CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leasing e financiamento CDC? Quais as diferenças?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O Leasing e Financiamento CDC possuem diferenças entre eles que causam dúvidas no consumidor que deseja comprar um automóvel ou um bem de consumo. Afinal, o que vale a pena? Qual atende as reais necessidades dos consumidores?”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Questões como essas são comuns para quem não entende muito sobre essas duas modalidades de crédito para obtenção de compra de bens, especialmente veículos e automóveis. Entendendo o que é Leasing e as diferenças em relação ao Financiamento CDC.

Leasing e financiamento CDC faça sua escolha!

Antes de falar sobre Leasing e as diferenças relacionadas ao Financiamento CDC, vamos definir o que são cada operação e, posteriormente, colocaremos alguns pontos de distinção entre os dois serviços de crédito para quem quer adquirir bens ou veículos.

Leasing e financiamento CDC? Quais as diferenças?

O que é leasing ?

O leasing não é uma opção tão conhecida para quem está buscando carro, mas ele acontece e é um serviço disponível para quem busca um financiamento diferente do CDC.

 
 

O leasing é o nome dado ao contrato estabelecido por duas partes. Uma delas é aquele que cede um bem, neste caso o carro, por um tempo determinado e valor estabelecido. Passado esse período, a outra parte, o cliente, pode comprar este bem ou desistir e indicar um terceiro.

A semelhança com o CDC está justamente na alienação do bem, que neste caso permanece em nome da empresa.

A vantagem desse sistema está justamente em não ter o IOF (Imposto sobre Operação Financeira), o que torna a taxa de juros menores e parcelas mais em conta. Esse ponto no leasing e as diferenças em relação ao financiamento CDC acabam chamando um pouco mais de atenção.

Por outro lado, o leasing não permite desconto para quem quer adiantar parcelas e não dá para quitar as mesmas antes do 24° mês.

O que é Financiamento CDC?

O CDC é o chamado Crédito Direto ao Consumidor. Esse modelo de financiamento é mais caro justamente por conta do IOF e o efeito dominó nas taxas de juros e nas parcelas.

Para quem quiser depois trocar, o financiamento pode ser transferido para terceiro mediante de comprovação de renda. Além disso, mais de 30% da renda não pode ser comprometido com as parcelas.

Aqui, vale lembrar que existe a possibilidade de parcelar em 12x, 24x, 36x e 48x. Quanto maior for a quantidade de parcela, maiores são os juros também. O valor de entrada na negociação também influencia as taxas a serem pagas.

 
 

O que muita gente não sabe antes de contratar o CDC é que o banco assume o risco do cliente caso não cumprir com o financiamento.

O que considerar antes de escolher entre CDC ou leasing?

O CDC é o tipo de financiamento que permite o cliente a trocar de veículo, repassar a dívida ou mesmo quitar o bem antes do 24º mês. É por essas razões que o brasileiro deve optar pelo crédito CDC, assim tem mais liberdade para negociar.

Leasing no Brasil

O Itaú foi um dos bancos pioneiros a começar a trabalhar com o sistema leasing. Porém, o banco optou por aumentar os juros e se aproximou das taxas do CDC, fazendo assim com que a modalidade não caísse no gosto dos brasileiros.

Planejamento financeiro para comprar bens e automóveis

Independentemente da modalidade que você escolher para financiar o automóvel, o planejamento é fundamental. Assumir um contrato de financiamento é uma decisão importante e o equilíbrio financeiro é fundamental para evitar dores de cabeça a nível de futuro.

De acordo com especialistas, antes de entrar no financiamento de carro é preciso analisar as razões da compra, a escolha do modelo e ano do veículo e a forma de pagamento. Esses detalhes influenciam também nos juros, por exemplo.

Hoje, há mais incentivo para a compra do carro novo do que o usado. Isso acontece justamente pelo baixo risco do automóvel a apresentar problemas em sua estrutura. Eles entendem que a necessidade de reparo pode causar transtorno financeiro e até prejudicar o pagamento do financiamento acordado.

 
 

Leia sobre bancos que oferecem leasing e financiamento:
Aymoré financiamentos do Santander
Banco Bradesco Financiamentos
Banco Volkswagen financiamentos
Lecca financiamentos e crédito pessoal

Requisitos para conseguir financiamento

Além do planejamento financeiro, outro ponto importante é a documentação para dar entrada na análise do financiamento. O consumidor precisa ter o nome limpo, não constar na lista do SPC ou Serasa. É preciso também apresentar alguns dados pessoais, como:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Renda
  • Comprovante de Residência

A análise de crédito só é feita mediante a preenchimento dessa ficha do perfil do consumidor. O banco recebe os dados e inicia a análise, que pode demorar cerca de 3 horas úteis para aprovar ou não. A reanálise pode demorar até 12 horas para ser concluída.

Confira mais 0800
Tags: , , , , , , , ,

Você também vai gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu