Skip to content

FIES – Tudo sobre o Fundo de Financiamento Estudantil

 
 

“Conheça o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Um programa do Governo do Estado que tem como principal objetivo ajudar o cidadão brasileiro, matriculado em uma instituição de Ensino Superior, a realizar o sonho de se formar.”

 
 

— O crescimento da busca de financiamento estudantil no Brasil cresceu rapidamente nos últimos anos. Milhares de estudantes buscam esse tipo de crédito em instituições públicas e privadas para realizar o sonho de exercer a profissão que tão deseja.

Fundo de Financiamento Estudantil

Sabendo da dificuldade que o estudante têm para conseguir pagar a faculdade, as instituições criaram uma linha de crédito exclusiva para estudantes. Com opções de financiamento de até 100% do curso, contas universitárias com descontos e benefícios, linhas de empréstimo para comprar materiais e muito mais. E uma das opções de financiamento públicas é o FIES.

Se você está interessado em conhecer o FIES, está no lugar certo! Neste artigo, iremos explicar como funciona o financiamento estudantil do governo, quais as faculdades parceiras, as formas de pagamento, enfim, tudo o que você precisa saber para contratá-lo e começar a estudar agora mesmo. Confira!


O que é o FIES?

 
 

O fundo de financiamento estudantil (FIES), criado pelo Ministério da Educação, financia cursos de graduação superior de estudantes que estão matriculados em faculdades que fazem parte do programa. Os valores financiados variam entre 50% e 100%, e o programa está entre as melhores taxa de juros de financiamentos estudantis, mais baixo até que a taxa do Pravaler. Isso significa que você irá economizar muito optando por este tipo de crédito.


Onde contratar um financiamento estudantil?

Nem todos os bancos oferecem opções de empréstimo estudantil, no entanto, o Bradesco é uma exceção. Com o crédito estudantil Bradesco, o contratante pode dividir o valor total do semestre em até 12 vezes, com a viabilidade de renovar o crédito no término de cada semestre, mas a taxa de juros do Bradesco é estabelecida de acordo com a análise crédito e relacionamento do cliente com o banco.

Os bancos que trabalham com o Fies, são a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB), ambos atualmente com juros de 6,5% por ano. Como estes são dois bancos públicos, a taxa de juros de financiamentos estudantis tendem a serem muito mais baixas do que as cobradas por instituições financeiras privadas, como é o caso do Bradesco.


Como funciona o fundo de financiamento estudantil – FIES?

O montante financiado depende da renda bruta mensal da sua família. A instituição financeira analisa a renda total da sua família e determina o quanto irá financiar.

Geralmente, estudantes com renda mensal de até dez salários mínimos poderão financiar entre 50% e 100% o valor do curso. E estudantes com renda mensal entre dez e quinze salários mínimos conseguem financiar entre 50% e 75% do curso.

Você consegue solicitar o financiamento estudantil do governo mesmo sem começar a estudar. Mas esteja ciente de que a aceitação só aparecerá quando a inscrição for feita. E aqueles que já são matriculados e estudam há um tempo podem solicitar o fundo de financiamento estudantil (Fies) do período que já passou.


Como é feito o pagamento da parcelas do FIES?

 
 

O pagamento é feito em três etapas, sendo elas:

  1. Enquanto estuda: você pagará R$ 150 a cada três meses. Este valor é referente ao pagamento dos juros que incidem sobre o financiamento.
  2. Ao final do curso: você terá 18 meses de carência para se estabelecer e recompor sua renda, e neste período irá pagar R$ 150 reais a cada 3 meses;
  3. Após 18 meses de carência: o saldo devedor do estudante pode ser parcelado em até três vezes a duração do seu curso.

Quais são os requisitos para financiar e entrar no Fies?

Os requisitos são:

  • Ter uma renda bruta familiar de até três salários mínimos;
  • Escolha um curso de graduação em uma faculdade privada que tenha participação no Fies;
  • Alunos que tenha feito o ENEM a partir da edição de 2010, com uma nota superior a 450 e não ter tirado nota zero na redação;
  • Necessário um fiador ao pedir o financiamento, pode ser seu pai, mãe, tio ou um amigo.

Atenção! É importante pedir a renovação em cada semestre. Ou então, o financiamento provavelmente será suspenso ou cancelado automaticamente. Você pode suspender o Fies por um período ou solicitar o cancelamento.

Tudo sobre o FIES


Quais são as universidades aprovadas pelo FIES?

Cada semestre, a quantidade e a distribuição das vagas do fundo de financiamento estudantil – FIES podem mudar. Dê uma olhada em algumas das instituições que normalmente participam:

  • Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
  • Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
  • Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
  • Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
  • Faculdade Unime (UNIME) – na Bahia
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Universidade Estácio de Sá (UNESA)
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Para financiar através do FIES precisa de fiador?

Existem três casos em que você pode ser desobrigado do fiador e também optar pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) quando se registrar no financiamento FIES:

  • Se você é um bolsista parcial de Prouni
  • se você estiver matriculado em curso de licenciatura ou
  • no caso de você ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio por mês.
 
 

Em todas as outras circunstâncias, um fiador deve ser apresentado.


Bolsista parcial do ProUni pode solicitar o FIES?

Sim, pode. O FIES pode ser utilizado para complementar o valor da bolsa parcial, desde que seja para o mesmo curso e instituição onde o estudante tem bolsa do ProUni e também a soma desses dois benefícios não ultrapasse o valor das despesas educacionais com desconto.


Como faço a inscrição no FIES?

O processo de inscrição é feito totalmente online, através da internet. Basta acessas o portal oficial, o FIES Seleção e preencher os seus dados pessoais e um questionário.

Lembre-se: Preencha os dados corretamente, qualquer divergência nos dados cadastrais podem acarretar a não aprovação da sua inscrição.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *