Skip to content

Como negociar aluguel em 10 maneiras rápida e fáceis

 
 

“A moradia e habitação é geralmente uma das maiores despesas para a maioria dos brasileiro, conseguir reduzir este custo ao negociar aluguel, pode liberar mais dinheiro para outras coisas ou deveres financeiros importantes.”

 
 

— Veja como negociar aluguel da sua casa ou empresa da forma mais descomplicada e eficaz.

Como negociar aluguel

10 maneiras de negociar aluguel de forma eficiente e se dar bem

Como já dito, a habitação é geralmente uma das maiores despesas para todos nós. Para aqueles que alugam, reduzir essa despesa pode liberar dinheiro para fazer muitas outras coisas interessantes ou manter outros compromissos financeiros.

Isso se aplica não só aos custos para alugar um imóvel residencial como também outros tipos de espaços, como uma loja, armazém ou escritório para seu empresa ou negócio.

A partir daqui listaremos 10 dicas sobre como negociar o melhor valor para pagar o seu aluguel.

1. Pergunte se o valor do aluguel é negociável

O primeiro passo é dar um primeiro passo. Pergunte ao locatário se é possível negociar o valor do aluguel ou se ele esta aberto a discutir os novos termos, prazos e valores da locação.

O lugar, o tamanho ou a procura por locação da propriedade será um fator preponderante.

Se houver pouca procura pelo imóvel, o locador provavelmente estará mais aberto a negociação do que se houver uma lista de espera de inquilinos.

Tenha em mente que a locação com o próprio proprietário pode ser mais fácil do que uma grande empresa de administração de propriedades como uma imobiliária ou advocacia.

Se você estiver questionando a respeito do aviso de aumento do aluguel na próxima renovação do seu contrato atual, certifique-se de ter essa conversa com antecedência suficiente para ter tempo para encontrar outro local para alugar, se for necessário.

2. Discuta seus pontos fortes como inquilino

Ao negociar aluguel enfatize porque você é um bom inquilino. Se você está negociando para continuar como inquilino, reforce que você sempre pagou em dia, nunca atrasou pagamento, que cuida bem do imóvel e não é um vizinho problemático (se residencial).

Além disso, deixe claro que seu crédito e situação financeira são sólidos, enfatize mesmo isto.

Se você está procurando um novo lugar, forneça referências se tiver algum. Se você está negociando escritórios ou espaços comerciais, mostre ao proprietário por que sua empresa seria um bom inquilino.

3. Estenda o prazo da locação

Para locação existente, ofereça estender o prazo da locação. Isso pode atrair a atenção do locador, pois não precisará encontrar um novo inquilino e não correrá o risco de ficar com imóvel vago por um mês, seis ou mais.

Se você tem sido um bom inquilino, essa tática pode ser ainda mais eficaz em uma negociação para baixar o valor do aluguel ou custos com taxas adicionais.

4. Termine o contrato em um prazo o mais desejável possível

Juntamente com a oferta para estender um contrato de locação, ofereça uma extensão do prazo da locação para que termine no momento em que for mais fácil para o locador encontrar outro inquilino.

Para um apartamento, por exemplo isso pode significar terminá-lo durante os meses de Outubro, quando a demanda é mais alta dependendo da região do país.

5. Concentre-se em outros custos além do aluguel mensal

Há outros custos para alugar um imóvel residencial ou comercial, você não vai pagar apenas o aluguel. Veja se o seu locador pode colocar mais uma vaga de estacionamento extra ou isentar do pagamento do IPTU como exemplos.

O mesmo se aplica a outras comodidades, condomínio, mensalidade de associação, academia quando aplicável.

6. Faça sua pesquisa sobre o valor dos alugueis da região

Se você está procurando alugar como um novo imóvel ou prefere renovar o seu contrato de aluguel existente, certifique-se de fazer sua pesquisa ampla antes de iniciar as negociações.

Certifique-se quais são os valores praticados nos aluguéis em casas e apartamentos similares ou escritórios na mesma área? Descubra também qual é a demanda por seu tipo de espaço ou qual é a taxa de vacância local.

Esse tipo de informação fornecerá a alavancagem necessária para iniciar suas negociações com convicção e permitirá que você saiba se vai chegar com uma posição de vantagem ou não.

7. Tenha um plano em mente para colocar em prática

Tendo feito sua pesquisa, faça um plano A e um plano B. Defina seu foco no valor do aluguel real, nas comodidades ou em alguma outra coisa? Saiba qual a negociação que está disposto a se contentar e quais são os próximos passos se o objetivo não for alcançado.

8. Negocie o aluguel como um profissional

Isso se refere a se comportar de maneira profissional na negociação e não emocional.

Essa é sempre uma boa técnica de negociação. Além disso, vá para a reunião preparado(a). Se você fez sua pesquisa, leve cópias delas. Esta é uma transação comercial que envolve duas partes, trate como tal.

9. Esteja aberto a um compromisso

Como qualquer tipo de negociação, você pode não conseguir tudo o que deseja. Se você está pedindo um desconto de R$ 400 e o locador se oferece um desconto de R$ 200, esse pode ser o melhor negócio que você vai conseguir.

No caso de aluguel de um imóvel novo, e isto é realmente onde o locador pode chegar, leve isso em consideração. Se você estiver negociando a renovação de um contrato que vai terminar, considere outros custos que deseja economizar, como o custo de fazer toda a mudança.

10. Esteja preparado para sair do imóvel alugado

Se o locador do seu imóvel atual não se mexer, não mostrar reação ou interesse em aceitar sua proposta, esteja preparado para sair do imóvel e ir procurar outro lugar para morar.

Se você está procurando uma locação de um novo lugar para residir ou montar seu negócio, isso significa simplesmente passar para outras alternativas.

Se as negociações envolverem a renovação de um contrato de aluguel, isso será mais complicado.

Certifique-se que você tem outras opções sólidas para encontrar um novo espaço residencial ou comercial para se mudar, e que saber quais os custos totais envolvidos na possível mudança de endereço.

Tenha em mente que ir embora do local é uma possibilidade se você não conseguir um acordo aceitável, lhe dará força em suas novos negociações.

Você está procurando uma nova casa, apartamento ou sala e não tem dinheiro para os custos iniciais, experimente acessar nesta página os melhores sites e aplicativos de empréstimo online, ou descubra quais são as 20 melhores empresas de empréstimo da internet. Nessa página você vai aprender como procurar empréstimo pessoal e ser bem sucedido nisto.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *