Skip to content

Quanto tempo um TED ou DOC demora para cai na conta

“As transações bancárias geram muitas dúvidas entre os brasileiros. Principalmente, quando o assunto está relacionado à quanto tempo a TED cai na conta, e o DOC.”

 
 

Grande parte das pessoas se confundem e acabam se estressando sem motivos por não entenderem como funciona os prazos dos bancos e financeiras e quanto tempo as transações demoram para ser compensadas.

Quanto tempo um TED ou DOC demora para cai na conta

Os boletos bancários, por exemplo, demoram até três dias úteis para serem compensados. Por isso, quando escolhemos esse método de pagamento, devemos esperar até que o dinheiro caia na conta do beneficiário para receber o produto ou serviço.

Com relação às transferências bancárias, também devemos ficar atentos ao prazo de compensação. Pois, é claro que, o quanto antes o dinheiro for transferido e cair na conta do recebedor, melhor, no entanto, nem sempre a transação é feita imediatamente.

 
 

Se você quer saber quanto tempo a TED cai na conta, e o DOC, está no lugar certo. Este conteúdo irá explicar como funciona o prazo de compensação de ambas as modalidade de transação. Confira!

Como funciona a compensação da TED?

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma das formas usadas quando você quer enviar qualquer quantia de dinheiro para outra pessoa e quer que o dinheiro caia no mesmo dia útil. Ideal para quem precisa realizar transferências bancárias com urgência.

Você pode fazer uma TED através dos caixas eletrônicos, bancos24horas, pelo internet banking ou por aplicativo do seu banco.

Uma das principais vantagens da TED é justamente o prazo para o dinheiro cair na conta. Por se tratar de uma transferência eletrônica, o dinheiro não passa pelo sistema de compensação bancária, como ocorre no DOC, e não é passível de cancelamento.

Por este motivo, o tempo de compensação é muito menor. Normalmente, o dinheiro demora alguns minutos para cair na conta do beneficiário. A transferência é feita no mesmo dia, desde que seja respeitado o horário de ser realizada: até as 17 horas. Caso contrário, fica agendada para o próximo dia útil.

Leia também:
Como enviar transferência eletrônica de forma rápida e fácil
Códigos do banco: IBAN e SWIFT para Transferência Internacional
Lista da Febraban com número e código de todos os bancos

Confira agora os prazos de compensação para o DOC cair na conta.

Como funciona a compensação do DOC?

 
 

Já o DOC (Documento de Ordem de Crédito) é usado para realizar transações de um banco para outro até R$4.999,00, quando feita até as 21h59 de um dia útil, a operação é realiza no próximo dia útil, ou seja se você fizer na terça-feira antes do horário o dinheiro cai na quarta.

Após o horário estabelecido e aos fins de semana e feriados, o dinheiro transferido via DOC cai na conta do beneficiário no segundo dia útil.

Por ser uma transação bancária não imediata, o DOC pode ser cancelado junto ao banco, claro, respeitando todos os prazos e regras da instituição.

Dessa forma, quem precisa de dinheiro imediato deve optar pela TED, uma vez que o dinheiro cai em alguns minutos na conta.

TED ou DOC: qual a melhor opção para transferência?

Está é uma alternativa que deixa muitas dúvidas no momento da transação. Se pensarmos somente no prazo para o dinheiro cair, é claro que a TED é a melhor opção. No entanto, será que há pontos para serem analisados e estudados entre as modalidades?

Referente aos custos de operação, os bancos cobram as mesmas tarifas em ambas as operações. Sendo assim, considerando os custos e em quanto tempo a TED cai na conta, a TED continua sendo a melhor opção.

Limite de transferência do TED

Um dos pontos negativos da TED, até pouco tempo atrás, eram os limites de transação. Era necessário realizar uma transferência de no mínimo R$ 250 para utilizar os benefícios da TED. Então, só restava o DOC para ser usado em transferências de valores menores. No entanto, as regras para o TED mudaram e agora não existe limite mínimo de transação.

 
 

Com a mudança, a TED se tornou ainda mais vantajosa. Pois é rápida e não há limites mínimos nem máximos para transferir.

Se você quer saber todas as diferenças e cada ponto entre as transações, temos um texto especialmente feito para você, clique aqui e confira: Diferenças entre TED e DOC.

E então, o que achou do conteúdo sobre quanto tempo a TED cai na conta, e o DOC? Tiramos suas dúvidas? Deixe seu comentário e conte-nos a suas experiências com estas transações.