Skip to content

Aumentar vendas com suporte de atendimento ao cliente

fevereiro 25, 2019

“Como aumentar as vendas com suporte de atendimento ao cliente? Existem 5 tipos de clientes, sabendo quem são é possível fazê-los comprar mais. No setor de varejo as empresas e negócios com vendas enfrentando o dilema de sempre encontrar novos clientes.”

 
 

A maioria dos comerciante e empresas no geral estão obcecada em garantir que seus anúncios, publicidade e exibições dos preços “gritem mais alto” para atrair novos clientes e fazerem novos negócios.

vendas com suporte de atendimento ao cliente

Suporte de atendimento ao cliente ajuda?

Este foco na busca de novos clientes para aumentar as vendas é certamente prudente e necessário, mas, ao mesmo tempo, pode acabar prejudicando todo o processo. Portanto, o foco realmente deve estar nos clientes dedicados e fiéis, e o suporte de atendimento ao cliente pode ajudar bastante, considerando que – quando consumidores são bem trabalhados, 20% são os que fazem o roda girar, eles se tornam os melhores clientes.

No comércio varejista, essa ideia de focar nos melhores clientes atuais deve ser vista como uma oportunidade única e contínua. Para entender melhor a lógica por trás dessa teoria e enfrentar o desafio de fidelizar o cliente, precisamos dividir os compradores em cinco tipos principais de clientes:

  1. Clientes leais: Eles representam mais ou menos 20% da base de clientes, e representam mais de 50% das vendas.
  2. Clientes de Descontos: Eles compram nas lojas com mais frequência, mas suas decisões são com base no tamanho das remarcações.
  3. Clientes por Impulso: Eles não precisam comprar um item em particular em promoção, mas entram na loja por capricho. Eles vão comprar o que parece bom para eles no momento.
  4. Clientes por Necessidades: Eles têm uma intenção específica, sua compra é por um determinado tipo de item.
  5. Clientes por Acaso: Eles não têm necessidade ou desejo específico em mente quando entram na loja. Em vez disso, eles querem conhecer, ter uma experiência ou fazer parte de uma comunidade (fãs de produtos).
 
 

Se levamos a sério o crescimento dos negócios, é preciso focar todos os esforços nos clientes fiéis e na loja, alavancar as vendas para os compradores por impulso. Os tipos de clientes relatados estão inseridos em quase todos os segmento de negócio físicos e negócios online, para ter mais sucesso, basta desviar os recursos nos que dão mais resultados sem esquecer os demais tipos de consumidores.

Aqui está uma descrição mais detalhada de cada um dos tipos de clientes e como seu suporte ao atendimento aos clientes podem lidar com eles:

Clientes fieis

Naturalmente, precisamos nos comunicar com esses clientes regularmente por telefone, correio de voz (SMS), e-mail, mídias sociais, etc.

Essas pessoas são aquelas que podem e devem influenciar nossas decisões de compra de publicidade e merchandising. Nada fará com que um cliente fiel se sinta melhor do que solicitando sua contribuição e mostrando o quanto sua empresa ou produto o valoriza. Na nossa opinião, cada empresa nunca poderia fazer o suficiente por eles.

Quanto mais você faz por Cliente fieis, mais eles recomendam seu produto ou empresa para outras pessoas. O boca a boca vale ouro para qualquer negócio.

Clientes de Desconto

Esta categoria de clientes ajuda garantir que seu estoque esteja sempre sendo vendido e, como resultado, é um fator-chave para o fluxo de caixa. Este mesmo grupo de clientes, no entanto, muitas vezes pode custar-lhe muito dinheiro, porque eles estão mais inclinados a devolver o produto após ter comprado.

Clientes por Impulso

Claramente, este é o segmento de nossa clientela que todos nós gostamos de servir. Não há nada mais emocionante do que ajudar um comprador de impulso e fazê-lo responder favoravelmente às nossas recomendações. Queremos segmentar nossas exibições para esse grupo, pois elas nos fornecerão uma quantidade significativa de conhecimento e conhecimento do cliente.

Clientes por Necessidades

 
 

Os clientes desta categoria são motivadas por uma necessidade de compra específica, sabem exatamente o que quer comprar.

Quando eles entram em uma loja, eles vão direto ao produto para ver e avaliar se realmente vai preencher sua necessidade ao fazer a compra. Se não, eles vão sair imediatamente, seja pela qualidade ou por causa do preço. Eles compram por uma variedade de razões: para uma ocasião específica; para uma necessidade específica ou por um preço irresistível.

Por mais difícil que seja satisfazer esse tipo de cliente, o suporte de atendimento precisa saber como fazer para torná-los clientes fiéis, principalmente se eles forem bem atendidos. Os vendedores podem não achar muito divertido servi-los, mas, no final, eles podem representar uma fonte de crescimento nas vendas a longo prazo.

É importante lembrar que os clientes baseados em necessidades podem ser facilmente perdidos para vendas pela Internet, sites online, marketplaces ou para um varejista concorrente.

Para superar todas as ameaças do comércio, é necessária uma interação pessoal positiva, geralmente o suporte ao atendimento feito por bons vendedores já resolve. Se eles forem tratados com um alto nível de atendimento, mesmo que seja pela Web ou em um local presencial, há uma chance muito grande de torná-los clientes fiéis.

suporte de atendimento ao cliente

Clientes por Acaso

 
 

Para muitas lojas do comércio ou da Internet, esse é o maior segmento em termos de tráfego, enquanto, ao mesmo tempo, é o menor percentual de vendas. Não há muito o que se possa fazer em relação a esse grupo de consumidores, porque o número de clientes por acaso que você tem é impulsionado mais pela localização da sua loja e preço do produto do que por qualquer outra coisa.

Tenha em mente, no entanto, que, embora eles não representem uma grande porcentagem das vendas imediatas, eles são uma voz real para você comércio de varejo ou online. Muitos deles compram meramente pela interação e pela experiência do atendimento, outros por simples desejo de comprar.

Fazer compras para eles não é diferente do que para pessoas que frequentam a academia regularmente. Como eles estão apenas procurando por interação, eles também são muito propensos a comunicar aos outros a experiência que tiveram com o produto e com o atendimento na loja. Portanto, embora os clientes por acaso não possam ser ignorados, o tempo gasto com eles precisa ser minimizado.

Como atender todos os 5 tipos de clientes

O varejo é uma arte apoiada pela ciência. A ciência exata é a informação que temos dos dados financeiros e dos relatórios de vendas. A arte está em como operamos a máquina: marketing e merchandising, pessoal de atendimento presencial e, finalmente, os clientes.

Para empresas do comércio, a pressão competitiva nunca foi tão grande e só deve se tornar cada vez mais difícil. Para ser bem sucedido, será necessário paciência e compreensão em conhecer os tipos de clientes e os padrões de comportamento que os impulsionam, o processo de tomada de decisão e prestação de um atendimento ao cliente de forma eficaz.

Usar dados de vendas para entender e ajudar a transformar os clientes descontentes, impulsivos, por acaso, oportunistas e os baseados em necessidades, poderão transforma-los em clientes leais para aumentar as vendas e fazer os negócios crescerem.

Ao mesmo tempo, dar um bom suporte ao atendimento, garante que cada cliente seja leal e tenha uma experiência positiva a cada vez que entram na loja, entram na página do comércio eletrônico ou tem atendimento pessoal. Tudo isso servirá apenas para aumentar os lucros e manter a marca relevante e com reputação amistosa.