Skip to content

O que é um empréstimo ponte? Como funciona?

 
 

“Um empréstimo ponte é um financiamento de prazo determinado que uma pessoa ou empresa pode usar para ajudá-lo até que um financiamento mais permanente possa ser garantido.”

 
 

Segundo o site do BNDES, essa modalidade é o financiamento de um projeto com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de financiamento de longo prazo, à qual o empréstimo ponte deve estar, necessariamente, associado.

o que é empréstimo ponte

O que é empréstimo ponte?

— Um empréstimo ponte é um financiamento provisório usado por uma empresa por um período de tempo até que eles possam obter financiamento permanente. Estes empréstimos são de curto ou longo prazo.

Uma empresa que faz uma rodada de financiamento do patrimônio em um futuro próximo poderá recorrer a um empréstimo ponte para garantir que tenha dinheiro suficiente para atender às necessidades operacionais como despesas como a folha de pagamento, compras, infraestrutura etc.

Empréstimos ponte geralmente exigem garantias e têm taxas de juros relativamente mais amistosas.

Leia também:


Qual a finalidade do empréstimo ponte?

Conceder empréstimo para antecipar recursos que serão liberados futuramente ao cliente por conta de operações de sua responsabilidade, contratadas e com garantias constituídas, inclusive operações de repasse de recursos em moeda nacional ou estrangeira ou operações sindicalizadas.


Qual o público alvo do empréstimo ponte?

Empresas (empresários registrados na junta comercial e pessoas jurídicas, exceto cooperativas e associações) que atuem nos ramos agroindustrial, industrial, comercial ou de prestação de serviços, as quais não se enquadrem como microempresa nem empresa de pequeno porte.


Como funciona um empréstimo de ponte?

As empresas podem usar um empréstimo ponte como parte do financiamento de um grande projeto de expansão para preencher uma lacuna de financiamento até que um tipo mais permanente de financiamento esteja disponível.

Os projetos podem incluir a construção de novas instalações ou uma grande aquisição. Isso também pode ocorrer durante um período de tempo em que a empresa está tentando reestruturar seu balanço patrimonial para um mix de capital mais favorável.

Um empréstimo ponte também pode ser usado como financiamento provisório para uma empresa que está sendo adquirida por outra como uma ponte financeira até que a aquisição seja finalizada.

Muitas vezes, as empresas precisam olhar além de seus bancos se precisarem dos fundos rapidamente, pois o processo em seu banco pode levar algumas semanas. Empresas com um bom rating de crédito e um balanço sólido são os melhores candidatos para esses tipos de empréstimos.


Quais os prós e contras de um empréstimo ponte para empresas?

Prós:

  • Um empréstimo ponte pode ser uma boa fonte de recursos para obter dinheiro através de um financiamento.
  • O financiamento pode ser liberado rápido com alguns tipos de bancos e credores.
  • Alguns empréstimos ponte comerciais podem ter incentivos de pré-pagamento que podem economizar o dinheiro da empresa se eles puderem pagar o empréstimo antecipadamente.

Contras:

  • Empréstimos ponte comerciais podem ser caros, tanto em termos de taxa de juros e outros custos envolvidos na operação, e dependendo do credor.
  • Mesmo que esses empréstimos sejam um solução para alavancagem, se a empresa atingir um ponto financeiro difícil ou se o negócio arruinar, a empresa pode ficar com uma dívida adicional de alto custo em seu balanço, e precisará refinanciar ou liquidar algum patrimônio.

Como se qualificar em um pedido de empréstimo ponte?

Empréstimos de ponte normalmente têm um processo de solicitação e aprovação razoavelmente rápido para um financiamento comercial comparados a outros tipos e modalidades de crédito para empresas

Os empréstimos ponte não são de um tipo definido, portanto, os padrões de solicitação e qualificação pode variar de credor para credor.

As empresas geralmente precisam colocar ativos e patrimônio como imóveis, equipamentos ou outros ativos tangíveis como garantia.

Os credores com certeza irão olhar para o negócio como um todo, incluindo as circunstâncias da solicitação, como uma rodada anterior de financiamento ou uma aquisição pendente para determinar se o empréstimo representa um risco de crédito ou não.

As empresas normalmente precisarão de um bom SCORE e uma pontuação de crédito sólida e de uma proporção razoável entre dívida e capital, além do novo empréstimo ponte. Um empréstimo de ponte típico pode ser oferecido entre 70% e 80% do valor da propriedade ou da garantia.


Exemplos de empréstimo de ponte para empresas e negócios

Digamos que uma empresa tenha sido aprovada para um “empréstimo de longo prazo” para financiar seu crescimento e expansão futuros por R$ 1 milhões. No entanto, os recursos do empréstimo não estarão disponíveis para a empresa por quatro meses. Eles podem obter um empréstimo ponte para parte desse montante, talvez R$ 100.000, para cobrir eventuais déficits de caixa nesses quatro meses.

Um empréstimo ponte é uma ferramenta financeira com potencial de financiar empresas ou também pessoas físicas em determinadas situações.

Ao considerar um empréstimo ponte, certifique-se de analisar todos os aspectos do financiamento, bem como as implicações e custos de curto e longo prazo que poderão afetar as receitas por algum tempo.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *