Skip to content

Tenho nome limpo e não consigo financiamento: O que eu faço?

“Não consigo financiamento mesmo com o nome limpo”. Essa frase é bem comum ouvir de pessoas que estão buscando o crédito para comprar o automóvel e encontram a resposta negativa do banco.”

 
 

Mas, afinal, por qual razão isso ocorre se a pessoa não tem o nome sujo, inscrito na lista de negativado? Vamos entender neste artigo o porquê isso ocorre e o que você pode fazer para aumentar suas chances de conseguir o financiamento.

Por que não consigo contratar um financiamento?

Se algum amigo, ou você mesmo, disser “eu não consigo um financiamento mesmo com o nome limpo“, lembre-se da seguinte explicação: Ter o nome limpo é o item importante na lista de requisitos para se liberar o financiamento, porém não é o único tópico da lista e está longe de ser o principal.

Tenho nome limpo e não consigo financiamento

Nome sujo impede o financiamento de veículo?

Estar com o nome sujo é uma barreira para quem quer financiar, isto é fato.

 
 

Normalmente, o vendedor pergunta ao consumidor se ela está negativado e não estranhe se ele orientar que você faça uma negociação com os credores para só então tentar o financiamento. Qualquer banco faz uma análise completa da ficha e estar com dívidas em aberto é a busca inicial.

Ou seja, para conseguir crédito na praça é preciso sim estar com o nome limpo. É a partir disso que o banco analisa outros aspectos do perfil do cliente.

Quais os requisitos na hora de fazer um financiamento?

Para fazer um financiamento de automóvel o interessado precisa atender alguns requisitos que são considerados importantes pelos principais bancos do mercado atualmente. São eles:

  • Comprovação de renda
  • Movimentação do CPF
  • Idade mínima/máxima
  • Valor da entrada no ato da compra

Esses pontos são importantes, mas passam a ser analisados pelo sistema do banco a partir da confirmação do nome limpo. Aí entram esses outros quesitos que são averiguados. Por exemplo, se você já tem um outro financiamento no seu nome, essa nova tentativa não comprometerá os 30% da sua renda? O banco traça esses aspectos também.

Como conseguir o financiamento rápido e fácil?

Não estar na lista do SPC ou Serasa é muito importante, pois constando o banco nem dá continuidade na venda, como colocamos acima. Daqui em diante, você pode sim tomar algumas atitudes que vão aumentar suas chances de conseguir o financiamento de um novo veículo ou para trocar de carro.

Some a renda com seu parceiro ou familiar: Alguns bancos permitem, dentro de algumas modalidades de crédito, que a renda possa ser somada entre outras pessoas da família. Além de ter uma movimentação maior, a renda junta no financiamento aumenta também o total dos 30% que pode ser comprometido com dívidas de crédito.

 
 

Tente em outro banco: Normalmente, as lojas trabalham com mais uma opção de banco e isso pode ser bom.

Se um banco negar o empréstimo, o vendedor certamente vai te indicar uma outra instituição para tentar. Lembre-se de passar as informações corretas, pois isso também ajuda o vendedor a pensar em soluções mais rapidamente.

Outras formas de solicitar um financiamento.

Aumente seu score! O score baixo costuma ser um problema para quem quer financiar um carro. Se este for o seu caso, há soluções pontuais que te ajudam, como cadastrar dívidas que você paga em dia, o chamado Cadastro Positivo. Isso pode ser feito no Serasa, inclusive via internet, e pode ajudar a aumentar sua pontuação no órgão.

Se o seu score é bom e a movimentação da sua conta foi baixa, o jeito é movimentar mais. Por exemplo, você pode fazer trabalhos extras ou mesmo jogar dinheiro de um banco para outro, caso tenha mais de uma conta corrente.

Lembre-se que há variação de instituição para outra e suas chances mudam conforme o banco procurado. Talvez, o vendedor possa te ajudar a encontrar uma outra solução. E o seu histórico de crédito deve ser sempre feito com cuidado e de forma planejada, afinal tudo fica lá registrado!

Planejar antes de pedir um financiamento é importante

É importante sempre pesquisar antes de fechar qualquer negócio, inclusive na hora de comprar seu automóvel.  Se quiser saber outros detalhes deste tipo de compra, saiba, por exemplo, quanto tempo demora para sair a resposta do seu pedido de financiamento.

 
 

Após conseguir seu financiamento, tome todo o cuidado para mantê-lo em dia.

O atraso das prestações pode trazer complicações e até a retomada do veículo. Além disso, na prática, seu histórico ficará disponível e conseguir um novo financiamento pode ser mais complicado ainda. Programe-se e assim não dizer “não consigo financiamento“.