Skip to content

Como fornecer atendimento ao cliente eficiente

fevereiro 25, 2019

“Fornecer atendimento ao cliente como um excelente serviço, cria clientes fiéis para a vida toda. São esses clientes que estão dispostos a indicar sua empresa ou produtos para os seus amigos, familiares e colegas.” 

 
 

Fornecer contatos e canais de atendimento excelentes começa com um desejo genuíno de encantar os usuários, consumidores e clientes. Cada empreendedor ou negócio físico ou negócio online tem que pensar além de vender seus produtos ou serviços, pense também no pós-vendas.

fornecer atendimento ao cliente

As empresas pequenas ou grandes, não importa, precisam considerar a experiência cumulativa que seus clientes têm quando visitam sua loja, seu site, aplicativo ou atendimento por telefone, devem saber o que eles pensam, sentem e o que é possível fazer para tornar o atendimento e produto cada vez melhor.

Fornecer atendimento ao cliente

Veja aqui 9 maneiras de aprender mais sobre seus clientes e começar a criar um padrão de atendimento ao cliente excelente para sua pequena, média ou grande empresa.

1. Conheça o seu produto ou serviço

 
 

A fim de fornecer atendimento ao cliente excelente, é preciso saber o que está sendo vendido, por dentro e por fora. Certifique-se de que seu departamento de criação, produção e de vendas – ou seja, que todos as pessoas, colaboradores e funcionários estejam voltados para o cliente. Todos devem saber como os produtos ou serviços funcionam.

Eles devem estar cientes das perguntas mais comuns feitas pelos clientes e saber como articular as respostas que os deixarão satisfeitos.

2. Seja amigável no atendimento

Como se costuma dizer, o atendimento ao cliente começa com um sorriso. Quando você está em uma situação cara-a-cara, uma saudação calorosa deve ser a primeira coisa que seus clientes vêem e ouvem quando pedem ajuda. E mesmo quando estiver lidando com solicitações de atendimento ao cliente por telefone, um sorriso pode aparecer em sua voz, por isso, certifique-se de estar pronto para ser amigável.

3. Diga obrigado, agradeça!

A gratidão é memorável e pode fazer seus clientes lembrarem por que eles fizeram compras em sua loja ou contrataram sua empresa. Independentemente do tipo de negócio que você tem, dizendo obrigado depois de cada transação é uma das maneiras mais fáceis de começar um hábito de bom atendimento ao cliente.

4. Treine sua equipe de atendimento

É importante garantir que todos os funcionários de vendas, não apenas seus representantes de atendimento ao cliente, entendam como devem conversar, interagir e solucionar problemas para os clientes. Fornecer treinamento à toda a equipe e as ferramentas necessárias certamente leva a um bom atendimento ao cliente durante e experiência de compra agradável.

5. Mostre respeito pelo cliente

Ao fornecer atendimento aos clientes, muitas vezes podem envolver diversos tipos de emoções, por isso é importante garantir que as pessoas que cuidam das tarefas e funções de atendimento ao cliente estejam bem, sejam sempre cortês e respeitosos. Nunca deixe que as emoções pessoais inadequadas ultrapassarem o desejo de ver cada cliente satisfeito, ao invés de deixá-lo ir embora.

6. Ouça seu cliente

 
 

Ouvir é um dos segredos mais simples do atendimento ao cliente. Ouvir significa entender o que seus clientes estão dizendo em voz alta, assim como o que eles estão comunicando não verbalmente, subliminarmente. Fique atento aos sinais e tons de voz de que eles estão descontentes, é fácil saber isto enquanto ouve o que eles dizem diretamente no contato telefônico e pessoalmente.

Como fornecer atendimento ao cliente eficiente

7. Seja interativo e responsivo

Não há nada pior do que não responder adequadamente um cliente que está tentando obter ajuda. A função do atendimento é resolver um problema ou informar com exatidão sobre aquilo que está sendo vendido. É importante responder rapidamente a todas as perguntas, mesmo que seja apenas para dizer que a empresa está investigando o problema e que vão entrar em contato posteriormente.

Uma resposta é sempre melhor que nenhuma para que o cliente não se sinta ignorado.

8. Peça feedback ao cliente

Você pode se surpreender com o que aprende sobre seus clientes e suas necessidades quando pergunta o que eles acham do seu negócio, produto e/ou serviço. Você pode usar pesquisas online, por telefone, formulários de feedback e questionários em aplicativos. Faça uma prática comum da sua empresa pedir feedbacks aos clientes em primeira mão quando eles ainda estiverem concluindo seus pedidos ou logo depois.

9.Use o feedback que seus clientes deram

Você precisa tomar alguma atitudes e ações com o feedback que recebe dos clientes para torná-lo útil em seu processo de atendimento ao cliente ou de vendas diretas. Reserve um tempo para revisar regularmente o que seus clientes acham dos seus serviços e produtos, sejam de consumo ou produtos financeiros. Identifique as áreas para melhor e fazer alterações específicas em seus negócios.

O excelente serviço de atendimento ao cliente geralmente se resume a verificação consistente dos desejo, dúvidas e reclamações dos seus clientes, essa receita garante que eles estejam satisfeitos não apenas com os produtos e serviços que você está vendendo, mas também com o processo de compra, entrega do pedido, e pós-venda e relacionamento com seu negócio etc.

 
 

Se você por em ação algumas dessas dicas, ao fornecer atendimento com sucesso, você estará prestes a se tornar conhecido por oferecer um excelente atendimento ao cliente em todas as fases e ganhará o respeito dos consumidores.