Skip to content

Comprovante de Situação Cadastral no CPF – Como verificar?

“O comprovante de situação cadastral no CPF é uma das coisas que as pessoas raramente prestam atenção até terem problemas por causa de restrições de crédito ou irregularidades na Receita Federal.”

 
 

Manter sempre em dia essa situação e tentar evitar ao máximo possível o CPF negativado ou algum problema com seu CPF é uma das práticas que você deve ter para manter suas finanças e a vida pessoal tranquila.

Muitas pessoas não sabem, mas existem formas gratuitas e tranquilas que você pode utilizar para verificar o comprovante de situação cadastral no CPF.

comprovante de situação cadastral no CPF

Esta verificação é importante porque ajudará você a controlar sua vida financeira, seus gastos e comprovar se não há fraudes com seu CPF. Além disso, saber sobre sua situação fiscal também poderá poupar você de alguns embaraços na hora de adquirir um bem ou realizar uma compra grande.

 
 

Saiba como verificar sua situação de cadastro no CPF e controle sua vida financeira de uma maneira mais prática e eficaz. Esta é uma das melhores maneiras de manter equilibrada as suas finanças.

O que é a situação cadastral no CPF?

Seu Cadastro de Pessoa Física, é um dos números mais importantes que você terá durante sua vida. Ele é um documento exigido pela Receita Federal e pode ser emitido pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Sua função primária, como explica a Receita Federal, é identificar os contribuintes. O CPF é uma numeração com 11 dígitos, que só mudam por decisão judicial.

LEIA:  Consultar Saldo do Ticket Vale Alimentação ou Refeição

Um dos primeiros pontos que o contribuinte deve entender antes de verificar a situação cadastral do seu CPF é que ela é diferente de situação fiscal. Você pode estar com a situação cadastral regular mesmo tendo débitos junto à Receita Federal.

Portanto, para verificar se seu CPF não está negativado ou com o nome sujo no Serasa, você deve realizar outro tipo de consulta. O contribuinte pode encontrar a situação cadastral do CPF de diversas maneiras. Segundo a Receita Federal, ela pode ser:

  • Regular: Quando não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte
  • Pendente de regularização: Contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos
  • Suspensa: Cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto
  • Cancelada: CPF foi cancelado, em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte
  • Nula: Foi constatada fraude na inscrição e o CPF foi anulado. Descubra a situação do seu CPF e se mantenha regularizado

Onde e como posso consultar a situação cadastral do meu CPF

Para consultar a sua situação cadastral do CPF, é muito simples. A própria receita federal emite o certificado de situação cadastral e permite que você consulte seu CPF. Para isto basta acessar o site da receita federal.

Acesse o site e clique em orientações e após em informações tributárias e após cadastro. Ao clicar neste ícone aparecerá o link para que você possa verificar o comprovante de situação cadastral do CPF.

 
 

Você também pode realizar esta verificação através do site: clique aqui. Na página que se abrirá, digite o seu CPF, a data de nascimento e clique no botão “Consultar”. Em seguida, digite os caracteres de verificação conforme a imagem que aparecer e clique no botão “OK “. Consultar o seu CPF é muito fácil. Não perca tempo e mantenha-se regularizado!

LEIA:  Como consultar para saber o saldo do FGTS depositado?

Regularize sua situação fiscal

Caso você consulte o CPF e verifique que há problemas com seu CPF você pode regularizar esta situação de maneira bem tranquila e rápida. A receita federal informa que existem duas maneiras pelas quais você pode ter seu CPF irregular.

A primeira delas é quando você deixa de entregar alguma declaração (DIRPF) a que estava obrigado, a situação será regularizada com a entrega da(s) declaração(ões) devida(s).

Caso seu CPF esteja irregular por este motivo, basta você acessar este site (link). Neste site você irá baixar um dos programas que o ajudará a obter informações sobre o preenchimento e envio da declaração – DIRPF (link).

A outra situação pode ocorrer por algum engano da receita federal. Neste caso, de acordo com a receita federal, se não estava obrigado a entregar a DIRPF nos últimos cinco anos ou entregou todas as declarações devidas, será preciso fazer o pedido de regularização do CPF. Para isto, basta acessar este site: (link)

Regularize seu cadastro e não tenha problemas no futuro por estar com o seu CPF irregular. Lembre-se que o Cadastro de Pessoa Física é um número utilizado para identificação e você não consegue realizar nenhuma atividade se estiver com ele irregular.

Média 518 votos