente por longos períodos. No entanto, um empréstimo pessoal pode ser uma solução muito eficaz e trazer benefícios importantes dentro das circunstâncias corretas.

Abaixo listamos 5 sinais de que está na hora de fazer um empréstimo pessoal. Continue sua leitura e descubra como fazer dessa uma boa ideia para melhorar sua situação financeira. Acompanhe!

1. Estar endividado e não consegue saldar suas dívidas

Se você costuma cair sempre no juros rotativo do cartão, é sinal de que está com dificuldades para pagar o valor correto da fatura do seu cartão de crédito e, isso significa um grande prejuízo, pois, os juros praticados são extremamente altos e uma prática que acaba virando uma bola de neve, afinal, as dívidas vão sendo acumuladas e cada vez mais ficando maiores.

Além disso, se você possui um crédito pré-aprovado em sua conta bancária e acaba utilizando-o com frequência, saiba que esse limite, conhecido como cheque especial, pode se tornar uma armadilha capaz de prejudicar a sua saúde financeira. Esse tipo de crédito figura entre as taxas de juros mais altas do mercado.

Portanto, se você tem comprometido grande parte dos seus rendimentos para saldar dívidas do cartão de crédito recheadas de juros altíssimos, uma solução viável e muito mais econômica seria centralizar todas as suas dívidas em um empréstimo com juros mais baixos para saldar todas as despesas de uma só vez.

2. Quer investir em reformas na sua casa, mas não tem dinheiro

Se você sempre planeja fazer aquela reforma na sua casa ou até mesmo terminar a construção do seu imóvel, mas nunca sobra dinheiro o suficiente para pagar por isso, procurar por um empréstimo pessoal para reformar sua casa ou apartamento seja uma solução relativamente rápida e acessível.

Para isso, você deve fazer uma avaliação de todo o seu projeto de investimento, determinando os valores necessários para realizar todas as etapas que deseja e então finalmente saber qual o valor exato você precisa.

3. Quando carro apresenta problemas mecânicos

Ter acesso confiável a um veículo — especialmente se você o utiliza para trabalhar — é essencial na vida de todas as pessoas. No entanto, você deve saber que acidentes podem acontecer a qualquer momento e falhas mecânicas também são imprevisíveis.

Se este é o seu caso e você não consegue pagar por aquele reparo inesperado, optar por um empréstimo pessoal pode ser uma escolha melhor para pagar todos os custos.

4. Quando você não pode pagar por tratamentos médicos

Como no item anterior, a saúde também é um aspecto muito importante para todos os seres humanos, afinal, estamos sujeitos a diversas patologias e em muitas delas, uma despesa médica que não estava prevista pode acontecer a qualquer momento com algum membro da sua família e você deverá estar despreparado financeiramente.

Nesse sentido, obter um empréstimo pessoal para procedimento médico com uma taxa de juros baixa e condições de pagamentos favoráveis pode ser uma boa alternativa para contornar este problema.

5. Você não pode pagar pela viagem dos seus sonhos

Se o seu maior desejo sempre foi visitar outros países, estudar fora ou até mesmo conhecer alguma cidade distante da sua — mesmo que seja no Brasil — sabe que para isso você precisa ter muita organização e disciplina para poupar dinheiro.

No entanto, você pode fazer um empréstimo e obter uma solução mais rápida, basta analisar friamente as opções de financiamento de crédito e escolher aquela em que terá mais facilidade para pagar.

Portanto, quando usado pelos motivos certos, um empréstimo pessoal que pode oferecer baixas taxas de juros e condição de pagamento mais justa são ótimas opções para te ajudar no gerenciamento de suas finanças pessoais.

Dessa forma, se você está em algum destes momentos listados acima, considerar um credor para fazer um empréstimo pode ser bastante útil.

O que achou das informações e dicas que trouxemos neste texto? Conhece outras razões para solicitar um empréstimo? Deixe um comentário nessa publicação e compartilhe conosco as suas ideias sobre o assunto!

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" ([lmt-post-modified-info]) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *