Skip to content

Feriados Nacionais e Feriados Bancários de 2021

julho 6, 2019

 
 

“Em 2021 c0m0 todos os anos teremos dezenas de feriados bancários e alguns dias com expediente ao público diferenciado aqui no Brasil, se você não quiser perder nenhuma das datas e se programar, relacionamos uma lista com os principais feriados dos bancos em 2021.”

 
 

Para muitos os feriados só atrapalham, os feriados prolongados então nem se fala, no entanto é um meio do cidadão trabalhador descansar a mente e se desligar um pouco do trabalho.

Feriados nacionais e bancários de 2021

Mas e os compromissos financeiros, como fica os bancos, as financeiras, as instituições de crédito, escritórios de empréstimos e órgãos governamentais, além da maioria das empresas e lojas do comércio que ficam fechados nesses dias. Quanto aos bancos e instituições financeiras, você precisa se antecipar com os pagamentos.

Em 2021 haverá 13 feriados bancários no Brasil.

Coloque esta lista dos feriados bancários 2020 no Brasil no seu favoritos (feriados bancários no Brasil 2021). Se você vive no território brasileiro ou apenas está visitando o país, é importante notar que os feriados bancários são diferentes para cada região do país.

Alguns tem mais feriados que outros, então, esta lista se aplicam apenas aos feriados nacionais e bancários, e não ao aniversário das cidades e outras datas comemorativas.

Feriados Bancários Nacionais e Federais

Muitas empresas da indústria e do comércio normalmente fecham nos feriados, no entanto, para feriados nacionais não há expediente ou quando tem, o horário de atendimento são reduzidos.

Ex: quando os feriados de 2020 caírem em uma quinta ou sexta feira, em geral, as compensações são realizadas no próximo dia da semana (o normal é numa segunda-feira). Abaixo está uma lista de feriados bancários mais importantes em 2020 no Brasil.

Não perca nenhum pagamento!

01 de janeiro sexta-feira Dia Mundial da Paz
15 de fevereiro segunda-feira Carnaval
16 de fevereiro
terça-feria Carnaval
02 de abril sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
04 de abril domingo Páscoa
21 de abril quarta-feira Tiradentes
01 de maio sábado Dia do Trabalho
03 de junho quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro terça-feira Independência do Brasil
12 de outubro terça-feira Nossa Srª Aparecida
02 de novembro terça-feira Finados
15 de novembro segunda-feira Proclamação da República
25 de dezembro sábado Natal

Obs: Nos termos do Artigo 5º da Resolução 2.932, de 28.02.2002, do Conselho Monetário Nacional, os feriados mencionados acima não são considerados dias úteis para fins de operações praticadas no mercado financeiro e de prestação de informações ao Banco Central do Brasil (BC), incluindo sábados e domingos.

Quantidades de dias corridos, úteis, domingos, sábados e feriados do ano de 2020
Dias corridos no ano 2021 365
Dias úteis no ano 2021 250
Dias úteis no ano para efeito de operações financeiras 2021 251
Domingos e sábados no ano 2021 104
Feriados que ocorrem de segunda a sexta-feira no ano 2021 11
Feriados que ocorrem em domingos no ano 2021 2

Em algumas datas que ocorrem feriados, o atendimento ao público se dá em expediente com horário diferenciado de acordo com a Resolução nº 2932, de 28 de fevereiro de 2002. Veja abaixo quais são os feriados.

17 de fervereiro quarta-feira Quarta-Feira de Cinzas
31 de dezembro sexta-feira Último dia útil do ano não haverá expediente ao público

O Órgão fiscalizador e regulador dos bancos, a FEBRABAN sempre emite recomendações aos bancos e instituições financeiras, quanto ao horário de atendimento das agências bancárias em especial na quarta-feira de cinzas.

Com relação ao último dia útil de cada ano, não há expediente para atender ao público, mas, as operações entre instituições financeiras e serviços de compensação de cheques, transferências e outras trocas de papéis são concluídas normalmente via digital.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *