Skip to content

Como usar e criar senha forte e ainda conseguir lembrar da senha

 
 

“Criar senha forte e fácil de lembrar e algo que todos nós devemos fazer ao se inscrever em um site que contenha nossos dados pessoais e principalmente em bancos e sites de finanças.”

 
 

— E evitar que alguém consiga entrar em nosso perfil ou conta. Saiba aqui como criar senha forte e como gravar na cabeça de forte simples. Confira!

Como criar senha forte e ainda lembrar dela

Certifique-se de usar uma senha forte” e um dos principais conselhos que recebemos ao  nos cadastrar em um site online. Veja aqui como criar senhas de uso forte e, o mais importante, como lembrar delas.

Usar o salvamento automático em sites para gravar sua senha pode ser de grande ajuda, e pode fazer com que você se “lembre daquela senha”. Mas, e quando você não estiver mexendo em seu computador ou smartphone, o que fará para se lembrar? Veja abaixo algumas dicas e como funcionar o gerenciador de senha.


Lidando com senhas de maneira fácil

 
 

Com certeza você possui contas em dezenas de sites diferentes, e é fato que não há como lembrar de todas as senhas se elas forem diferente uma das outras. Uma forma fácil de lembrar das senhas e duplicar as senhas ou seguir um padrão, do tipo: números+nome.

Você também pode usar o gerenciador de senha – a partir do momento que você criar uma senha forte que consiga se lembrar com facilidade, essa é a última senha com a qual você precisará lidar.

Na internet, você pode encontrar diversos gerenciadores de senhas, mas hoje em especial, vamos falar sobre o Dashlane, ele é provavelmente a melhor escolhe para uma pessoa que não tem uma senha padrão ou não consegue lembrar-se facilmente.

O Dashlane possui aplicativos fáceis de serem usados para cada plataforma, integra-se a todos principais navegadores da Web e os recursos básicos são gratuitos.

Caso deseje sincronizar suas senhas em diversos dispositivos diferentes, é necessário fazer o upgrade para a versão premium do aplicativo, mas recomendamos que você teste a versão gratuita em seu computador principal para decidir se ela satisfaz as suas necessidades.

Os gerenciadores de senhas possuem vários recursos excelentes, como um painel de controle de segurança, alteração de senha e muito mais.

 
 

Se você for sério em segurança, certifique-se de usar senhas fortes em todos os lugares, e a maneira mais fácil de gerenciá-las é um gerenciador de senhas como o Dashlane.

usar e criar senhas fortes em todos os lugares

O conselho tradicional de senha

De acordo com o conselho tradicional de senhas da internet uma senha forte deve conter:

  • Ter no mínimo 12 caracteres: é necessário optar por uma senha que seja longa o suficiente. O ideal é escolher uma senha com no mínimo 12 a 14 caracteres entre letras e números. Quanto maior a sua senha, melhor ela será.
  • Inclui números, símbolos, letras maiúsculas e letras minúsculas: combine diferentes tipos de caracteres em sua senha para torna-la uma senha mais difícil de ser descoberta por outras pessoas.
  • Não escolha uma palavra fácil é óbvia:fique longe de palavras óbvias e combinações de palavras que algumas pessoas possam saber. Qualquer palavra sozinha é ruim. Qualquer combinação de algumas palavras, especialmente se forem óbvias, também é ruim. Por exemplo, “seu nome” é uma senha terrível. “Seu nome + sobrenome” ou “seu nome + data de nascimento” também é muito ruim.
  • Não conte com apelidos óbvias: evite usar apelidos comuns que as pessoas costumam te chamar, não é forte só porque você substituiu um por outro. Isso é óbvio.

Uma dica é que você tente inovar na senha e colocar nomes misturados, por exemplo: “nome 1994 Apelido @” essa senha se encaixa aos requisitos mínimos de uma senha forte.

Possui mais de 12 caracteres e incluem letras minúsculas, maiúsculas, símbolos especiais e números. Determine uma sequência que você irá se lembrar facilmente.


Um truque para criar senhas memoráveis

Com as dicas acima, é muito fácil criar uma senha. Apenas bata os dedos contra o teclado e você pode criar uma senha forte como 3o (t & gSp & 3hZ4 # t9.

 
 

Essa é uma ótima – tem 16 caracteres, inclui uma mistura de muitos tipos diferentes de caracteres e é difícil de adivinhar porque é uma série de caracteres aleatórios.

O maior desafio nessa tipo de escolha é conseguir memorizar a senha. Supondo que você não tenha memória fotográfica, você iria gastar muito tempo para conseguir memorizar totalmente em sua cabeça.

Alguns geradores de senhas aleatórias podem oferecer a você esse tipo de senha – esse tipo de senha e mais conveniente quando você salva a senha automaticamente ou usa um dos gerenciadores de senhas que lembrará sua senha.

É necessário que você pense em como criar uma senha forte e que você consiga se lembrar de forma fácil. Uma vez que você não quer usar nomes e apelidos óbvios, então é preciso que você use algum tipo de truque pra memorizá-la.

Por exemplo, você pode memorizar de forma mais fácil coisas que você já tem em sua mente, como: “Meu primeiro cachorro chamava-se Billy e nasceu em 1990”.

Você pode transforma essa frase em uma senha forte usando os primeiros dígitos de cada palavra e a data, para que sua senha fique MpccBeNem1990. Esta é uma senha forte com 14 dígitos.

Claro, uma verdadeira senha aleatória pode incluir mais alguns números e símbolos e letras maiúsculas, mas não é nada mal.

O melhor de tudo, é memorável. Você só precisa se lembrar dessas duas frases simples e se onde estão as letras maiúsculas e o símbolo especial escolhido.

Um truque para criar senhas memoráveis

O método Passphrase / Diceware

O conselho nacional de senhas online não é p único que ensina como criar uma senha forte. O XKCD fez uma enorme matéria sobre o assunto a muitos anos que ainda vale totalmente para os dias de hoje.

Esquecendo um pouco todos os conselhos atuais, o XKCD aconselha que você escolha dentre quatro palavras aleatórias e a junção das palavras serviram para criar uma senha forte para o seu login – uma senha que envolve diversas palavras.

É importante que você escolhe realmente palavras aleatórias para que a a aleatoriedade torne uma frase-senha grande e forte e fácil de ser memorizado.

O mais importe nesse tipo de senha e que as palavras usadas precisam ser aleatórias e formar uma frase totalmente aleatória.

Pense em criar uma senha do tipo: Grampo de bateria de cavalo preto” essas palavras formam uma frase-senha grande e que não faz sentido algum, o que é ótimo para criar uma senha forte.

Além disso, esse tipo de senha e muito mais fácil do que uma senha totalmente aleatória.

Algumas pessoas ficam um pouco presas e não conseguem criar boas combinações totalmente aleatórias, se você é uma delas, saiba que o site da Diceware pode ajudá-lo. O site fornece uma lista numerada de palavras.

Você rola dados tradicionais de seis lados e os números que surgem escolhem as palavras que você deve usar em sua senha forte.

Essa é uma ótima maneira de escolher uma frase secreta porque ela garante que você use uma combinação aleatória de palavras – você pode até acabar usando palavras que não são uma parte normal do seu vocabulário.

Mas, porque estamos escolhendo apenas de uma lista de palavras, deve ser bastante fácil de lembrar.

Os desenvolvedores do Diceware recomendam que os usuários utilizem no mínimo seis palavras para a criação da senha forte, já que os avanços da tecnologia facilitam a quebra de senhas de usuários de sites, portanto lembre-se disso ao criar a sua senha.

Mesmo que o embaraçamento das palavras e a escolhe de palavras aleatórias possam ser suficiente para formar uma senha grande e forte, você sempre poderá melhorar ainda mais para que a senha se adeque aos padrões de muitos sites, principalmente com caracteres especiais.

Por exemplo, pegue a senha de exemplo do XKCD – MpccBeNem1990 – e aplique um padrão onde junte palavras, números e símbolos. Escolha um caractere especial que você se lembre com facilidade, por exemplo @ ou $.

Você teria a seguinte senha: [email protected] ou MpccBeNem1990$. Tornando a sua senha ainda mais forte e complicada, com números e caracteres especias, mas muito simples de se recordar.

Apenas lembre-se: não é tudo sobre a força da senha. Por exemplo, se você reutilizar a senha em vários locais, ela poderá vazar e as pessoas poderão usar essa senha perdida para acessar suas outras contas.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *