Skip to content

Onde e como comunicar falta de luz e energia elétrica

setembro 4, 2019

 
 

“Todos sabem como é frustrante passar pelo problema de queda ou falta de luz (eletricidade) ou de falta de água, por isso, a maioria da empresas que operam nesse segmento, procura tornar o processo para restaurá-los o mais rápido e indolor possível.”

 
 

— Se você não sabe como enviar uma notificação, SMS, 0800, qual o contato, telefone e tipo de atendimento que responde por interrupção de luz elétrica ou problemas com o serviço de energia, siga nosso guia fácil para encontrar o telefone das principais concessionárias e redes que produzem e distribuem energia elétrica no Brasil.

Onde e como comunicar falta de luz e energia elétrica

Falta de energia elétrica

Falta de energia ou luz como costumamos chamar, as interrupções elétricas e problemas de serviço podem acontecer a qualquer momento por vários motivos.

Para ajudar a esclarecer qualquer confusão relacionada ao assunto, reunimos algumas das perguntas mais solicitadas.

Embora todas as empresas de serviços públicos tenham uma linha de atendimento ao cliente, a maioria das concessionárias tem um número especial para ligar e relatar quedas de energia, bem como uma maneira de relatá-las diretamente através dos aplicativos e sites das empresas de serviços públicos de energia.

Uma vez que você tenha contatado sua concessionária, alguns podem lhe dar um prazo de quando sua energia será restaurada. Se a falha de energia que você está enfrentando se deve a um saldo vencido e conta não paga, o melhor é ligar para o Atendimento ao Cliente.

Onde informar falta de Luz, queda ou interrupção de energia?


Enel – AES Eletropaulo

O Torpedo Fácil é um serviço gratuito e 24 horas da Enel por onde você pode comunicar falhas no fornecimento de energia, falta de luz, além de solicitar 2ª via da sua conta de energia e a religação de energia elétrica, veja como é fácil:​

Para informar falta de luz: Envie um torpedo com a palavra LUZ seguida do seu número de CPF ou da instalação para o: número 27373.

Ligue para o Atendimento de emergência 24H fora da área de concessão: (11) 2195-2734

Está sem energia em casa ou na rua: Registre aqui sua solicitação de forma rápida. (Link)

Pelo site: https://www.eneldistribuicaosp.com.br/


CPFL

Comunicar a CPFL sobre falta de energia pelo celular. Na concessionária CPFL esse serviço está disponível, direto no celular, para quem precisa comunicar falta de energia, o atendimento é 24h por dia todos os dias da semana incluindo sábados e domingos.

SMS Center: O cadastrar para acesso ao serviço de SMS da CPFL é rápido, fácil e seguro, você precisa primeiramente enviar a palavra IN e o seu código para o número da sua distribuidora, veja a descrição na tabela lista abaixo.

Após feito o cadastro, basta enviar a palavra LUZ e o seu código para o número da distribuidora, descrito na tabela abaixo:​

CPFL Paulista 27351
CPFL Piratininga 27304
RGE 27350
CPFL Santa Cruz 26805​

Comunicar falta de energia por aplicativo CPFL​

Baixe o aplicativo em seu celular e tenha acesso a diversos serviços na palma da mão.
Após baixar, basta clicar no ícone de falta de energia, inserir seu código (localizado no verso da sua conta de energia), CPF e acessar o serviço

Faça o download do aplicativo abaixo, através do código QR CODE, ou diretamente nas lojas da Apple, Android ou Windows Phone: App Android; App iOS Apple; App Windows.

Pelo Site: Você ainda pode acessar o site para comunicar a falta de luz, o acessar para comunicar e registrar a falta de energia no site da CPFL pode ser feito Clicando aqui.


LIGHT

Quando faltar luz da Light, o comunicado pode também ser feito automaticamente através do SMS ou pelo Twitter.

Comunicar falta de luz através do celular: Envie o código da instalação impresso em sua conta de energia elétrica por mensagem de texto (SMS) para o número 54448. Envie somente os números, sem espaços.

O serviço está disponível para clientes Claro, Oi, Vivo, Tim e Nextel, o serviço de aviso está limitado à duas mensagens de texto por dia, por telefone celular.

Comunicar falta de luz através de pelo Twitter: Envie um #luz instalação por DM (mensagem direta) para o @lightclientes. Não esquece de colocar um espaço entre #luz e a sua instalação. Ex: #luz 0406666663

Comunicar falta de luz através do 0800: Ligue gratuitamente para a Light e avise a falta de energia elétrica no número 0800 210 0196.

Pelo site: http://www.light.com.br/ – Para solicitar segunda via da conta da Light, clique aqui.


CELPE

Sua região, rua ou casa está sem luz elétrica? Peça o reparo e religação por meio do site (www.celpe.com.br), além desse tipo de solicitação, o usuário encontra muitos outros serviços e informações importantes de forma rápida, aonde quer que você esteja.

Para pedir para reparar a falta de luz, ligue:

  • Atendimento Emergencial | 116
  • SMS Falta de energia | 26560

Ao ficar sem energia também é possível mandar um SMS com o número da sua Conta Contrato para 26560. O sistema vai criar um protocolo de atendimento e gerar uma estimativa do reparo e retorno da energia.

O reparo de falta de luz está disponível 24 horas por dia nos 7 dias da semana.​

Quer falar com alguém, ligue no tele-atendimento digite o número 116. ​Através das redes sociais a CELPE oferece atendimento de diversos serviços. É só enviar uma mensagem com sua dúvida ou solicitação, que a CELPE vai ajudar! Acesse o Facebook, Instagram e Twitter.

Clique no link para solicitar segunda via da conta da Celpe.


COSERN

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) tem um canal com número de telefone gratuito e outro para o envio de SMS em caso de falta de energia elétrica:


Na falta de luz elétrica quem é restaurado primeiro?

Os primeiros serviços a serem restaurados são os hospitais, a segurança pública e outras instituições de apoio à vida ou de manutenção da vida (isso não inclui os clientes que usam dispositivos de manutenção da vida em suas casas).

Normalmente, todos os clientes que são atendidos por linhas elétricas tem as suas linhas de eletricidade reparadas de qualquer maneira. As equipes das concessionárias e empresas de energia priorizam e restauram as áreas com o maior número de clientes afetados e emergenciais.


Por que a energia acabou depois de ouvir um barulho alto?

Ruídos altos associados a quedas de energia são frequentemente uma indicação de que um fusível ou transformador está queimado. Os transformadores protegem partes do sistema de distribuição quando ocorre um mau tempo por exemplo.

Um transformador queimará para isolar a rede dos danos causados ​​por árvores caindo em linhas de energia, raios ou condições climáticas severas. Isso evitará que atinjam quantidades maiores de clientes no sistema local.

O som de um transformador que queimou ou de um gerador danificado pode ser muito alto e às vezes é confundido com explosões.

Se você ouvir um barulho alto quando a energia acabar, inclua esse detalhe ao relatar a interrupção. Isso ajuda na avaliação e na localização do problema e a na restauração da energia mais rapidamente.


Por que meu vizinho tem luz elétrica e eu não?

Há muitas razões pelas quais seu bairro pode ter áreas sem energia próximas a áreas com energia. Em geral isso acontece porque o dano na rede esta localizado na sua área elétrica de distribuição.

Muitas vezes um lado da rua tem energia elétrica e o outro não, ou uma pequena região está alimentada com energia e a do lado está apagada sem energia.

Em qualquer dos casos, deve ser chamado o serviço de reparo o mais rápido na sua concessionária que atende no sua bairro, cidade ou estado.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *