Skip to content

Como consultar para saber o saldo do FGTS depositado?

“Você sabe como consultar o saldo do FGTS? Um dos direitos mais importantes dos trabalhadores é o Fundo de Garantia Social. Este fundo é um recurso trabalhista de que, na hora da necessidade, o trabalhador poderá contar para garantir uma vida mais tranquila.”

 
 

É preciso entender exatamente como funciona o FGTS para poder utilizá-lo da melhor maneira possível quando precisar. Para isso iniciaremos este artigo para sanar todas as dúvidas

Sendo assim, descobrir o saldo do FGTS é essencial para que você possa ter certeza de que este beneficio está sendo depositado e que o trabalhador está tendo seus direitos respeitados. Existem muitas ferramentas que você pode utilizar para descobrir este saldo e também várias formas pelas quais você pode fazer isto.

saldo do FGTS

Entenda como funciona o FGTS e como descobrir seu saldo e controle suas finanças. Seus direitos devem ser respeitados e você deve fazer com que isto aconteça.

O que é FGTS e como funciona este direito do trabalhador?

 
 

O Fundo de Garantia do Trabalho Social (FGTS) é um dos direitos garantidos que o trabalhador possui no Brasil e um importante benefício e apoio financeiro. Este é um dinheiro que o trabalhador recebe para utilizar em casos de emergência como demissão e outros problemas.

Este fundo é um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado. Este depósito é uma obrigação do empregador que deverá depositar este valor todos os meses em uma conta na Caixa Econômica Federal, com o nome do empregado.

LEIA:  PROCON 0800 - Atendimento / Contato / SAC / Telefone

O beneficio foi criado em 1966 e é regulado por uma lei federal. O objetivo deste fundo é proteger o trabalhador demitido por justa causa. Aprendizes também tem direito a este beneficio. Segundo o governo federal, no caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%.

Quais são as maneiras de verificar o saldo do FGTS?

Descobrir seu saldo do FGTS é muito fácil. No entanto, por se tratar de um beneficio aos quais muitos trabalhadores nem sabem que tem direito, pode existir muita confusão na hora de se informar sobre o assunto. Existem várias maneiras pelas quais você pode verificar seu saldo.

Uma das formas pelas quais você pode descobrir o saldo do FGTS é através da internet. Você pode verificar o saldo atual do seu fundo de garantia se cadastrando no site da caixa. Para isto, você deverá ter o número do seu NIS (PIS / PASEP) e uma senha. Esta senha pode ser uma cadastra ou você também pode utilizar a senha do seu cartão cidadão.

Além do site, a tecnologia ajuda o trabalhador mais conectado a verificar seu saldo. O beneficiário pode baixar o aplicativo FGTS para seu celular. Ele funciona tanto em IOS, Android e windows phone. No seu celular, você também pode se cadastrar na caixa federal para receber o SMS com informações sobre o beneficio.

 
 

Outra opção é ligar no 0800 da Caixa ou ir diretamente em uma das agências. Você pode verificar seu saldo usando seu cartão de cidadão no caixa eletrônico ou falar com seu gerente solicitando o valor.

LEIA:  Advogado Gratuito: 3 maneiras de conseguir um no Brasil

Controle suas finanças e faça valer seus direitos. Como muitas empresas não depositaram o depósito do FGTS isto causou um grande prejuízo para trabalhadores em 2015 e em 2016 quando o governo decidiu liberar o saque deste beneficio.

O benefício pode ser sacado em qualquer ocasião?

Este fundo pode ser sacado por todos os trabalhadores regidos pela CLT que firmaram contrato de trabalho a partir de 05/10/1988.

Os trabalhadores rurais, os temporários, os intermitentes, os avulsos, os safreiros (operários rurais, que trabalham apenas no período de colheita) e os atletas profissionais (jogadores de futebol, vôlei, etc.), também possuem direito ao beneficio.

Da mesma forma, empregados domésticos que devem ter suas carteiras assinadas também possuem direito ao FGTS. Além disto, o beneficio também pode ser recebido por diretor não-empregado. Neste caso, ele poderá ser equiparado aos demais trabalhadores sujeitos ao regime do FGTS.

Em quais situações o FGTS pode ser sacado pelo cidadão?

O FGTS pode ser retirado pelo interessado em casos como demissão sem justa causa, no encerramento de um contrato, falência da empresa do trabalhador, na ocasião da aposentadoria e até mesmo para liquidação de saldo devedor ou pagamento de parte de prestações de imóveis, adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio e para compra de casa própria.

 
 

Gostou das informações sobre como descobrir qual o saldo do FGTS depositado? Aproveite que conseguiu ler todo o artigo até aqui compartilhando-o com os seus amigos, deixe-os bem informados.

Média 513 votos
LEIA:  Perdeu seu Cartão Visa - ligue grátis para o 0800, 1-800 ou 800