Skip to content

Serasa Score para aumentar pontuação de crédito!

março 25, 2019

“Aumentar sua pontuação não é uma tarefa difícil, mas é preciso sim tomar algumas atitudes para que seu Score de Crédito alcance níveis melhores e, consequentemente, libere possíveis financiamentos e empréstimos.”

 
 

Muitas empresas, antes da aprovação de uma compra, empréstimo ou financiamento, consultam esse índice para saber o risco de inadimplência do cliente.

Serasa Score para aumentar pontuação de crédito!

Como aumentar sua pontuação no Serasa Score?

Para aumentar sua pontuação no Serasa é preciso um passo inicial e fundamental. Afinal, é o movimento que você faz financeiramente que pode melhorar ou piorar sua análise de crédito. Vamos então entender como o funciona o Score e como você pode melhorar os pontos.

Leia também:
O que é qual sua finalidade da Análise de crédito?
O que fazer ao ter nome limpo e não conseguir financiamento?
Como verificar o comprovante de Situação Cadastral no CPF?

Como funciona o Score?

 
 

O Score é uma pontuação que vai de 0 a 1000 pontos. Ele indica uma numeração a partir de uma análise de informações na base de dados do próprio Serasa e consultas relacionadas a outros sistemas de empresas que você tem ou teve algum vínculo.

Na prática, o sistema mostra se você já esteve com o nome sujo, se tem o hábito de deixar as contas em dias e entre outros pontos que ajudam a identificar o seu tipo de perfil.

Tudo isso é feito para se chegar, por meio de estatísticas, a probabilidade de pagamento. Ou seja, qual o risco de você não pagar. Portanto, temos a seguinte classificação de pontos que é o resultado da análise do sistema:

  • 0 a 300 – Alto risco de inadimplência
  • 301 a 700 – Médio risco de inadimplência
  • 701 a 1000 – Baixo risco de inadimplência

Como conferir a pontuação de crédito?

Antes de saber como aumentar sua pontuação, você precisa saber qual o Score neste momento. No site do Serasa você consegue ter acesso a essa informação por meio de um usuário e login com base nos seus dados cadastrais. Caso ainda não tenha, escolha fazer cadastro.

Dados pessoais: o nome, RG, CPF e e-mail, serão necessários para que você faça um usuário e possa realizar a consulta do seu CPF. Feito isso, retorne para a página inicial do site e faça seu login.

Assim que abrir a página da plataforma, você verá lá seu nome e o valor da pontuação. É simples e não tem segredo, dá para entender facilmente a informação disponível.

Como aumentar sua pontuação?

 
 

Algumas dicas práticas podem te ajudar a aumentar sua pontuação e assim abrir o caminho para serviço de crédito no mercado. São dois passos simples que podem realmente mudar sua pontuação e aumentar as possibilidades de aprovação.

Limpe seu nome

Negociar sempre foi uma boa saída e se você está com o nome sujo precisa colocar isso em ordem. Com o nome negativado, bancos e financeiras dificilmente vão liberar um empréstimo, por exemplo.

Aliás, os bancos que atendem este tipo de cliente costumam cobrar juros altíssimos para emprestar dinheiro, isso quando liberam.

Não faça qualquer negociação. Veja qual valor você pode realmente pagar, ainda que seja parcelado, e comunique o acordo. Caso não aconteça, procure órgãos como o Procon. Se a negociação for feita e o pagamento feito, a empresa tira o seu nome do SPC ou Serasa em até 5 dias úteis, prazo estabelecido por lei.

Faça seu Cadastro Positivo

Esse sistema reúne informações de empresas que concedem crédito e tiveram boas experiências com os consumidores que, por alguma razão, hoje podem estar com o nome sujo. O Cadastro Positivo reúne contas que foram pagas em dia por você, seu relacionamento bom com bancos e lojas etc.

É uma saída para valorizar o pagador, ainda que esteja passando por apuros financeiros. Repare que o mau pagado acaba deixando de cumprir inúmeros contratos, já o consumidor que está enfrentando a crise não costuma deixar parte ou tudo sem pagar.

 
 

score de crédito aumentar pontuação

Tendo uma ótima pontuação, consigo aprovação de crédito?

Nem sempre ao aumentar sua pontuação vai significar aprovação de crédito, seja ele qual for. É comum ouvir histórias de pessoas que tinham o nome limpo, estavam com ótimo Score no Serasa, porém não tiveram o crédito liberado.

A não liberação de crédito pode ocorrer com todo mundo, mesmo se o nome não estiver com restrição. Cada financeira possui seus critérios e decide a partir deles se libera dinheiro ou não para o cliente.

Estar com o nome limpo aumenta suas chances significativamente, mas não é garantia, em momento algum, de aprovação de crédito, empréstimo ou financiamentos.

O ideal é sim ter o nome fora da lista do SPC ou Serasa. Só isso abre muitas portas e a pontuação só ajuda. Portanto, confira os requisitos do crédito desejado direto com a instituição, pois assim você ficará ciente sobre os critérios.