Skip to content

Horário de funcionamento dos bancos e financeira

 
 

“Pela internet conseguimos fazer quase tudo, porém as agências bancárias ainda são fundamentais para resolver algumas casos. Se você está com dúvidas sobre o horário de funcionamento das agências bancárias este post é para você! Confira.”

 
 

— Nos dias de hoje, podemos fazer tudo da palma da nossa mão, sem sair de casa do conforto do sofá, por meio da internet. Com um Smartphone, Tablet, Notebook ou Computador é possível fazer compras, realizar pagamentos de faturas e boletos, abrir contas, pedir empréstimo e mais uma infinidade de coisas.

Cada vez mais, não temos que ir menos às agências bancárias para resolver algo relacionado a finanças ou dinheiro. Tudo pode ser feito pela internet com um computador ou celular na palma da mão.

Qual o horário de funcionamento dos bancos e financeira?

Mas, se por um acaso você precisa ir à sua agência para resolver algo ou falar pessoalmente com o seu gerente de conta, é preciso estar atento ao horário de funcionamento dos bancos. Uma vez que a grande maioria das agências possuem um horário restrito de funcionamento.

 
 

Os bancos, geralmente, funcionam apenas cinco horas por dia, diferente do comércio em geral, que fica aberto por oito horas ou mais. Sendo assim, quem precisa ir até uma agência bancária deve planejar seu tempo melhor.

leia também esses artigos:

Antes de sairmos falando mal das instituições bancárias e financeiras, precisamos entender qual o motivo para que os bancos ficam abertos apenas algumas poucas horas durante o dia no Brasil, sendo que nos estados unidos, além de ficarem 2 horas a mais durante o dias da semana, ainda abrem no sábado – acreditem!

A regulamentação do horário de funcionamento foi criada pelo próprio Banco Central regendo algumas regras e exigências para que os bancos funcionem de forma adequada. No entanto, o BACEN entende que existem vários outros serviços bancários que necessitam ser concluídos de portas fechadas, ou seja, depois do expediente.

Os funcionários bancários sabem que não há muita diferença entre sua carga horária e a carga horária de funcionários de outros estabelecimentos. Normalmente, o funcionário do banco deve bater o seu ponto 1 hora antes da abertura das portas e continua trabalhando até 2 horas depois do fechamento, ou seja, no total, 8 horas trabalhadas por dia.


Horário de funcionamento dos bancos privados e federais

Quem decide o horário de funcionamento é o banco, desde que siga as exigências do Banco Central do Brasil. De acordo com a lei, o horário de funcionamento das agências dever ser:

  • Das 10h às 16h nas capitais.
  • Das 11h às 16h nas cidades do interior.
 
 

É exigido pelo BACEN que as agências bancárias fiquem abertas durante cinco horas ininterruptas durante os dias da semana, com atendimento obrigatório de 12h às 15h. Esse atendimento obrigatório se destina a algumas situações especiais, como em dias que antecedem datas festivas, na quarta-feira de cinzas ou em períodos de crise energética, por exemplo.

Em municípios e cidades onde há apenas uma agência que opera como banco múltiplos e com carteira comercial exemplo: Banco Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica e etc., a instituição não é obrigada a cumprir os horários de funcionamento estabelecidos pelo Banco Central.


Quais os dias em que os bancos não abrem?

Os bancos devem funcionar de 2ª a 6ª feira. Sábados, domingos e feriados não há a necessidade de haver expediente. De acordo com a lei do Banco Central, os bancos não devem abrir nos seguintes dias:

  • Sábados, domingos e feriados
  • Segunda-feira e terça-feira de carnaval
  • Dia de Corpus Christi
  • Dia 2 de novembro
  • Último dia útil do ano, dia 31/12

Os feriados municipais, estaduais e feriados são decididos conforme as suas respectivas leis. Sendo assim, é necessário que você se atente aos feriados que acontecem em sua respectiva cidade. Há também os momentos de greve geral, onde as agências podem ficar fechadas por alguns dias.


O que fazer quando a agência está fechada no feriado?

As agência bancárias fecham nos feriados nacionais (veja feriados 2019 e feriados 2020 e feriados 2021), estaduais e municipais em alguns casos.

Se você não conseguir chegar a tempo à agência e encontrou a agência fechada mas precisava fazer um serviço, fique tranquilo, você ainda pode contar com uma casa lotérica, principalmente se for cliente Caixa Econômica. Clientes do Banco do Brasil também podem utilizar os serviços do Banco Postal nas agências dos Correios.

 
 

Dependendo de qual é a transação, você ainda pode recorrer aos caixas eletrônicos e Internet Banking. Os saques podem ser realizados nos terminais da rede Banco24Horas.

Alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados, também aceitam o pagamento de contas e boletos.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *