Skip to content

DOC e TED: Qual a diferença entre os tipos de transferências?

fevereiro 25, 2019

“DOC e TED. DOC – Documento de Ordem de Crédito e TED – Transferência Eletrônica são duas das operações financeiras para transferencia de dinheiro entre contas bancárias mais usados por clientes e consumidores. Você sabe a diferença entre elas?” 

 
 

Compreender como funcionam as operações bancárias e como proceder no banco é uma habilidade que todos devem ter. Infelizmente, as informações e toda a burocracia pode acabar fazendo com que você se perca no meio de tantos dados e números. Quando isto acontece bate o desespero por medo de perder dinheiro.

DOC e TED – qual devo escolher ?

E você sabe bem quais são as diferenças entre DOC e TED? Fazer uma transferência bancária é uma dessas operações bancária que deixa muitas dúvidas e todos com o cabelo em pé, principalmente quando faz a transação pessoal mesmo nas agências.

DOC e TED: Qual a diferença entre os tipos de transferências?

Outra coisa – devo fazer uma TED ou um DOC? Por que os dois existem? Porque os dois são diferentes? Esses, são os questionamentos mais comum, além do custo que cada gera ao ser solicitados.

Saber o que diferencia uma transferência com DOC e TED pode facilitar a escolha da operação na hora de ter que enviar dinheiro para alguém ou para uma empresa.

 
 

Também ajudar a não perder tempo nem dinheiro com os custos de cada tipo de transferência.

Se você quer saber exatamente como estas operações ocorrem para não cometer erros já que as duas operações possuem mais semelhanças que diferenças, trouxemos algumas informações que podem auxiliar você a compreender melhor como funcionam.

LEIA:  Natixis Brasil SAC e 0800 (Telefone / Atendimento)

Quais são as principais diferenças entre DOC e TED?

Para compreender a diferença entre essas duas transações você precisa compreender primeiro que elas são operações de transferências bancárias de dinheiro. Tanto o TED quanto o DOC são maneiras de transferir valores para outras pessoas ou empresas.

O TED é utilizado para a transferência de valores maiores do que o do DOC. No DOC o dinheiro não cai no mesmo dia. Nesta operação, ele só cairá no próximo dia útil (Veja: quais os feriados bancários). Isto se você realizar a transferência até as 21h59. É importante que se fique atento, já que muitas vezes o dinheiro pode cair até 2 dias úteis depois na conta.

Desta maneira, especialistas aconselham fazer o TED se precisa realizar uma transferência rápida. Entenda que o valor transferido pelo TED também só cairá no mesmo dia até certos horários. Não existem muitas diferenças além do valor do depósito e da data de recebimento do dinheiro para o beneficiado. As tarifas cobradas para esta transação são as mesmas.

TED: Como funciona para transferir dinheiro com urgência?

O Ted, ou a Transferência Eletrônica Disponível, é o modo de transferência bancária mais simples e funciona para a maioria dos valores e pode ser realizada tanto para o mesmo banco quanto para outros.

 
 

Nesta operação podem ser transferidos valores de 250 reais até 30 mil reais, dependendo do banco. Você irá transferir no TED valores maiores que 5 mil reais, coisa que no DOC você está impossibilitado de fazer. Só é possível realizar o TED até as 17h. Em alguns bancos o horário é ainda mais limitado.

LEIA:  Leasing e financiamento CDC? Quais as diferenças?

DOC: Como funciona para transferir dinheiro?

DOC nada mais é que a abreviação de Documento de Ordem de Crédito. Essa transação é utilizada por quem precisa transferir no máximo 5 mil reais para uma conta em um banco diferente do banco do depositante.

Ou seja, diferente do TED, a transferência só pode ser realizada para outro banco. Outro ponto importante sobre o DOC é que ele só pode ser realizado em instituições autorizadas pelo Banco Central, por isso você deve verificar antes de realizar esta transação.

O que é necessário para enviar um TED e/ou DOC?

Estas duas operações bancárias são bem simples de ser feitas. No entanto, antes de realizar a transferência é importante que você saiba algumas coisas.

Tanto para o DOC quanto para o TED, é necessário saber o nome completo, CPF, número do banco, número da agência e número da conta do destinatário. O interessado também deve saber se a conta que irá receber é corrente ou poupança. Se for empresa, é necessário saber o CNPJ.

Você pode realizar as transferências no caixa eletrônico, pela internet, pelo aplicativo do banco ou por telefone.Existem taxas diferenciadas e o valor depende do local onde a transferência ocorre.

 
 

Se escolher fazer diretamente no banco, você irá pagar mais caro. As operações realizadas por autoatendimento, meios eletrônicos e internet são mais baratas. O serviço também será mais barato se a transferência for para conta do mesmo banco.

TED e DOC com certeza são operações que todos terão ou já tiveram que fazer na vida. E, depois que você descobre a diferença, não tem como se perder.

LEIA:  PortoCred Atendimento (SAC / Contato / 0800)
Média 521 votos