Skip to content

2ª via da declaração de Imposto de Renda – Como Tirar ?

 
 

“Está precisando da segunda via da declaração de imposto de renda? Por mais que pareça difícil, tirar a segunda via da declaração do imposto de renda não é nada complicado. E nós vamos mostrar aqui no texto como se faz!”

 
 

— O Imposto de Renda é a forma do governo saber qual a sua renda anual e ainda analisar se a cobrança dos impostos está correta para seu patamar financeiro.

Receita Federal Imposto de Renda


Qual a importância de tirar 2ª via da declaração de Imposto de Renda

Primeiramente vale esclarecer que o recibo do IRPF somente é emitido após você declarar o Imposto de Renda. Se não tiver feito isso, não vai conseguir ter.

Este documento é importante, pois comprova que seus dados foram enviados à Receita Federal. É também por meio dele que o contribuinte poderá acompanhar o andamento da sua declaração no site da Receita.

 
 

Logo, esse número de identificação é composto por 12 dígitos. O número é encontrado automaticamente pelo programa IRP.

Caso tenha a declaração do ano anterior, você pode gerar um novo código de acesso. E pode então puxar uma segunda via.

Confira as dicas a seguir para ficar em dia com o leão o mais rápido possível, e ter acesso a 2ª via da declaração de Imposto de Renda. E não se esqueça de sempre guardar e arquivar a declaração de cada ano.


Como tirar 2ª via da declaração de Imposto de Renda

Então, existem três maneiras de tirar a segunda via da declaração de Imposto de Renda. Confira abaixo quais são:

  • Pelo programa ou app da Receita Federal, resgatando os recibos que tem salvo em sua memória;
  • Online: tendo o contribuinte tenha o Certificado Digital;
  • Presencialmente: neste caso se dirigindo a algum posto de atendimento.
Mais sobre isso:  Claro TV Telefone - SAC, 0800 e Atendimento ao Cliente

Pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”

Alguns serviços disponibilizados são os seguintes:

 Meu Imposto de Renda (para fazer a declaração); Acompanhar Declaração (para consultar e ser notificado sobre mudanças no processamento da declaração), Perguntão (perguntas e respostas sobre o IRPF), Orientações (para obter informações gerais sobre o Meu Imposto de Renda e seus termos condições de uso);

aplicativo meu imposto de renda

 
 

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado clicando aqui (Google Play) ou então aqui (App Store)


Como tirar a segunda via do Imposto de Renda pela Internet

É possível conseguir online, mas para isso é preciso que possua a certificação digital (um cartão vinculado ao CPF que garante sua identidade digital).

Tendo esse certificado você consegue a declaração acessando o serviço e-Cac da receita. Ou seja, neste caso é bem simples.

certificado digital IR


Como tirar a segunda via presencial

Se não obtiver sucesso em nenhuma das ações ditas anteriormente terá que de fato comparecer em um dos postos de atendimento da Receita.

Não se esqueça de levar um documento de identidade com foto para o atendimento porque ele será usado na checagem da sua assinatura.

 
 

Lembrando que para isso é preciso agendar uma consulta e ir até um posto da Receita Federal. O agendamento pode ser feito pelo site da receita.

Somente lembrando que o recibo da declaração fica salvo no computador ou celular em que o formulário foi preenchido. Ele é um arquivo de formato .DEC ou .REC, cujo nome contém o número do CPF do contribuinte.

Lembre-se sempre: guarde o comprovante de declaração do IR.  Ou seja, guarde bem deste ano para não passar pelo mesmo no ano que vem.

Mais sobre isso:  Rappi Brasil Telefone - Contato, 0800, Atendimento e SAC

Uma dica legal é mandar uma cópia para você mesmo por e-mail. Isso pode ajudar você em algum momento de apuro quando precisar.

Mais assuntos do seu interesse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *