Skip to content

Como ser aprovado para um empréstimo pessoal

“Ser aprovado para um empréstimo pessoal não parece ser difícil. Os brasileiros emprestaram R$ 117 bilhões de reais em empréstimos pessoais até o final 2018. Mas esse saldo enorme não significa que os credores estão concedendo empréstimos pessoais a qualquer pessoa.”

 
 

Antes de pedir dinheiro emprestado sem garantia – ou seja, que não requer nenhum tipo de garantia – os credores e melhores empresas de empréstimos precisam saber sobre sua capacidade de pagá-lo integralmente. Para determinar isso, eles analisam diversos fatores financeiros, de crédito e relacionado a dívida X renda.

Ter um empréstimo aprovado

Caso esteja pensando em encontrar um empréstimo pessoal, é importante saber quais os principais critérios que os bancos e financeiras analisam, para saber se você tem chances ou não de ser aprovado para um empréstimo pessoal. Confira abaixo e analise você mesmo o seu perfil.

Encontrar um credor certo para pedir empréstimo

Embora os credores observem fatores, informações e bases de dados externas como Serasa, SPC e SCPC antes de considerar a aprovação de um empréstimo eles analisam a pontuação de crédito, renda mensal, histórico de crédito e de pagamento de dívidas – cada credor define seus próprios requisitos para aprovação.

 
 

Para ter mais chances de aprovação, ter um relacionamento com o credor ajuda, seja com um banco, financeira, fintech ou uma cooperativa de crédito local.

Comece com o seu banco atual ou uma empresa de empréstimo mais perto de você, ou credores que operam 100% online, como eles podem oferecer uma taxa de juros melhor do que um credor com quem você não tem nenhum relacionamento.

LEIA:  Como usar o atendimento para conquistar novos clientes

Você também deve comparar as ofertas de empréstimo com pelo menos três credores diferentes para garantir que estará recebendo a melhor taxa do mercado.

Este é um dos pontos-chaves de todo o processo para contratar e obter um empréstimo pessoal – pense cuidadosamente em suas necessidades específicas e em como a tomada de um empréstimo o ajudará naquilo que ele será designado.

Vale mencionar que emprestar mais do que se pode pagar não é uma boa ideia, já que você estará pagando juros sobre qualquer quantia que solicitar.

Mas, por outro lado, você não quer pedir emprestado menos do que precisa, apenas para acabar recorrendo a um cartão de crédito depois que o empréstimo acabar.

 
 

Seja honesto consigo mesmo e com o seu credor, acesse comparadores, certamente você conseguirá encontrar o valor e a taxa de juros perfeita para você.

Vou ser aprovado para um empréstimo pessoal?

Cada pessoa que pede empréstimo tem um perfil e esta em uma situação financeira totalmente diferente uma da outra. Não é porque seu amigo foi aprovado em um credor que você também será aprovado, para ter a aprovação, o credor fará uma análise de crédito baseada em sua politica de crédito.

Muitos credores online tem seus próprios meios de aprovar um empréstimo, desde a análise por meio do acesso a conta bancária do usuário, avaliação de comportamento nas mídias sociais, débitos e compromissos com outros credores, analise de pagamentos no Cadastro Positivo, Serasa Score, verificação de pendências no Serasa e SPC e outras fontes de dados internas e externas.

LEIA:  Tipos de Canais de Atendimento dos Bancos

No entanto, o melhor é que não tem enrolação, o solicitante já fica sabendo na hora se foi ou não aprovado, e ainda recebe até 5 propostas de empréstimos para saber qual se enquadra ao seu orçamento no momento.

Para ser aprovado para um empréstimo pessoal é preciso:

Ter o CPF sem restrição nos Agentes de proteção

Estar com o nome limpo, não ter restrições nos Agentes de Proteção – SPC, Serasa e Boa Vista é o passo mais importante para conseguir um empréstimo com taxas baixas, mas não é somente esse fator que aprova.

 
 

Na internet, por meio do seu Desktop, Celular e Smartphone é possível conseguir empréstimo sem consulta em algumas instituições financeiras que oferecem crédito para quem está com o nome sujo, no entanto, pegar dinheiro desta forma implica em acabar pagando juros altíssimos por isso.

Fora essa modalidade, o padrão dos bancos e financeiras é negar qualquer solicitação de empréstimo em que conste que o CPF esta negativado, ou seja, com restrições.

Ter um empréstimo pessoal aprovado

Ter as finanças em ordem e sem muitas dívidas

Um outro fator para ter a aprovação de um empréstimo é estar com a vida financeira equilibrada, sem muitas dívidas acumuladas e espaço no orçamento para poder pagar as parcelas do empréstimo sem comprometer as finanças.

Quanto os bancos e financeiras constatam que suas finanças estão em desordem, ou seja, as contas estão ultrapassando o limite de comprometimento, a chance de conseguir um empréstimo é praticamente nula.

A porcentagem máxima recomendada para descontar parcelas de empréstimo é de 30% da renda.

Não estar muito endividado aumenta chances de aprovação

Como poderá ver, as chances de obter um empréstimo pessoal em bancos, lojas de empréstimos, empresas online de crédito diminui consideravelmente se você estiver enquadrado em uma dessas situações abaixo:

  1. Possui inúmeros empréstimos pessoais em andamento
  2. Está preso no limite da conta corrente e/ou estourou o cheque especial
  3. Tem dívidas sendo roladas no cartão de crédito
  4. Possui cheques constando como sem fundo no CCF
LEIA:  Melhores cartões sem anuidade do Brasil

Se tudo tiver de acordo, mesmo que esteja com o nome sujo você acredita que pode ser aprovado em um empréstimo pessoal, o passo seguinte é fazer o pedido do empréstimo (clique aqui) ao credor de sua preferencia.

Não esqueça, cada credor tem seus próprios requisitos quando se trata de documentação. Para a maioria dos credores, você precisará enviar uma identificação com foto, comprovante de endereço e comprovante de emprego ou renda.

Nesta fase, o credor fará uma verificação de crédito, o que poderia afetar a aprovação ou não.

Média 4.815 votos