Skip to content

Receita Federal Telefone (SAC / 0800 / Contato ReceitaFone)

fevereiro 26, 2019

“A Receita Federal (Secretaria da Receita Federal do Brasil) é um órgão público específico com subordinação direta Ministério da Fazenda. A função da Receita é essencial para a manutenção para que o Estado (Brasil).”

 
 

O órgão é responsável pela “administração dos tributos” que compete a União, desta forma, o Governo Federal consegue cumprir todos os seus objetivos fiscais e administrativos relacionados ao cidadão, inclusive os acertos previdenciários, e também controle e monitoramento do comércio exterior que abrange grande parte as contribuições sociais do País.

A Instituição também subsidia o “Poder Executivo Federal” auxiliando na formulação de políticas tributárias, mantém o controle fiscal para prevenção e combate a sonegação, o contrabando, o descaminho, reprime a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.
Receita Federal Telefone ( SAC / 0800 / Contato )

Secretaria da Receita Federal do Brasil

Sendo um dos órgão públicos federais mais importantes para o Estado e para o cidadão, a Receita mantém uma grande estrutura física e também online para atendimento ao contribuinte, desta forma, o cidadão pode ser atendido em agências locais e principalmente usando seu computador, celular ou smartphone.

Pelo site da Receita Federal no endereço: http://receita.economia.gov.br/ é possível realizar centenas de ações que envolvem CPF, contribuições, impostos, IRPF entre outros, no entanto, o cidadão também tem acesso por telefone na “Central de Atendimento da Receita”,

 
 

Pelos números de “contato da Central da Receita 146), e outros o contribuinte pode tirar dúvidas, obter informações, vale mencionar que “Fale Conosco” não informa sobre temas como:

  • Situações específicas de contribuintes
  • Assuntos que exijam análise de documentação
  • Questões que envolvam sigilo fiscal
  • Assuntos não listados nos quadros Cidadão e Empresa
LEIA:  Como bloquear e desbloquear cartão Sodexo rápido e simples

Pronto para conhecer os números de atendimento telefônico da Receita Federal!

Receita Federal – Fale Conosco, Telefone, SAC e 0800


Telefones

  • 0800 978 2338 – Esse é o número da Receita Federal que você deve ligar se precisar de informações básicas.
  • 0800 702 1111 – Para quem deseja ligar para a Ouvidoria da Receita e resolver questões de atendimento.
  • 0300-789-0300 – Número de atendimento antigo que transborda para 146
  • 146 – Número especifico para atendimento ao cidadão.
  • Receitafone – Serviço telefônico da Receita Federal do Brasil, disponibilizado ao cidadão de forma eletrônica.
  •  (+) (55) (11) 3003 0146 para chamadas originadas do exterior.

Com esses números e canais de atendimento para entrar em contato, o cidadão aumenta sua chance de ser atendido com eficiência sem ter que ficar em filas ou repartições aguardando ser atendido apenas para obter informações simples.

O horário de atendimento dos canais de atendimento é 24 horas por dia, o ideal é escolher um horário conveniente e menos concorrido para manter contato e tirar suas dúvidas e fazer os questionamentos necessários.


Qual telefone do Imposto de Renda?

Para resolver problemas de valor da restituição do Importo de Renda (IRPF ou IRPJ) não creditado, o contribuinte poderá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones:

  • 4004-0001 – Atendimento nas capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-729-0001 – Atendimento nas demais localidades
  • 0800-729-0088 – Número de telefone especial exclusivo para deficientes auditivos
LEIA:  Consultar Saldo do Cartão Alelo Alimentação ou Refeição

Formas de Atendimento da Receita Federal

A Receita Federal mantém à disposição dos cidadãos e empresas contribuintes diversos canais de atendimento, que garantem comodidade e preservação do sigilo fiscal na obtenção de serviços. São duas formas principais de atendimento. Confira!

1. Atendimento virtual

 
 

a)      serviços acessíveis no portal de atendimento virtual (e-CAC), após autenticação do contribuinte por certificado digital ou código de acesso;

b)      acesso direto a sistemas disponibilizados na Internet;

c)       aplicativos (app) para dispositivos móveis, diretamente no seu tablet ou smartphone;

d)      uso do Fale Conosco[¹], para envio de dúvidas via e-mail.

2. Atendimento presencial

a)      nas unidades de atendimento ao contribuinte; ou

b)      em instituições conveniadas, que prestam serviços específicos para o CPF e CPNJ.


Contato direto com a Receita

 
 

O Fale Conosco presta informações gerais de serviços e legislação. Este canal não substitui o Processo de Consulta regulamentado pela Instrução Normativa RFB nº 1.396, de 16 de Setembro de 2013 e não tem acesso a procedimentos pertinentes ao atendimento presencial da Receita Federal.


ReceitaFone número de contato

O número de atendimento do Receita fone é: 146


Ouvidoria Receita Federal

0800 702 1111 – Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, de 8h às 20h. Para registrar elogio, reclamação, sugestão ou denúncia, reporte-se à Ouvidoria.

A Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda (OGMF) é o elo entre a sociedade e o Ministério da Fazenda (MF) para garantir o direito à manifestação e orientar o cidadão sobre como proceder na defesa de sua cidadania.

Acreditamos que todo cidadão tem o direito de manifestar apreço, insatisfação ou dar sugestões de melhorias sobre os serviços do Ministério da Fazenda.

LEIA:  Advogado Gratuito: 3 maneiras de conseguir um no Brasil

A Ouvidoria-Geral é composta por três áreas:

  1. SisOuvidor
  2. Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
  3. Simplifique

Redes sociais


E então, agora você já sabe como entrar em contato com a Receita Federal por telefone e outros canais de atendimento, compartilhe a informações para que outros saibam e tenham esclarecimento das dúvidas.

 

Média 545 votos