Skip to content

Prós e contras de pagar empréstimo adiantado

 
 

“Será que pagar empréstimo antecipado tem muitos benefícios ou você estará apenas tirando dinheiro do seu bolso e dando ao banco, financeira ou credor sem ganhar nada com isso? Vamos analisar.”

 
 

Depois de comparar as melhores opções de empréstimo pessoal e pedir dinheiro emprestado para um credor reconhecido, confiável e seguro, você terá que começar à pagar de volta o valor principal do empréstimo acrescido de juros em parcelas mensais pré-determinadas.

Vale a pena pagar empréstimo adiantado?

No entanto, ao longo do prazo de pagamento do empréstimo, é muito possível que sua situação financeira possa mudar para melhor e você seja tentado a pagar algumas parcelas do empréstimo antes do vencimento.

Há certamente benefícios de pagar  empréstimo antecipado (mais cedo, antes do vencimento), no entanto, também pode haver desvantagens nessa transação – vamos ver! Para ajudá-lo a determinar se deve ou não pagar parcelas do empréstimo antecipadamente, compilamos uma lista de alguns prós e contras.

vale a pena pagar empréstimo adiantado
Vale a pena pagar empréstimo adiantado ou antecipar parcelas? Descubra!

Observe que esta é uma lista parcial e para entender completamente os benefícios e as desvantagens de reembolsar seu empréstimo com antecipação, você deve entrar em contato com seu credor, agente de crédito ou a empresa financiadora com a qual você contratou o empréstimo.

Leia também: 


PRÓS de pagar empréstimo adiantado

Traz paz de espírito:
Eliminar uma grande obrigação financeira e ter um pagamento mensal a menos em suas mãos pode ter um impacto enorme em seu estilo de vida e bem-estar no presente e no porvir.

Você não precisa mais tomar decisões baseadas na dívida deste empréstimo pessoal e pode deixar de se preocupar em fazer os pagamentos mensais futuros em dia.

Economiza com taxa de juros:
O pagamento antecipado de um empréstimo pessoal pode, em muitas situações resultar em boas economias obtidas com a redução de juros nos pagamentos das parcelas.

Isto é especialmente verdade com empréstimos que têm uma taxa de juros mais alta, neste caso a economia pode ser significativa.

Note que isso pode não ser o caso com todos os credores, alguns empréstimo não vale a pena antecipar porque o desconto é muito pequeno.

Melhora o patrimônio líquido:
Reduzindo sua responsabilidade com endividamento pode melhorar seu patrimônio líquido (mais dinheiro no bolso), fazendo você parecer mais favorável aos olhos dos credores.

Em geral, os credores financeiros calculam sua dívida para determinar como anda seu fluxo de caixa ou a capacidade de pagar um compromisso creditício ou um empréstimo.

Pagando o empréstimo antecipado você pode melhorar o rácio da dívida e suas chances de ser aprovado em outros novos empréstimos aumenta consideravelmente.

Melhora a pontuação de crédito:
Sua pontuação de crédito é afetada por inúmeros fatores, um delas é a utilização de crédito, que é quanto crédito você tem aplicado em dívidas. Uma utilização de crédito muito alta pode afetar negativamente seu rating de crédito.

Pagar um empréstimo antecipadamente reduz a utilização de crédito e pode indicar ao seu credor que você pode administrar as suas dívidas com eficiência e agora tem espaço para, possivelmente, obter mais crédito.


CONTRAS de pagar empréstimo adiantado

Não é o melhor lugar para investir seu dinheiro:
Dependendo do tipo de dívida, pode ser melhor você investir seu dinheiro em vez de usá-lo para pagar as dívidas de juros baixos.

Considere investimentos que poderiam superar qualquer economia potencial de taxa de juros derivada do pagamento antecipado dessa dívida com empréstimos.

Você pode ter problemas de liquidez:
Pagar sua dívida de uma só vez e não manter fundos e recursos líquidos suficientes no seu bolso ou na poupança, pode criar problemas de fluxo de caixa que poderão causar atrasos em outros compromissos e pagamentos de contas, principalmente por não ter economias suficientes se houver alguma circunstância imprevista.

Você pode perder os benefícios de ter dívidas:
Por incrível que pareça, a dívida é um componente muito importante na construção de crédito, especialmente para quem está iniciando sua vida financeira para criar score no Serasa, SPC e Boa Vista (SCPC).

Desta forma, usar a dívida seria um vantagem e fazer pagamentos de empréstimo em dia seria oportuno e muito útil para estabelecer seu histórico de crédito.

Penalidades de pagamento:
Para alguns tipos de empréstimos e financiamentos, existe uma multa/penalidade de pagamento para antecipação.

Com tal termo no contrato, reveja cuidadosamente a documentação do seu empréstimo ou discuta com o seu credor para ver se vale a pena pagar o empréstimo antecipadamente.

Nesse artigo você pode entender que ao fazer o pagamento do empréstimo antecipado, pode ser uma boa como pode ser um tiro pela culatra, então, sempre verifique o que você ganha ao realizar essa operação e se realmente é vantajoso.

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" ([lmt-post-modified-info]) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *