Skip to content

Empresa Endividada – Conseguir dinheiro para sair da dívida

dezembro 15, 2019

 
 

“Muitas empresas têm se endividado no país e os motivos disso são os mais variados possíveis, como a crise econômica, má administração dos recursos financeiros e até as diversas reclamações tributárias.””

 
 

— Nesse cenário, é comum vermos empresas lutando para pagar as dívidas. E para isso, buscam formas de conseguir recursos para uma empresa endividada.

Entretanto, essa não é uma tarefa tão fácil assim, pois muitas vezes é difícil conseguir recursos. Se as dívidas pessoais são difíceis de serem quitadas, imagina então quando se fala em empresa endividada, a situação complica ainda mais, pois esse é o primeiro passo para a falência do seu negócio.

Empresa Endividada

Entrar em desespero não é a melhor escolha, pois há alternativas que podem ajudar você a conseguir dinheiro para tirar a empresa do endividamento. Dentre eles estão as linhas de créditos em instituições financeiras ou os financiamentos com empresas estatais e entidades governamentais e é sobre essas duas que esse artigo irá falar.

Como conseguir dinheiro para uma empresa endividada


1 – Créditos em instituições financeiras

Se você tem contas pendentes com fornecedores ou precisa de crédito para adquirir algum equipamento essencial para o seu negócio, mas a sua empresa está endividada, uma saída é recorrer as instituições financeiras, conhecidas como bancos.

Muitos bancos oferecem linhas de crédito empresarial exatamente com o intuito de manter a economia em constante rotação e assim evitar que empresas como a sua venham a falência.

Mas, como saber se a sua empresa está a caminho da falência?
Uma empresa endividada não obrigatoriamente irá falir, pois o processo de falência consiste em um meio jurídico onde o empreendedor tem muitas dívidas para a pagar e esse débito é maior do o valor de todo o patrimônio.

Quem definir a falência de uma empresa com dívidas é um juiz, após isso então todos os bens da empresa são compartilhados entre os credores para minimizar as dívidas.

Linhas de crédito: Existem basicamente duas linhas de crédito para casos de débitos empresariais e elas são ótimas maneiras para você conseguir recursos para uma empresa endividada. O primeiro deles é o financiamento com dívidas e o segundo é o capital de giro.

Diversas instituições financeiras oferecem esses serviços, por isso é necessário que você avalie todas as taxas de juros, prazos, valores mínimos e garantias. É importante que você seja realista e só feche o crédito empresarial dentro das condições que você pode pagar, isso evita mais endividamento.

Vantagens das linhas de crédito: Utilizar as linhas de crédito é uma forma de conseguir recursos para salvar uma empresa endividada, além disso, geralmente as taxas nas instituições financeiras são menores, os prazos e as condições podem ser negociados.


2 – Crédito do Governo

Se o débito da sua empresa é com os bancos a situação fica um pouco mais difícil, pois as suas dívidas se tornam uma “bola de neve” e chega um momento que fica insustentável.

Mesmo nessas condições, você ainda pode conseguir recursos para uma empresa endividada, basta procurar as entidades governamentais ou os financiamentos estatais, por exemplo.

Você também tem a opção de uma empresa privada, pois muitas também trabalham com esse serviço, mas é importante verificar as condições e solicitar o crédito quando você realmente tiver total segurança. Além disso, você também pode recorrer ao empréstimo coletivo.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), é uma instituição do governo, que trabalha com serviços voltados exatamente para isso.

O Governo Federal, através do BNDES, disponibiliza um valor de R$ 15 milhões de reais para ajudar as empresas a se recuperarem das suas dívidas, tudo isso com o intuito de movimentar a economia.


Crédito para empresas endividadas

Para conseguir o crédito empresarial para quitar as dívidas, você pode acessar diretamente o site do BNDES, basta clicar aqui. Vale ressaltar que esse recurso é voltado para as micro e pequenas empresas.

No site então, você preenche algumas informações referentes a sua empresa, como o tipo de atuação do seu negócio, o crédito necessário e qual a finalidade do financiamento.

Além disso, você também pode recorrer as instituições e cooperativas de créditos, pois muitas oferecem recursos para as empresas que possuem dívidas.


Dicas para uma não ter uma empresa endividada

Sabendo as maneiras de conseguir crédito para que sua empresa saia da dívida, separamos também algumas dicas úteis para o seu negócio.

Controle o caixa

Para evitar ou para sair do endividamento, controlar o que entra e sai do caixa é necessário. Inclusive, muitas empresas só conseguem perceber que estão endividadas quando é tarde demais, pois elas não fazem o controle financeiro.


Realize um planejamento

A falta de planejamento também é uma das razões que as empresas acabam se endividando, assim defina os objetivos, faça negociações de dívidas, realize cortes se necessário, isso tudo faz uma grande diferença.


Não misture as contas empresarias com as pessoais

O micro e o pequeno empreendedor têm essa mania de não separar as contas da empresa com as pessoais, logo tudo fica confuso e se torna impossível saber se o dinheiro é da empresa ou é apenas o seu.

Seguindo essas dicas você com certeza conseguirá tirar a sua empresa do vermelho.

Mas, antes de solicitar qualquer empréstimo, análise as suas condições e somente solicite o valor necessário para eliminar as suas dívidas.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *