Skip to content

Investidor Anjo: Um ótimo investimento para sua empresa!

 
 

“Nada melhor do que ter a sua ideia aprovada por alguém e ainda conseguir uma ajuda financeira para realizá-la. Parece perfeito não é mesmo? Estamos falando do investidor anjo! Sabe o que eles são? Confira no post.”

 
 

— O Investidor Anjo é um indivíduo que investe o seu próprio dinheiro em uma empresa, geralmente sem o intermédio de organizações financeiras.

Muitas pessoas têm ideias geniais de empresas, negócios, mas acabam deixando no papel quando ficando sabendo que precisam investir um valor considerável e que não possuem as condições financeiras necessárias para investir na ideia. Só que elas podem contar com a ajuda de um investidor anjo!

Investidor Anjo

Claro que não é tão fácil assim conseguir o empurrão de um investidor anjo, mas convenhamos que não é nada impossível.  Com a experiência de um investidor, o empresário poderá muitas vezes superar o valor do capital investido, pois este ajuda o novo empreendedor a evitar algum erro, ou investimento que não tem.

 
 

Porém, tenha em mente que apenas ter uma ideia inovadora não garante sucesso, mas os investidores anjos procuram por ideias de negócios que sejam atraentes, com fundadores que queiram e possam mudar o mundo.


Onde posso encontrar um investidor anjo?

Se você está procurando um investidor anjo confiável, existem 3 opções para você encontrá-los:

  • Grupos de investidores anjos
  • Plataformas online de investimentos anjo
  • Ou indivíduos que fazem investimentos anjo por conta própria

O processo de encontrar um investidor anjo é diferente para cada um deles, bem como o preparo da sua empresa para obter o investimento anjo. O investidor anjo é hoje a maior fonte de capital para startups e fintechs, seja em fase final de validação ou na etapa de crescimento. Há tanto grupos nacionais quanto internacionais que buscam encontrar boas ideias para investir.

No Brasil está crescente este tipo de ajuda. Em 2017, por exemplo, o investimento anjo cresceu 9% e chegou a R$ 851 milhões. Na maioria das vezes, são profissionais experientes (empresários, executivos e profissionais liberais), que, além do investimento financeiro, agregam valor para o empreendedor com seus conhecimentos, experiência, rede de relacionamentos e recursos financeiros.


Dicas para conseguir encontrar investidores anjos

Capacitação: Não basta apenas montar um simples projeto e achar que este será logo aprovado. É fundamental que o empresário, criador da ideia tenha uma capacitação. Este profissional precisa estar bem preparado antes de enviar seu projeto para um investidor anjo. Grandes empreendedores buscam aprender tudo que podem e buscam capacitação sempre.

Desespero não ajuda: Não fique desesperado procurando um investidor anjo. É importante encontrar aquele profissional que vai aumentar as chances de desenvolvimento de seu negócio. Você também precisa ser seletivo.

 
 

O investidor anjo precisa agregar maior valor ao projeto. Se seu projeto estiver com grande demanda, ótimo! Antes de pensar em aumentar o valor da empresa, busque atrair investidores melhores.

Paciência: o processo de encontrar um investidor anjo pode levar um tempo. E por isso, muitas vezes, o investimento acontece após múltiplas rodadas, de acordo com o cumprimento de metas e a análise da oportunidade em função da sua perspectiva de crescimento rápido. Lembre-se: paciência e disciplina serão sempre os maiores aliados do investidor para que este atinja os objetivos e metas definidos para sua vida.


Como ter um investidor anjo com parceiro e sócio?

E o mais importante é persistir na ideia. Não desanime após os primeiros “nãos”. É preciso ficar claro que o investidor anjo não é apenas um patrocínio, ele também pode participar das etapas do negócio. O bom investidor anjo espera que o empreendedor perceba o valor agregado além de qualquer dinheiro.

E antes de enviar o projeto para investidores anjos, lembre-se de deixar o projeto bem claro. Por isso, busque o máximo possível no aprimoramento do produto/serviço antes de abordar os investidores. O investidor anjo não vai ajudar a arrumar o projeto por simplesmente o empreendedor ter tido uma ideia bacana.

O investidor quer que a empresa cresça, porque assim, seus lucros também vão crescer, e desta forma ele também vai auxiliar dando conselhos e compartilhando riscos em negócios que receberam seus investimentos. Sendo assim, esteja bem aberto para receber tais sugestões.

Por isso, além de ajudar o empreendedor a ampliar seus horizontes, o investidor anjo também pode se tornar um mentor muito importante. Então faça a sua parte, se esforce que a recompensa vem.