Skip to content

Capital Social: O que é? Qual a importância para as empresas

dezembro 15, 2019

 
 

“Para que uma empresa comece a criar uma rotina de faturação satisfatória, é preciso fazer certo investimento em determinados aspectos. Essa verba inicial em uma empresa é chamada de capital social.”

 
 

— Ou seja, se trata do total de verba em que o negócio necessita antes mesmo de ser capaz de se auto sustentar. É importante que gastos como salário, localidade, materiais para estoque, impostos, entre outros estejam presentes na sua contabilidade.

Capital social

Caso um sócio entre com esse investimento, esses dados devem ser inseridos em um contrato social. Por mais que não pareça algo relevante, esse contrato se torna necessário para o desenvolvimento da empresa.

Por ser um aspecto inicial na sua empresa, muitas pessoas acabam não pesquisando a fundo. Mas, neste conteúdo, você irá conhecer tudo sobre o capital social e qual sua real importância. Confira!


O que é o capital social?

Como dito anteriormente, o capital social se trata de uma quantia de dinheiro que serve como sustento do início de um negócio. É o valor necessário para começar o fluxo de caixa da sua empresa. No entanto, não é uma quantia que é determinada por acaso. Há vários critérios a serem considerados antes de investir na sua ideia.

A contabilidade do capital social deve ser feita de maneira minuciosa. Gastos com o pagamento de funcionários, a aquisição de matéria-prima para estoque, campanhas de marketing e outros devem ser considerados. Todas as despesas devem ser planejadas de maneira que o capital social seja estipulado corretamente.

O valor do capital social é definido por meio de um plano de negócios. Todos os custos iniciais devem ser previstos, ao menos até o momento em que a empresa consiga se sustentar sozinha. Entender o que é esse gasto inicial é importante para que problemas financeiros empresariais não aconteçam no futuro.

Em caso de sociedades, o capital social deve ser registrado por meio de um contrato. Dessa maneira, é possível determinar a quantia que cada sócio irá contribuir para a abertura da empresa. Além disso, também deve deixar claro se esse investimento acontecerá com dinheiro ou bens. Seria interessante o acompanhamento de um profissional da área.


Qual a importância do capital social para empresas?

A partir das operações da empresa, o negócio deve conseguir capital o suficiente para se manter. No entanto, esse é um valor que não é obtido de imediato. Mas, ainda assim, para uma empresa funcionar sem um capital inicial é impossível. Por isso o capital social é tão importante, pois ele se trata de uma garantia para os investidores.

O capital social é importante exatamente como uma garantia. Isso porque ele é obtido através do proprietário, sócio ou mesmo acionistas da empresa. Além disso, é possível identificar se o patrimônio condiz com os representantes do negócio. Ou seja, ele é importante para conferir se a empresa não é apenas uma entrada de dinheiro ilícito.

Por meio desse capital inicial, é possível fazer com que a empresa se mantenha em funcionamento por um tempo. Dessa maneira, não haverá preocupações do proprietário até que o negócio comece a gerar lucros. Por meio disso, é possível saber, também, qual a porcentagem de negócio que cada sócio possui.

O investimento de cada sócio deixa claro a autoridade que ele possui sob determinado percentual da empresa. O contrato do capital social evita que ocorra disputas entre os sócios, além de evitar conflitos em casos de mudanças.


Alteração no capital social – O que fazer caso seja necessário?

Como o capital social se trata de um contrato entre os sócios, para alterações, é preciso cumprir critérios específicos. Em casos de aumentos, isso só pode acontecer após a integralização dos valores iniciais. Além disso, a cada aumento de valor, é necessária a realização de um novo contrato e averbá-lo na Junta Comercial.

Por sua vez, em casos em que o valor precise ser diminuído, pode ser reduzido em dois casos: por causa de perdas irreparáveis ou quando o investimento for maior do que o necessário. No entanto, esse procedimento deve ser aprovado por meio de uma assembleia. Isso porque todo o processo deve estar transparente para todos os sócios.

Devido a esses critérios, é importante que a avaliação do capital social seja realizada por um profissional. O conhecimento sobre operações pode garantir que o negócio permaneça em funcionamento com esse investimento inicial.

O seu empreendimento deve ser sempre bem estudado antes de coloca-lo em prática. Dessa forma, fica clara a importância do capital social para as empresas que buscam sucesso.

Para mais informações sobre capital de giro, empréstimos empresariais e outros assuntos relevantes, continue navegando em nosso site.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *