Skip to content

Como usar teste de velocidade da Internet para medir conexão

 
 

“Como usar um teste de velocidade da Internet para verificar a velocidade da sua conexão. Testar a velocidade da sua conexão à Internet está mais fácil do que nunca e você nem precisa ser um assistente de tecnologia.”

 
 

— Sabemos como é a Internet é “lenta”, buffer de vídeos, atraso de downloads e uma única página pode levar uma eternidade para aparecer na íntegra. Quanto isso acontece queremos saber se é o nosso navegador, nosso dispositivo ou o site que estamos visitando.

Como usar teste de velocidade da Internet para medir conexão

Você pode suspeitar do seu sinal Wi-Fi, do seu provedor de Internet etc., mas nós já sabemos que as redes sem fio são notórias por terem problemas de conexão constantemente.

Então, como você pode identificar o problema de velocidade?

Seu primeiro passo é verificar a velocidade da sua conexão. Depois, compare os resultados do teste com a velocidade anunciada pelo seu provedor de Internet.

Nota: Certifique-se de que ninguém na sua rede doméstica esteja realizando tarefas de redução da largura de banda, como downloads de arquivos, compartilhamento de arquivos, streaming de vídeo, bate-papos por vídeo, etc.


Onde e como medir a velocidade da Internet?

A velocidade da Internet normalmente é medida em “megabits por segundo” ou Mbps. Você deve saber o que esse número significa e mesmo que essa medida exista. Todo provedor promete diferentes níveis de velocidade da Internet; normalmente, quanto mais caro o plano, mais rápida deve ser a sua internet.

1-3 Mbps: é bom o suficiente para navegação na web, email, jogos sociais sociais casuais (se você não se importa com alguma latência) e email. No entanto, isso não é ideal para streaming de vídeo.

3-4 Mbps: é a velocidade mínima para o streaming de vídeo padrão de serviços como o Netflix. Essa velocidade pode ser suficiente para uma família com um computador, mas com todo o conteúdo em HD disponível na Web no momento, isso levará a um buffer de vídeo constante.

5-10 Mbps: a Netflix recomenda pelo menos 5 Mbps para um único fluxo de HD, e você o duplicará para dois fluxos de HD simultâneos. Embora essa seja a velocidade da linha de base necessária para o conteúdo em HD, ainda pode levar ao buffer, especialmente se você tiver vários gadgets conectados em casa.

10-20 Mbps: é a velocidade mínima para uma experiência consistente e confiável na Internet. Se você baixar continuamente arquivos dos serviços de armazenamento na web e na nuvem, faça um plano com essa velocidade anunciada, no mínimo.

20-50 Mbps e superior: agora estamos começando a conversar. As famílias com vários computadores e gadgets, serviços de streaming de vídeo, dispositivos inteligentes e usuários simultâneos devem procurar pelo menos um plano de 20 Mbps para mais.


Serviços que testam a velocidade da Internet

Agora que você tem uma idéia de qual velocidade de Internet é necessária para determinadas atividades, teste sua largura de banda real e compare-a com a velocidade anunciada pelo seu provedor.

Aqui está uma lista dos sites mais populares a serem usados para essa finalidade. É uma boa ideia realizar o teste em mais de um site.

Seus resultados pode variar consistentemente, então comece por aqui.

Teste a Velocidade da Sua Internet

Ookla Speedtest

Um dos serviços de teste de velocidade da Internet mais conhecidos disponíveis é o Ookla Speedtest. Este serviço pode medir a resposta de ping da sua conexão e baixar e carregar velocidades de um servidor remoto.

Quanto às velocidades de download e upload, as medições são dadas em bits por segundo. Números mais altos são melhores. As velocidades de download normalmente são muito mais rápidas que as velocidades de upload.

Você também pode comparar esses números com as velocidades que o seu provedor de serviços da Internet promete. Certifique-se de executar vários testes ao longo de vários dias em momentos diferentes. Isso fornecerá uma imagem geral da velocidade da sua conexão. Você também pode encontrar períodos específicos quando está lento, dependendo do congestionamento da rede da sua área.

Fast.com

Curiosamente, a Netflix tem seu teste de velocidade da Internet chamado Fast.com.

O Fast.com é totalmente baseado em navegador, portanto você não precisa baixar um aplicativo ou programa. Basta apontar o seu navegador móvel ou baseado na Web para Fast.com e o teste será executado automaticamente e mostrará a velocidade do seu download quando terminar.

Para mais detalhes sobre sua conexão, toque ou clique na caixa “Mostrar mais informações”. Isso mostrará sua latência, velocidades de upload e os servidores usados ​​para o teste.


Outros testes que você pode tentar

Outros testes de velocidade alternativos podem ser acessados ​​diretamente no mecanismo de pesquisa de sua escolha. Por exemplo, pesquise as palavras-chave “teste de velocidade” no Google e o primeiro hit mostrará a ferramenta de teste de velocidade do Google.

O mesmo serviço está disponível no Bing. Basta procurar o “teste de velocidade” via Bing e o primeiro resultado é uma ferramenta de velocidade da Internet, no estilo velocímetro, que mede a resposta do ping, além das velocidades de download e upload.


Dicas para resultados mais precisos

Sempre que disponível, use sempre uma conexão com fio para obter resultados mais precisos e consistentes. Por quê? O culpado de suas velocidades mais lentas pode estar na sua conexão Wi-Fi e não na sua conexão ISP.

Faça vários testes e, se a média dos resultados estiver apenas entre 5 e 10 Mbps, isso deve ser tolerável. Fatores como congestionamento durante os horários de pico e sua distância do hardware do relé contribuirão para pequenas variações na sua velocidade. (Para maior precisão, você pode desligar os rádios Wi-Fi durante os testes com fio.)

Se os resultados com fio forem muito inferiores aos anunciados, talvez haja uma diferença consistente de 20 a 30 Mbps, então pode haver algo mais acontecendo.

Artigo Atualizado
Esse artigo foi "Revisado" e "Atualizado" ([lmt-post-modified-info]) para inclusão de novas informações e pequenos ajustes no texto. Essas atualizações são publicadas como nova versão do artigo e geralmente seguindo o feedback dos usuários esporádicos ou leitores assíduos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *