Skip to content

O que é Dropshipping e como funciona?

 
 

“Dropshipping é quando os varejistas não mantêm o inventário físico à mão, mas atendem a pedidos por meio de um terceiro que envia o item diretamente para o comprador.”

 
 

— O Dropshipping é o método pelo qual os varejistas não mantêm o inventário físico à mão, mas preenchem os pedidos por meio de um terceiro que envia o(s) item(s) diretamente para o comprador em qualquer lugar do mundo.

O que é Dropshipping e como funciona?

A maior diferença entre esse modelo de negócios com o modelo de varejo mais tradicional, é que a loja ou o vendedor não possui nenhum estoque de produtos ou material. Um terceiro comércio é usado pelo varejista que é geralmente um atacadista ou fabricante do produto.

O Dropshipping é mais comumente associado ao comércio eletrônico e lojas virtuais que atendem clientes de todas as partes e territórios do mundo.


O que é Dropshipping?

 
 

Uma venda de Dropshipping pode funcionar assim:

Um cliente faz uma compra online em uma loja e outro vendedor online de um determinado produto entrega. Assim que o pedido é recebido, o vendedor entra em contato com o fornecedor terceirizado por qualquer meio analógico, digital ou eletrônico e transmite todos os detalhes do pedido.

O vendedor terceirizado anota o pedido e envia o item para o cliente final, aquele que solicitou o produto na loja online ou e-commerce.

Normalmente, há meios online e sistema digital ou até CRM para o vendedor comunicar os detalhes da transação à central de atendimento de terceiros de forma automática.

As providências de pagamento para o item, para envio e quaisquer outros encargos também fazem parte deste processo de compra, venda e entrega do produto.


Quais são os prós de Dropshipping?

O Dropshipping pode oferecer várias vantagens para vendedores, comerciantes e varejistas, podemos incluir:

  • Não há necessidade de um depósito para estocagem.
  • Não há investimento imediato para compra de estoque de produtos.
  • Não há necessidade de contratar trabalhadores para embalar e enviar pedidos.
  • Poucas pessoas podem ser responsável pela administração dos pedidos e devoluções de quaisquer remessas.
 
 

No geral, não ter que manter um estoque ou lidar com o envio e frete, reduz a sobrecarga e estresse operacional de uma empresa ou comércio online.

O uso de Dropshipping também oferece flexibilidade em locais onde a loja ou o vendedor estão localizados, especialmente para empresas online, que podem ser independentes de localização e que tenham pouco espaço ou poucos funcionários.

Outra vantagem é não ter que investir em estoque, isso permite que o vendedor ofereça uma ampla gama de produtos para venda, esse tipo de negócio também pode ser facilmente dimensionado de acordo com a quantidade de pedidos.


Quais são os contras da Dropshipping?

Embora o Dropshipping ofereça uma série de vantagens, existem algumas desvantagens potenciais, incluindo:

  • Você não tem controle total sobre a cadeia de vendas. Os comerciantes e vendedores que usam o Dropshipping ficam à mercê de seus fornecedores terceirizados. Se eles saírem do mercado, tiverem problemas para adquirir ou fabricar os produtos, ou ter o estoque necessário, etc., o vendedor enfrentará muitos problemas com sua reputação e talvez fique fora do negócio.
  • O vendedor não tem controle se o fornecedor se envolver em práticas de negócios suspeitas ou ilegais, mas você pode ser responsabilizado, ou pelo menos sofrer danos à sua marca sem ter culpa no cartório.
  • Como um dropshipper do produto de outra marca ou empresa, pode ser difícil construir sua própria identidade comercial. Como revendedor de produtos de outras empresas, você é suscetível a clientes que buscam outros vendedores se os seus preços não forem os mais baixos. Isso pode custar o próprio negócio ou prejudicar sua lucratividade se for forçado a reduzir os preços para ser competitivo.

Ganha dinheiro com Dropshipping – é lucrativo?

Embora a situação de cada dropshipper seja diferente, uns ganham muito dinheiro ou apenas ganham dinheiro, existem alguns fatores que podem prejudicar a lucratividade, incluindo:

  • Você não tem controle sobre os custos que o fornecedor terceirizado cobrará pelo item e por outros serviços, como envio e manuseio de devoluções.
  • Se você está vendendo produtos competitivos, você está sempre à mercê dos preços estabelecidos por vendedores e varejistas maiores. Eles podem ser capazes de reduzir seus preços, fazendo com que você iguale ou ultrapasse seu preço, sacrificando suas margens de lucro .
  • Usar um terceiro para atender ao envios de pedidos provavelmente pode ter um custo maior sobre os produtos vendidos ao em vez de estocar os itens por conta própria.
  • Usar um serviço de atendimento externo pode resultar em problemas de atendimento ao cliente que talvez fossem resolvidos se você mesmo estivesse lidando com esse fator. Você não tem controle sobre todos os seus processos de venda e atendimento ao cliente.

O Dropshipping é legal, é permitido?

A dropshipping é um operação comercial legal, mas há alguns possíveis problemas legais e fiscais a serem considerados:

  • Precisa verificar qual o licenciamento adequado para se envolver em vendas online, conforme aplicável. Isso pode incluir uma licença comercial no local em que você está fisicamente localizado.
  • Os impostos podem ser um problema espinhoso no futuro. Além das questões normais de imposto sobre negócios, você pode ser responsabilizado pela diferença a mais por impostos sobre vendas nos locais onde seus clientes estão localizados, seja diretamente ou por meio do serviço de atendimento de terceiros.
  • Você certamente vai querer garantir que os produtos realmente enviados sejam produtos legítimos e não falsificados.
 
 

Trabalhar com um fornecedor de alta qualidade pode ajudar muito a evitar esses tipos de problemas.


É uma boa ideia trabalhar com Dropshipping?

O modelo de negócio que utiliza o Dropshipping com certeza é uma boa ideia. Os custos para trabalhar com Dropshipping são baixos e poucas financeiras são barreiras para quem quer entrar nesse segmento.

Dito isto, o Dropshipping é como qualquer outro negócio e você precisa tratá-lo como tal.

Crie um plano de negócios e utilize o tempo que for necessário para iniciar um bom relacionamento com fornecedores sólidos e de boa reputação. Esse relacionamento pode fazer seu negócio crescer demasiadamente quanto falir nos primeiros meses.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *