Skip to content

Solicitar um empréstimo pessoal: 5 perguntas antes de decidir!

novembro 15, 2019

 
 

“Solicitar um empréstimo pessoal para muitas pessoas pode significar o fim das dívidas! No entanto, quem toma dinheiro emprestado em banco ou financeira, acaba entrando em uma nova dívida. É importante sempre se perguntar se você realmente precisa desse dinheiro e quais são os benefícios que ele lhe trará.”

 
 

É sempre bom analisar as suas condições financeiras antes de pedir um empréstimo, financiar uma comprar ou pedir dinheiro emprestado. Quando você pede um empréstimo significa que você está se comprometendo a reembolsar o dinheiro emprestado em um curto, médio ou longo prazo com acréscimo de uma determinada taxa de juros.

empréstimo pessoal

Antes de assinar o contratado que lhe for oferecido, você deve verificar como e o quanto o pagamento das parcelas do dinheiro emprestado poderá afetar a sua renda mensal. Não é uma boa ideia solicitar um empréstimo pessoal no “achismo“, achando que vai conseguir pagar.

Embora seja tentador pegar dinheiro emprestado e pagar ao longo dos anos, você deve se manter firme e somente pedir o dinheiro se for necessário e se você tiver certeza de que conseguirá pagar. Antes de solicitar um empréstimo, pergunte a si mesmo essas cinco questões que separamos neste post.

Perguntas antes de solicitar um empréstimo pessoal


Esta compra é necessária agora?

 
 

Na maioria das vezes, as compras que parecem ser necessárias talvez não sejam. É possível adiar a compra de quase todas as coisas até que se tenha conseguido juntar dinheiro o suficiente para comprar à vista, em vez de financiar ou contratar um empréstimo bancário.

Por exemplo, se você gasta centenas de reais por mês para ir à lavanderia para lavar a roupa, você pode comprar uma máquina lavadora e secadora com o dinheiro e economizar ao longo dos anos.

Agora se é para algo recreativo, como a compra de uma lancha ou jet skis, você pode economizar dinheiro até que tenha dinheiro o suficiente para comprá-lo à vista, porque eles não são compras necessárias. Se for uma compra mais importante, como um carro novo, por exemplo, considere adquirir um carro usado primeiro para economizar dinheiro.

Posso comprar algo mais em conta e barato?

Normalmente, quando decidimos comprar algo para nós, sempre desejamos os modelos mais caros e mais atualizados do momento. Porém, muitas vezes pode ser mais inteligente você comprar um modelo usado ou um modelo inferior.

Ainda usando o exemplo do carro, você pode comprar um modelo mais básico ou considerar comprar um carro usado. Qualquer dinheiro que você consiga economizar na compra, você pode usar como uma reserva para emergências ou investir em algo.

Nota: Antes de decidir comprar algo entenda que você não deve comprar o item mais barato, mas sim aquele com boas condições e com preços acessíveis para o seu bolso. Por isso, faça bastante pesquisa em sites e lojas diferentes para poder encontrar um bom produto com um preço bom.

Consigo fazer os pagamentos sem comprometer minha renda?

 
 

Essa é a principal pergunta que você deve se fazer – e é muito importante que você seja honesto consigo mesmo. Análise os limites que essa aquisição pode refletir na capacidade de você realizar coisas no futuro., como viajar nas férias do trabalho.

Na verdade, se você não pensar com calma, é provável que você esprema o seu orçamento de forma que fique difícil fazer qualquer tipo de coisa, como ir às compras, sair para jantar ou ir ao happy hour com os amigos. Você pode se ressentir ou se arrepender da compra.

Considere também a sua relação dívida versus renda. Não deixe que o empréstimo com restrição ou sem consulta, ou até im financiamento seja superior a 25% da renda.

Em quanto tempo posso pagar?

Quando você decidir solicitar um empréstimo pessoal, você deve pensar no prazo que você levará para conseguir quitá-lo. Lembre-se, é extremamente difícil construir a verdadeira riqueza ou liberdade financeira quanto se está constantemente endividado ou pagando juros aos bancos.

Quando você conseguir mudar isso e fazer o seu dinheiro trabalhar por você, será capaz de alcançar seus maiores objetivos financeiros.

É por este motivo que é muito importante avaliar e analisar com calma e cautela todas as opções antes de solicitar um empréstimo pessoal ou pedir dinheiro emprestado.

Se você realmente deseja fazer empréstimo, em vez de apenas pensar em pagar a parcela mensal, tente encontrar maneiras de pagar mais parcelas. Com isso, seu empréstimo terminará mais rápido e você ficará livre da dívida.

O que acontece se eu não conseguir pagar?

 
 

Nem tudo é um mar de rosas e as coisas podem mudar de uma hora para outra. Você deve averiguar os possíveis imprevistos a longo prazo como perder o emprego ou ter a renda reduzida.

Isso significa que você terá uma pressão extra para encontrar um novo emprego o mais rápido possível, porque qualquer pagamento atrasado ou pagamentos não efetuados poderão gerar juros, afetará sua pontuação de crédito e ter o seu nome negativado no SPC e SERASA.

Concluindo, você deve saber como fará para pagar o empréstimo se você perder o emprego. Se você está em uma família de renda única ou é solteiro, você precisa ter muito cuidado antes de solicitar um empréstimo pessoal e entrar em uma dívida fixa.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *