Skip to content

Problemas com banco? Reclame no SAC ou 0800

 
 

“Tá com problemas com o banco, reclame no SAC ou 0800! Você esta experimentando algum tipo de problemas com produtos e serviços bancários? Sabia que todo consumidor, inclusive clientes bancários tem direitos específicos relacionados as instituições financeiras.”

 
 

O processo é bem simples, para que algo melhor aconteça nos produtos e serviços bancários é necessário correr atrás dos seus direitos como cidadão e consumidor. Por isso, se houver algum problema, vício de produto ou erro de sistema, reclame. Para facilitar a informação, resolvemos listar alguns passos fáceis de seguir.

Problemas com banco Reclame no SAC, 0800 ou na Justiça

Os serviços bancários como qualquer outro serviço nem sempre dão certo e, uma hora ou outra pode ser que problemas possam aparecer, se isso acontecer, o cliente, ou seja, você não pode ficar parado sem fazer nada, no mínimo deve fazer uma reclamação sobre o que esta acontecendo ao seu banco, financeira ou conta na cooperativa de crédito.

Reclame no SAC ou 0800 para resolver problemas com bancos

Neste artigo, você saberá o que fazer se as coisas derem errado, como fazer a reclamação a instituição financeira e o que você pode fazer se não ficar satisfeito com a solução apresentado pelo SAC ou 0800 deles.

 
 

Segundo uma consultoria e coletora de dados para o setor de serviços financeiros que avalia o comportamento do bancos, concluiu que:

As instituições podem fazer melhor quando se trata de atendimento ao cliente via 0800 ou SAC e outros canais de atendimento. A pesquisa descobriu que 1 em cada 3 clientes de bancos teve um problema que não foi completamente resolvido. Das reclamações resolvidas, 72% exigiram que o cliente tivesse duas ou mais interações com as instituições ou com o banco.

O mais provável é que haja uma lacuna entre os bancos (sistema bancário) pensam que estão resolvendo as reclamações versus o que clientes esperavam que os problemas fossem ser resolvidos.

Ninguém pode negar que os bancos estão empenhados em fornecer um melhor atendimento ao cliente, especialmente desde o advento e surgimento da fintechs que atuam no sistema de crédito e produtos e serviços bancários, se tornando concorrentes vorazes.

É fato e certo que os consumidores enfrentam diariamente problemas e algumas dificuldades com os bancos. Para melhorar os serviços é necessário buscar por cada direito adquirido. Por isso, se algum problema ocorrer, fazer um reclamação nos canais de atendimento é o caminho mais apropriado.

Veja também:
Atendimento 0800 para clientes e consumidores
Como lidar com reclamações de clientes no atendimento do SAC ou 0800
Quais os canais de atendimento do bancos e instituições financeiras

6 passos para solucionar problemas com bancos

1 – Procure o SAC ou 0800 do banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar via central de atendimento ao cliente. Ao ser atendido com a reclamação é gerado um número de protocolo e todas as ligações são gravadas.

 
 

Feito isso, você possui provas de contato e tentativas de solucionar o problema e a garantia por lei que o banco deverá  apresentar um solução em até 5 dias.


2 – Contatar a Ouvidoria.
Se o seu problema não foi devidamente solucionado, demorou para ser resolvido ou passou do prazo, entre em contato com o 0800 da ouvidoria do seu banco.

As instituições financeiras, especialmente os banco são obrigado por normas do BC disponibilizar o contato com os cliente com uma linha gratuita 0800, o setor de ouvidoria do bancos certamente irá dar prosseguimento ao seu atendimento com mais eficiência.

Veja abaixo o contato da SAC e Ouvidoria dos bancos mais conhecidos:

  Banco ItaúSAC: 0800 728 0728
Ouvidoria Itaú: 0800 570 0011
Deficiência auditiva/fala: 0800 7221722
 Caixa Econômica FederalSAC: 0800 726 0101
Ouvidoria Caixa: 0800 725 7474
Deficiência auditiva/fala: 0800 726 2492
 Banco do BrasilSAC: 0800-729 0722
Ouvidoria BB: 0800 729 5678
Deficiência auditiva/fala: 0800 729 0088
 Banco BradescoSAC – Alô Bradesco: 0800 704 8383
Ouvidoria Bradesco: 0800 727 9933
Deficiência auditiva/fala: 0800 722 0099
 SantanderSAC: 0800 762 7777
Deficiência auditiva/fala: 0800 771 0401
 Banco SafraSAC: 0800 772 5755
Ouvidoria Safra: 0800 770 1236
 BanrisulSAC: 0800 646 1515
Deficiência auditiva/fala: 0800 648 1907
Ouvidoria: 0800 644 2200

3 – Registre reclamação no Banco Central (BC).
Além da reclamação realizada no SAC e 0800 do banco ou central de atendimento, é indispensável que seja registrado a sua reclamação também no Banco Central. Com essa simples ação, sua reclamação fará parte da estatística que é divulgada todos os meses, desta forma ela será uma fonte para consultas para outros consumidores.

Por telefone: 145 – Registre sua reclamação no telefone 145, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (custo de ligação local).

 
 

Por correspondência: Banco Central do Brasil – Departamento de Atendimento ao Cidadão
Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede
Brasília – DF, CEP: 70074-900

Por Internetwww.bcb.gov.br /ou https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/faleconosco

Atendimento presencial: Acesse os endereços e telefones para atendimento ao público (link) da sede e das regionais espalhadas pelo Brasil.


4 – Procure o Procon.
Se o banco não conseguir resolver o problema relatado na sua reclamação, procure o Procon da sua cidade.
Cada cidade e alguns municípios possuem seus próprios Procons para atendimento presencial, procure na web que certamente aparecerá o local mais perto da sua casa.


5 – Procure a Justiça.
Caso não obtenha solução no SAC, 0800, Ouvidoria ou via Procon, recorra à Justiça entrando com uma ação ou processo, no Juizado Especial Cível para processos abaixo de 20 salários mínimos (R$ 19.960), valores atuais, e não é preciso acionar um advogado.

Em processo com valores com limite superior ao a 60 salários mínimos (R$ 50.880), acesse o Juizado Especial Federal.
Outra providência que pode ser tomada mas como efeitos legais nulos são:


6 – Procure a imprensa.
Procure os jornais, revistas, rádios e mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram, Youtube etc., muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores, um exemplo é o Reclameaqui.

Se você esta considerando fazer uma reclamação junto ao seu banco ou de uma instituição financeira no SAC ou 0800, esperamos que essas dicas ajude de alguma forma na sua decisão, caso contrário, compartilhe mais maneiras de complementar as informações descritas aqui.