Skip to content

2ª via das 8 principais Empresas de Energia Elétrica do Brasil

setembro 14, 2019

 
 

As empresas de serviços públicos também fornecem energia elétrica – uma das necessidades mais básicas de residências, lojas do comércio e o segmento industrial. Aqui está nossa pequena lista das melhores (por valor de mercado ) e maiores fornecedores de eletricidade, gás natural e energia múltiplas do Brasil.

 
 

— Os custos para construir e manter a infraestrutura necessária para produzir e distribuir energia são um dos maiores desafios enfrentados pelos países emergentes mas mesmo assim ainda é possível encontrar serviços de qualidade e atendimento eficaz na maioria delas.

6 principais Empresas de Energia Elétrica

2ª via de conta de luz atrasada

Deixar de pagar um boleto, fatura ou conta e ficar com o pagamento atrasado pode acontecer com qualquer pessoas, desde a falta de organização, perda da fatura e até esquecimento por causa da correria do dia a dia podem fazer um consumidor deixar de honrar seus compromissos financeiros em um momento.

No entanto isso não desculpa para não cumprir suas obrigações com as empresas prestadoras de serviços que afinal de contas forneceram a energia elétrica para você e toda sua família usufruir, não é mesmo.

 
 

Se você está com a conta atrasada, perdeu, esqueceu, extraviou, não importa para fazer o pagamento mesmo atrasado: é preciso emitir uma 2ª via de boleto, pegar o código de barras para pagamento ou receber por email um novo fatura atualizada.

Quer saber como e onde é possível conseguir a 2ª via para realizar o pagamento de uma das maiores Companhias Elétrica do Brasil como a Cosern, Celpe, AES Eletropaulo, Copel, Light, Coelce e por fim CEEE? Continue lendo, todas tem um link para o passo-a-passo.

1. Cosern

A Cosern é uma empresas de energia elétrica pública que está presente nos 167 municípios potiguares com uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados, a empresa de Energia elétrica atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes) que de vez em quando precisa da 2ª da conta Cosern (fatura ou boleto).​​

2. Celpe

O que é a CELPE? A “Companhia Energética de Pernambuco” é mais conhecida em sua região como Celpe, ela é a principal empresa que gerencia a distribuição de eletricidade no estado de Pernambuco, na cidade de Pedras de Fogo e na Paraíba. quem precisar d e uma nova fatura ou boleto para pagar a conta de energia elétrica sem atraso ou atualizar conta atrasada deve acessar aqui.

Olha Isso:  Quais as vantagens do Cartão Apple Card

3. AES Eletropaulo

A empresa italiana que assumiu a Eletropaulo pode trazer significativas mudanças para os consumidores. Um dos objetivos da Enel é investir R$ 3,1 bilhões, com foco em melhoria da qualidade do serviço, entre outros. De qualquer forma, sabendo dessa mudança de nome, e precisando da segunda via do boleto de luz da Enel, apresentamos abaixo o passo a passo de como conseguir a 2ª via.

4. Copel

A Copel é a Companhia Paranaense de energia elétrica. Ela iniciou seus serviços em 1954. Atualmente, além da energia elétrica, a companhia disponibiliza outras conveniências e é responsável por boa parte dos serviços de telefonia do estado do Paraná. Hoje a Copel atende a mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras em 393 municípios. Precisa da segunda via da conta Copel.

5. Light

A Light é uma empresa com sede no Rio de Janeiro e com atuação em soluções de energia elétrica. Se você perdeu o seu boleto ou deixou vencer, saiba que pode conseguir emitir a segunda via do boleto Light através do site. Então confira como proceder e assim evite o corte de sua energia.

6. CEEE

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) é uma empresa do setor elétrico brasileiro que atua em municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Se você precisa atualizar o boleto da conta de luz da CEEE, confira o passo a passo desse procedimento.

Investimento de Utilidade Pública 2 via conta energia elétrica

7. Coelce

A COELCE (Companhia Energética do Ceará) desde 2016 passou a se chamar Enel Distribuição Ceará, então, se você quer solicitar a segunda via da sua conta Coelce, é fácil, só precisa entender onde consultar e quem emite a conta. Nesse link tem o passo-a-passo”


8. Cemig

CEMIG atua no mercado a mais de 60 anos, sempre buscando novas formas e meios de facilitar a vida do seu cliente, para que ele possa executar alguns serviços de forma simples e sem complicação, como por exemplo, a solicitação da segunda via do boleto.

Olha Isso:  Como bloquear e desbloquear cartão Sodexo rápido e simples

E se você, por acaso, perdeu uma conta da CEMIG ou o demonstrativo não chegou em seu endereço, saiba aqui como solicitar a segunda via da CEMIG de forma simples e fácil.


Investimento de Utilidade Pública

O setor de onde empresas de energia elétrica operam exibe um alto grau de segmentação geográfica, devido a empresas que gozam de status de monopólio virtual em seus mercados.

As empresas de serviços públicos incorrem em custos iniciais significativos para começar a fornecer serviços de utilidade pública, comprando energia e equipamento de água e instalando uma rede de distribuição.

Devido aos altos custos fixos e custos marginais subsequentes relativamente estáveis ​​e baixos para produzir unidades de produtos adicionais, as empresas de serviços públicos tornam-se monopolistas naturais em áreas geográficas específicas.

A instalação de uma rede de distribuição duplicada com a construção de usinas de energia e água por outras empresas resulta em custos mais altos para a comunidade em comparação com um único monopólio natural.

Devido a esse status de monopólio, os governos em todo o mundo regulam fortemente as empresas de energia elétrica públicas e determinam os preços que as concessionárias podem cobrar dos clientes.

Como os serviços são altamente regulados, o crescimento do setor é altamente dependente do governo local, permitindo que as empresas aumentem os preços.

Como resultado, essas empresas normalmente não se envolvem em grandes expansões e raramente têm oportunidades de crescimento exponencial.

Por causa de seu foco nas receitas estáveis ​​e não no crescimento, as equipes de gerenciamento geralmente não sentem a necessidade de reter grandes somas para serem reinvestidas no negócio.

Portanto, essas empresas estão livres para distribuir maiores porcentagens de seus ganhos na forma de dividendos aos acionistas.