Skip to content

Condições comuns para solicitar um empréstimo

novembro 15, 2019

 
 

“Você precisa solicitar um empréstimo para financiar um projeto pessoal, viajar com a família ou por qualquer outro motivo, mas não sabe o que é necessário para obter um? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!”

 
 

Solicitar um empréstimo em um banco, financeira ou instituição financeira é um processo que, dependendo da modalidade, pode levar algum tempo, além disso, o solicitante deve se dedicar em pensar cuidadosamente sobre suas reais necessidades e onde encontrar o empréstimo ideal para suas condições.

Condições para solicitar um empréstimo

Quais as condições para solicitar um empréstimo?

Um empréstimo pessoal é um tipo de contrato que deve ser cumprido até o final, isso significa que não deve ser tomado por qualquer motivo.

O mutuário deve estar ciente do fato que o dinheiro tomado emprestado terá que ser reembolsado ao credor durante o período estipulado no contrato do empréstimo, incluindo nas parcelas os juros, algumas taxas e custos com impostos.

 
 

É claro que um empréstimo pessoal não é apenas sobre o solicitante, uma vez que o banco e instituição financeira que concede o crédito deve cuidar dos seus próprios interesses e, por isso, irá determinar se o tomador tem a capacidade de devolver o dinheiro emprestado através de uma análise de crédito do CPF.

Isso significa que haverá uma série de condições e requisitos que um solicitante de empréstimo deve cumprir para obter dinheiro de um credor ou uma fonte de financiamento.

Condições que um solicitante de empréstimo deve atender

Quando um empréstimo pessoal é concedido, independentemente do tipo, cada instituição financeira pode estabelecer seus próprios conjuntos de requisitos, termos e restrições. Estas condições dependerão da política de risco de crédito do próprio banco, bem como do valor a ser emprestado e do propósito (modalidade do empréstimo).

Apesar das inúmeras variações entre os tipos de empréstimo, existem alguns requisitos típicos que todos os bancos solicitam a qualquer pessoal que esteja buscando fazer um empréstimo pessoal. Entre eles, podem ser incluídos o seguinte:

  • Ser maior de idade: os bancos precisam ter certeza de que o dinheiro emprestado será pago de volta, e isso só é possível se o solicitante tiver um histórico de crédito estável e uma fonte regular de renda. Ambas as condições são difíceis de serem cumpridas por um menor de idade.
  • Comprovação de renda: ou, em outras palavras, evidências de ter a capacidade de devolver o dinheiro emprestado. Para atender a essa exigência, a pessoa que solicita o empréstimo deve demonstrar que possui uma renda estável e estar dentro dos termos exigidos pelo e banco e regulamentações federais. Por exemplo, se o empréstimo requer R$ 300 de pagamento da parcela pago mensalmente, o solicitante deve ter uma fonte(s) de renda que permita que esse valor seja descontado ou pago sem dificuldade, não ultrapassando o limite permitido que é de até 30/35% da renda.

Dadas estas exigências para solicitar um empréstimo pessoal, é fácil ver que aqueles com possuem fonte de renda regular ou tem carteira assinada, contrato de trabalho permanente, servidores ou funcionários públicos, aposentados ou pensionistas acharão muito mais fácil ter acesso a inúmeros tipos de empréstimos.

Fazer uma viagem, comprar peças de mobiliário ou expandir seus negócios ou estudos, é mais fácil quando se pode comprovar renda e fazer a solicitação do empréstimo online, em agências ou em lojas de correspondentes bancários.

O que é uma garantia pessoal para pegar empréstimo?

 
 

Ao solicitar um empréstimo, você deve estar ciente de um princípio geral encontrado na lei, conforme expresso em artigos do Código Civil, que afirma o seguinte: “Para cumprir as obrigações, o mutuário deve fazer uso de todos os seus direitos, ativos, presentes e futuros”.

Isso significa que o mutuário tem a obrigação de devolver o valor acordado com o banco usando todos os seus rendimentos e propriedades atuais ou futuros. Quando uma operação de empréstimo envolve mais de uma pessoa, na forma de fiador do empréstimo, isso pode gerar dois tipos de garantias ou responsabilidades pessoais:

  • Responsabilidade conjunta e solidária: o banco pode indevidamente responsabilizar um dos mutuários por 100% do valor do empréstimo. E os mutuários podem, então, fazer reclamações entre si em relação aos valores devidos conforme acordado entre eles.
  • Responsabilidade proporcional: cada mutuário é responsável perante o banco por um valor específico do empréstimo, conforme previamente acordado, com esses valores totalizando até 100% do empréstimo.

solicitar um empréstimo no banco

Documentação necessária e requisitos ao solicitar um empréstimo

Dependendo do banco onde o empréstimo está sendo solicitado, pode haver um número maior ou menor de documentos necessários.

É mais típico para o banco exigir que o solicitante de empréstimo forneça seu:

  • Número de identificação RG
  • Número de Cadastro Pessoas Física – CPF
  • Número da conta corrente onde o dinheiro emprestado será depositado
  • Cópia, PDF com comprovante de renda do salário ou outras evidências receitas regularmente recebidas
  • A mais recente Declaração de Imposto de Renda – IRPF
  • Comprovante de emprego para que o banco possa ter uma ideia sobre as relações do mutuário com seus empregadores
  • Cópias de escrituras e títulos de imóveis e outros ativos possuídos e informações relacionadas
  • Informações de quaisquer outros empréstimos que possam existir

Além de toda essa documentação, se o solicitante do empréstimo for trabalhador autônomo, o banco também poderá solicitar: DECORE, extratos bancários e os mais recentes pagamentos do Carnê Leão do Imposto de Renda.

Facilidade para quem quer solicitar empréstimo pessoal

 
 

E finalmente, ao solicitar um empréstimo pessoal, se você tiver seu salário (empréstimo com salário) depositado diretamente em conta de banco durante todo o prazo do empréstimo, você poderá se beneficiar de uma taxa de juros melhorada, ou seja, que a taxa de juros será menor.

Para aqueles que estão à procura de um empréstimo pessoal, existem muitos credores online que disponibilizam comparadores e simuladores de empréstimos para visualizar de forma rápida e fácil, valores, prazos e condições para aprovação do empréstimo.

Você pode encontrar todos esses detalhes e muito mais no site: (link).

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *