Skip to content

Crédito Empresarial: O que é, como contratar e Tx de juros

 
 

“O crédito empresarial pode ser um ótimo ponto de partida para que o seu negócio consiga se destacar no mercado, pois com ele você tem a oportunidade de fazer bons investimentos que podem garantir o seu sucesso e o crescimento da sua empresa.”

 
 

— O crédito também pode ser usado em outras situações, tais como cobrir despesas urgentes ou para garantir o capital de giro, em ambos os casos o intuito é manter o negócio fluindo no mercado.

Crédito Empresarial

Contudo, é necessário que você conheça tudo sobre esse crédito, pois só assim é possível saber se ele é realmente uma boa saída para o seu negócio, além de permitir que você escolha a melhor linha de crédito e evite então mais dívidas.

Se você se encontra nesta situação e está precisando de dinheiro extra para sua empresa, o crédito empresarial pode ser uma ótima opção. Entenda o que é o crédito, quais são as linhas de crédito que ele atua, onde contratar, taxa de juros e muito mais. Confira!

O que é o crédito empresarial?

Quando você (pessoa física) possui alguma dívida, por exemplo, e falta dinheiro para quitá-las, é normal recorrer ao crédito pessoal, onde você terá que pagar o valor parcelado com a existência de juros.

Com as empresas é a mesma coisa, entretanto, as linhas de crédito empresarial são diferentes, pois é considerado a finalidade de uso do valor concedido. E assim como no crédito pessoal, a contratação desse financiamento é realizada nos bancos.

Tipos de linhas de crédito empresarial

Como citamos acima, o crédito empresarial é disponibilizado de acordo com o objetivo que ele será utilizado, por isso existem as linhas de crédito e vamos citar as principais.


Capital de Giro

Esse crédito é cedido para os empresários que precisam manter o seu negócio funcionando corretamente.

Através do capital de giro, é possível restabelecer o estoque, pagar as dívidas e atender as outras necessidades que fazem a operação da empresa ter continuidade. Vale ressaltar que ele já possui as taxas de juros tabeladas e o empréstimo de curto prazo.


Crédito para investimento

 
 

Existem dois tipos de crédito de investimento, o primeiro é o fixo, que deve ser usado para a modernização ou aumento físico da empresa. O outro é empresarial misto, que serve para a empresa comprar, por exemplo, uma máquina, assim é oferecido o valor referente ao equipamento.


Antecipação de recebíveis

O crédito de antecipação de recebíveis é utilizado quando a empresa deseja embolsar a vista o que foi vendido a prazo. Muito usado para descontos de cheques pré-datados, de títulos, dentre outros.


Onde contratar crédito empresarial?

São diversas instituições financeiras que oferecem o este tipo de crédito para as empresas e o recomendado é sempre fazer esse tipo de empréstimo com bancos conhecidos.

Listamos abaixo alguns bancos onde você pode contratar esse tipo de financiamento:

  • Banco do Brasil
  • Santander
  • Itaú
  • Bradesco
  • Caixa Economica

Taxas de juros do crédito empresarial

Antes de fazer o seu empréstimo empresarial ou financiamento é necessário ficar atento as taxas de juros que cada instituição financeira oferece, pois elas podem variar significativamente. Os valores dessas taxas mudam também de acordo com a linha de crédito que você escolher e os prazos.

Em muitos sites de bancos é possível fazer essa simulação online, assim cabe a você realizar essa pesquisa, fazer as comparações e fechar o seu crédito empresarial com a instituição que melhor se adequa às suas necessidades.


Como contratar o crédito empresarial?

 
 

Primordialmente, é preciso que você identifique a necessidade do empréstimo, além de também ter em mente o valor que será investido. Apenas dessa maneira você conseguirá tirar o proveito máximo desse financiamento, evitando que o valor solicitado se torne impossível de pagar.

Depois disso você estará totalmente apto para contratá-lo, então é só ir no banco que você escolheu, com as melhores taxas de juros para o seu negócio.

É necessário que você tenha em mão alguns documentos atualizados como:

  • CPNJ; leia também: Como consultar CNPJ
  • Faturamento da empresa no ano anterior;
  • Contrato social da empresa;
  • Quadro societário;
  • Plano de negócio.

Vale a pena contratar crédito empresarial?

A grande vantagem do crédito empresarial é que ele pode ser uma boa maneira de você quitar as dívidas altas, parcelando em preços menores para então pagar posteriormente. Além disso, é possível usar o valor adquirido para alavancar a sua empresa, fazendo ela crescer mais rapidamente.

Outro grande benefício é que você pode solicitar um crédito com taxa de juros fixa, assim você irá pagar o valor que contratou mais os juros, ou seja, você não terá surpresas ao receber as parcelas.

Ou seja, vale a pena sim, mas é necessário que você tome alguns cuidados, principalmente evitando ficar endividando, para isso não acontecer saiba investir e manter as finanças da empresa em dia.

Para mais informações sobre empréstimos para empresas, continue navegando em nosso site.

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" (em ) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *