CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A transformação digital dos bancos e financeiras depois do 0800

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos – ou modificar os existentes – processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender aos requisitos de mercado e negócios em constante mudança. Essa reimaginação dos negócios na era digital é a transformação digital.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ele transcende funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Em vez disso, a transformação digital começa e termina com a forma como você pensa sobre os clientes e se envolve com eles. À medida que mudamos do papel para planilhas e para aplicativos inteligentes para gerenciar nossos negócios, temos a chance de re-imaginar como fazemos negócios – como envolvemos nossos clientes – com a tecnologia digital do nosso lado.

A transformação digital dos bancos e financeiras depois do 0800

A transformação digital

A tecnologia digital mudou a maneira como fazemos a maioria das coisas, e o setor financeiro não é diferente. Na verdade, a tecnologia digital está forçando esse setor normalmente lento a otimizar seus sistemas para corresponder à maneira como a maioria das pessoas está se envolvendo com vários setores.

 
 

Vemos algumas das diferentes tecnologias que estão impulsionando essa transformação digital de finanças.

FinTech de crédito

O primeiro lugar que você precisa olhar quando se trata de impulsionadores significativos em finanças é FinTech. Esta é apenas uma forma abreviada de se referir a negócios de tecnologia financeira, os pontos de cruzamento de serviços e empresas que estão usando a tecnologia para fornecer serviços financeiros a seus clientes.

Essas empresas estão forçando as instituições financeiras tradicionais, pois oferecem uma experiência de consumidor flexível e conveniente, com transações em tempo real e fácil gestão de seguros e investimentos. Alguns dos maiores FinTechs do Brasil e do mundo como a Jeitto, o Nubank e Banco C6 entre outros são e SoFi e Avant, com sede nos Estados Unidos são bons exemplos.

Blockchain no setor financeiro

A tecnologia Blockchain está na ponta da língua de qualquer especialista financeiro agora, ela está sendo saudada como a tecnologia que terá efeitos transformacionais no setor bancário e financeiro.

As possibilidades com o blockchain são empolgantes, pois ele pode ser implementado para detecção de fraude, processamento de empréstimos, transações mais seguras, redução de taxas, prevenção de lavagem de dinheiro e muitos outros aplicativos. Um estudo conduzido pela Juniper Research indicou que as instituições financeiras poderiam gerar economias de cerca de 22 bilhões de libras em transações de liquidação até 2030.

Leia também esses artigos:

Plataformas de pagamentos e carteiras eletrônicas

 
 

As plataformas digitais também estão impulsionando mudanças no setor financeiro e vão além das plataformas benéficas óbvias de banco móvel, aplicativos de pagamentos e carteiras eletrônicas.

O digital em finanças está se tornando holístico – as comunicações estão mudando para sistemas de telefonia comercial baseados em nuvem e ferramentas de videoconferência, envolvimento com redes de mídia social e atendimento ao cliente para recepcionistas virtuais e escritórios. A evolução do setor financeiro para o digital está acontecendo em todas as áreas, à medida que a competição para fornecer experiências convenientes ao usuário está aumentando.

APIs abertas para serviços bancários

APIs abertas estão conduzindo o que agora está sendo denominado como Open Banking. Basicamente, eles permitem que as informações passem entre diferentes aplicativos e permitem que as instituições acessem essas informações com muita facilidade. Isso pode ser utilizado para acessar dados do cliente, personalizar produtos de consumo e obter todos os tipos de percepções de negócios.

Essencialmente, empresas e instituições podem usar APIs para sistemas conversarem entre si, aumentando drasticamente a velocidade na qual os serviços podem ser montados, desenvolvidos e implementados.

Mas não se trata apenas de velocidade, eles também podem impulsionar os negócios, agrupando dados para garantir que os serviços sejam aprimorados e personalizados.

Os sistemas API estão sendo usados ​​para reduzir a gordura nas operações e agilizar os processos a um custo reduzido. Por último, eles oferecem segurança muito maior se o acesso aos dados for executado exclusivamente por meio de APIs.

Inteligencia Artificial para atendimento

 
 

A Inteligência Artificial faz parte das tendências digitais assim que o digital se torna realidade. Os chatbots estão sendo adotados como forma de comunicação, mas talvez as oportunidades de IA mais interessantes surjam na forma de gerentes de patrimônio automatizados.

São bots projetados para calcular as melhores taxas de juros, provedores de empréstimos e oportunidades de investimento. Isso pode parecer o início de um romance SciFi, mas a utilização da tecnologia digital garantirá que você se mantenha no topo da indústria, em vez de ficar para trás.

Como fica o número 0800 na era digital?

Na transformação digital dos últimos tempos os canais digitais estão eliminando rapidamente a lacuna no atendimento ao cliente empresarial tradicional. Os alicerces do atendimento ao cliente mudaram mais nos três últimos anos do que nos 20 anos anteriores: as mensagens digitais ultrapassaram o uso do telefone com voz, já que mais de 68% dos consumidores mandam mais mensagens do que falam em seus smartphones.

Anteriormente, os consumidores usavam um único canal para ligar para as empresas que era (o número 800), mas agora os consumidores estão usando uma variedade de canais digitais dependendo da região, idade ou outras preferências. Com todo esse cenário de evolução os aplicativos ganham destaque na comunicação com os clientes deixando para trás o 0800 e outros números de contato.

Menu